Vender melhor. Veja 5 dicas de como lucrar mais vendendo menos

Uma ideia para vender melhor

Qual a diferença entre vender mais e vender melhor? É que vender mais pode te levar a ter mais problemas, mais trabalho, mas menos dinheiro. Avalie francamente: aquela máxima do “quanto mais, melhor” não se aplica a negócios, pois existem muitos custos invisíveis e muitos riscos em cada venda que você faça.

Por isso, o mais inteligente seria vender melhor, ou seja extrair mais por cada venda.

Relacionei abaixo dicas especiais para ajudar nisso. Ideais também para empresas que estão com dificuldades para investir, seja por problemas de caixa ou por receio da economia.

Outra coisa, isso não é sobre redução de custos. É exclusivamente sobre vender.

1 – Atacar novos nichos de mercado, com produtos mais caros

Foi o que fez a Whirlpool, dona de marcas como a Brastemp e Consul. Vendo a escassez do mercado, já muito competitivo, de fogões e geladeira, observou que somente 2% das casas tinham máquina de lavar louça.
Focou vendas de máquinas para louças e viu a retomada do crescimento forte dos negócios da empresa.

Obs. Essas observações seriam mais fáceis e exequíveis para quem já conhece o mercado. Se você tiver começando um negócio, sugeriria procurar o seu maior mercado primeiro.

2 – Fugir de produtos com margens menores e processos gigantes

São somente cerca de 20% dos seus produtos que respondem por 80% da receita. Em contrapartida, existem 20% deles que são responsáveis 80% dos custos e do tempo gasto de toda sua equipe.

Essa ideia supões um incrível e valioso custo de oportunidade: se o produto está em declínio, se não é um chamariz tão valioso o quanto pensa, se você não vê futuro para ele, o elimine logo. E libere tempo da sua equipe para concentrar nas vendas de maior resultado.

3 – Acrescente serviços casados para aumentar o seu ticket médio

Parte das receitas das Casas Bahia e da Ponto Frio vem do seguro extra. Essa ideia é fantástica.

Você precisa encontrar meios de elevar a média de valores que seus clientes gastam com você. Serviços adicionais: uma proteção, um seguro, uma entrega, são boas saídas para melhorar vendas.

4 – Atacar venda casada

Adoro a promoção do Outback em que gastos acima de R$70,00 te dão direito a uma porção de batata-frita em um próximo dia de visita.

Esse caso é mais interessante que o “leve três, pague dois”, pois envolve retenção de cliente: os “Outbackers” voltam pelo bônus da visita anterior e compram mais.

5 – Gestão de estoques

Esse é um segredo das finanças para aumentar o lucro. Já falei de estratégia, de portfólio, de serviços, de giro do estoque. Faltou a contribuição da área financeira.

Dê um jeito de receber dos seus clientes o quanto antes, sem passar pelo cartão de crédito ou pelo parcelamento e force os prazos com seus fornecedores para pagar bem mais adiante ou reclame desconto por pagar adiantado.

Dinheiro não pode ficar parado. No tempo em que ele não paga nada, ele tem que ser aplicado ou tem que servir de estímulo para barganha.

 

Custos invisíveis e estratégia

Não abordar nada sobre estes temas seria um tanto irresponsável. Então seguem dois informações importante:

1 – Existem alguns custos fixos que não são facilmente visualizáveis em cada venda, porém estarão sempre pressionando as margens e fazendo com que um seguimento não valham a pena. Revise seus processos e foque o trabalho dos seus funcionários que que gera valor.

2 – Lembra da matriz BCG? Só porque um produto não dá dinheiro agora, não significa que não dará no futuro.

Como tudo muda muito rápido, o que não dava dinheiro, pode passar a dar, tenha cuidado ao eliminar algum tipo de produto. Principalmente se os seus concorrentes estão apresentando crescimento em determinada linha, mas você não.

Então, nem sempre forçar lucros é bom, pois pode destruir o futuro dos seus negócios.

Logo, preze pelo equilíbrio entre lucros e crescimento. Garanta as colheitas de hoje, mas plante sementes para o futuro.

 

Evolução é coletiva. Ninguém vence sozinho. Compartilhe esse conhecimento se ele puder contribuir com seus amigos.
Avançar sempre. Não hesitar. Rumo aos objetivos.
Agradeço a atenção dispensada. Nos encontraremos no sucesso.

 

PS.: Se você quiser ter o Sergio Ricardo Rocha, o Dr. Vendas, como coach para te ajudar a aumentar suas vendas, separe 20 minutos para assistir o vídeo Como Turbinar Suas Vendas[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

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By | 2017-01-02T12:02:59+00:00 9 de outubro de 2014|Vendas|