15 49.0138 8.38624 arrow 1 arrow 0 4000 1 0 horizontal https://professoresdosucesso.com.br 300 0 1
theme-sticky-logo-alt
Please assign a Header Menu.
16 de março de 2015

Todas as vitórias começam dentro da sua mente, as derrotas também

Todas as vitórias começam dentro da sua mente, as derrotas também

Não é de hoje que falamos sobre a influência de seus pensamentos em seus resultados.

Se você não lembra, releia alguns dos artigos onde falamos sobre isso:

Nunca antes em minha jornada de vida estive tão focado em controlar meus pensamentos. Eles fazem total diferença no fato de você ter sucesso ou não em qualquer coisa na vida.

Como diz o grande Anthony Robbins, somos governados por nossas emoções.

Acontece que nossas emoções são governadas por nossos pensamentos.

Logo, governe seus pensamentos e você governará suas emoções. Governando suas emoções você conseguirá se manter no estado de pico de performance por cada vez mais tempo. Simples não?

Assisti recentemente um WebCast com o pessoal do site MindMovie.Com com a presença de vários especialistas na “Lei da Atração”, incluindo o fantástico Bob Proctor, que educa as pessoas sobre este poderoso e simples método há mais de 50 anos.

Nesse WebCast, conheci a escritora Sonia Ricotti e sua história. Ela é autora de alguns best-sellers e falou de forma extremamente simples sobre como passar a governar cada vez mais seus pensamentos.

Primeiro é preciso entender com funcionam nossas emoções. Nós recebemos algum estímulo externo (uma situação), geramos um pensamento sobre este estímulo e então desenvolvemos a emoção de acordo com o pensamento em relação ao estímulo. Para ficar mais claro o conceito, vou citar alguns exemplos:

  • Você está andando na rua e vê alguém tentando arrombar um carro, pensa se tratar de um assalto e então surgem emoções como o medo, a raiva, a ira, a impotência;
  • Você recebe uma cobrança de seu chefe, pensa que ele não gosta de você e começa a sentir humilhado, fraco ou desconfortável;
  • Você recebe um telefonema inesperado de um amigo para dizer que está com saudade, pensa em como ele foi gentil e companheiro e passa a se sentir querido, cuidado ou importante;
  • Você ouve o trecho que uma música, relembra a história de onde aquela música se tornou importante e começa a reviver as emoções daquele momento;

Se analisarmos bem o processo veremos que temos o seguinte fluxo:

Situação -> Pensamento -> Emoções

Geralmente esse “pensamento” é uma história que contamos para nós mesmos. No caso do exemplo de suposto assalto pode ser “a cidade está cada vez mais violenta” ou “quando os governantes vão acordar para este fato”. Já no caso da cobrança do chefe podem ser histórias do tipo “chefe é tudo igual” ou “esse cara só sabe me colocar para baixo”. Os exemplos positivos são muito mais fáceis de perceber. Não é verdade?

Se você quiser mais exemplos de como os pensamentos (ou histórias que contamos para nós mesmos) geram as emoções, leia os comentários do artigo 9 Formas de fazer acontecer quando tudo está indo errado e veja o que a repetição das mesmas histórias negativas faz com a vida das pessoas.

A grande vantagem é que nós temos como observar nossos pensamentos e passar a “contar histórias” diferentes e mudar as emoções que estamos gerando em nós mesmos.

Quanto mais consciente de seus pensamentos e suas emoções você estiver, mais fácil será para dar o direcionamento correto para a sua vida.

Como diz o filósofo grego Epítelo:

Não é o que acontece com você que importa, mas a maneira como você reage ao que acontece com você é que importa”.

É por isso que todas as vitórias, e derrotas, começam dentro de sua mente.

Tudo vai depender da história que você vai contar para você mesmo em relação ao que está acontecendo no mundo ao seu redor. Essa história vai determinar quais emoções você irá desenvolver e, finalmente, as emoções definirão que tipo de reações você terá em sua vida.

É impossível você controlar aquilo que acontece ao seu redor. Mas é completamente possível controlar aquilo que acontece dentro de sua mente. E isso, querido leitor, é tudo o que você precisa para vencer na vida.

Se você quiser uma força para se recompor e voltar a assumir o controle sobre seus pensamentos e sobre a sua vida, leia o artigo sobre a Filosofia do Sucesso ou a escute em nosso PodCast com a voz do fantástico Bob Floriano.

Meu desejo é que você decida se tornar uma pessoa de sucesso. Que você decida se tornar um vencedor. Porque, com toda a certeza, este um caminho muito melhor.

Vamos juntos contar para todo mundo!

Nos vemos em breve!

Até mais,

André Lado Cruz