Sucesso Pessoal: 9 Coisas Mais Importantes Do Que o Dinheiro - Por Jim Rohn

“É o tipo de capital que vale mais do que dólares e que pode assegurar seu futuro e fortuna.” – Jim Rohn

Todos nós sabemos o valor de ter muito dinheiro, especialmente como empreendedores. Mas nós também sabemos que existem pessoas que começaram empreendimentos sem dinheiro, que seguiram em frente e fizeram fortunas. Então, como eles conseguiram?

Jim Rohn acreditava que existem nove coisas que são mais valiosas do que capital, coisas que podem levar diretamente ao seu sucesso:

1) Tempo

Tempo é um tesouro – o tempo que você separa para não ser desperdiçado, para não ser dado. O tempo que você separa para ser investido em alguma coisa que traga valor ao mercado com a esperança de fazer lucro, este é o capital temporal.

Quão valioso é o tempo? Tempo propriamente investido vale uma fortuna; tempo desperdiçado pode ser devastador. Tempo investido por realizar milagres – então invista o seu.

2) Desespero

Meu amigo e mentor Bill Bailey foi para Chicago quando era adolescente, depois de sair do ensino médio. E o primeiro trabalho que ele conseguiu foi como zelador noturno. Alguém disse, “Bill, por que você aceitaria ser zelador noturno?” E ele disse, “Subnutrição.” Seu primeiro emprego pode ter sido de zelador noturno, mas ele seguiu em frente e recebeu o prêmio Horatio Alger e se tornou rico e poderoso – um dos grandes exemplos de estilo de vida que eu conheço.

Desespero pode ser um incentivo poderoso quando você diz Eu Devo. Você trabalha em qualquer coisa que você possivelmente conseguir quando está com fome. Você precisa trabalhar em algum lugar – não importa onde.

3) Determinação

Eu tenho outra amiga, Lydia, que seu primeiro grande investimento em seu novo empreendimento também foi desespero. Ela precisava alimentar seus filhos – então ela investiu $1 em algo que ela acreditava. Aquele $1 foi usado para comprar alguns flyers para que ela pudesse fazer a revenda dos produtos, receber o dinheiro e então comprar o produto no atacado para entregar ao consumidor.

Primeiro Lydia disse, “Eu preciso encontrar um cliente” – desespero. Depois ela disse, “Eu vou encontrar alguém antes que este dia termine” – determinação. E é claro, ela conseguiu, ela encontrou um cliente. Determinação diz Eu Vou.

4) Coragem

Se você tiver apenas $1 e muita coragem, você terá um bom futuro à sua frente. Porque as pessoas podem fazer as coisas mais incríveis não importa o que aconteça – coragem apesar das, não por causa das, circunstâncias.

5) Ambição

Com coragem, Lydia fez três ou quadro vendas a mais. E quando ela fez a coisa andar, a ambição assumiu. Ela pensou, se eu posso vender três, eu posso vender 33. Se eu posso vender 33, eu posso vender 103. Lydia estava deslumbrada com seus próprios sonhos para o futuro.

6) Fé

Neste ponto, Lydia começou a acreditar que ela tinha um bom produto, uma boa empresa. E então ela começou a acreditar em si mesma – Lydia, uma mãe solteira, dois filhos, sem trabalho. Meu Deus, eu vou deixar isso de lado! Sua autoestima começou a subir.

Fé é um investimento que não pode ser comparado. Dinheiro não pode tocá-la. E se você tivesse um milhão de dólares e nenhuma fé? Você seria pobre. Você não seria rico.

7) Ingenuidade

A razão por Lydia ser milionária hoje é por causa de sua ingenuidade – ela colocou seu cérebro para trabalhar.

Provavelmente até agora, você deve ter colocar 1/10 de seu poder cerebral para trabalhar. O que aconteceria se você colocasse os outros 9/10? Você não pode acredita no que pode acontecer. Os humanos podem aparecer com as coisas mais intrigantes para fazer.

Quanto vale a ingenuidade? Uma fortuna. Todo o que você precisa é de $1 e muita ingenuidade. Encontrar uma forma de fazer a coisa acontecer, fazê-la acontecer e fazê-la acontecer.

8) Coração e Alma

Coração e alma são como a mágica invisível que movem as pessoas – movem as pessoas a tomar decisões, movem as pessoas a agir, movem as pessoas a responder.

Qual é o substituto para o coração e a alma? Não é o dinheiro, porque coração e alma são muito mais valiosos que um milhão de dólares. Um milhão de dólares sem coração e alma? Você não tem vida. Você é ineficaz.

9) Personalidade

Meu mentor BIll Bailey me ensinou, “Você precisa aprender a estar tão confortável, Sr. Rohn, quer você esteja numa pequena cabana no Kentucky tomando uma cerveja e assistindo a lutas, ou em uma mansão Georgiana em Washington, D.C., como um convidado do senador.”

Você tem muita personalidade. Você tem apenas que enfeitar e afiá-la, desenvolva-a para que seja mais efetiva a cada dia, em casa, em algum lugar, não importando com quem você fala – pode ser uma criança ou uma pessoa de negócios, uma pessoa rica ou uma pobre. Não faz diferença para você quem é rico ou quem é pobre. Trata-se da chance de ter uma relação única com quem quer que seja. Tenha o tipo de personalidade que é confortável, o tipo de personalidade jamais perde a forma. Mova-se com facilidade, carisma, sofisticação e humildade.

 

Com $1 e essa lista, o mundo é seu. Ele pertence a você, seja lá qual for a parte que você deseje, seja lá qual o desenrolar que você queira para sua vida. É o tipo de capital que é mais valioso que o dinheiro e que pode assegurar seu futuro e sua fortuna. Lembre-se que você não tem falta de recursos.

Artigo traduzido livremente do orignal “Rohn: 9 Things More Important Than Money” do site Success.com

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA