Respeito: a base do sucesso

O respeito é a ferramenta mais poderosa nos negócios, como em todas as áreas da vida. Se as pessoas não te respeitam, nada feito. Isso vale tanto para um chefe, subordinado ou freelancer. Se você comete um erro, mas as pessoas te respeitam, elas compreenderão. Porém o inverso também é verdadeiro: se você comete um erro e pessoas não te respeitam, isso vai reforçar a ausência de respeito.

Então, qual o segredo do respeito? Como você ganha o respeito de outra pessoa? E, talvez, ainda mais importante, como você perde o respeito das pessoas?

1. Mania de estar sempre certo

Em primeiro lugar, ninguém está sempre certo. Se você acredita que está sempre certo ou tenta convencer os outros disso, você sempre sairá perdendo.

Ao tentar estar sempre certo ou ser incapaz de reconhecer seus erros fará com que as pessoas imediatamente percebam essa máscara . Logo, elas vão perder o respeito por você. É impressionante o número de pessoas que são incapazes de reconhecer seus erros por medo de perder o respeito das outras pessoas. Não conseguem admitir o erro sequer para a si mesmos com medo de perder o auto respeito.

Uma das primeiras coisas que você tem a fazer na vida é cultivar uma relação saudável com o erro. Se você consegue lidar bem com isso, a vida funcionará muito melhor para você.

2. Superficialidade

Tentar ganhar respeito mantendo uma imagem superficial não funciona. É claro que existem certas regras de etiqueta que devemos seguir, mas não é assim que se ganha respeito. As pessoas percebem e sentem as coisas de forma mais profunda do que estão conscientes. Elas sentem se você está sendo sincero, verdadeiro, falso ou incongruente. É necessário percorrer um longo caminho para ganhar respeito, especialmente quando  suas características negativas não podem ser escondidas e suas características desejáveis não podem ser falsas. É preciso praticar até que seja algo profundo e autêntico.

Para entender melhor, reflita sobre sua adolescência. Alguns adolescentes tentavam ser legais, enquanto outros eram tímidos, introvertidos e quase não falavam. Alguns se fingiam valentões para ocultar seu próprio senso de inferioridade enquanto outros tinham comportamentos arrogantes ou irreverentes pelo mesmo motivo. Perceber isso nos adolescentes é fácil. Infelizmente, os adultos são melhores ao disfarçar essas máscaras. E, ao passar pela vida, não entendem como desgastar o respeito é um desperdício. Se analisassem se estão sendo superficiais ou profundas em seu comportamento, elas seriam mais bem-sucedidas.

3. Não ser autêntico

Certamente, a parte superficial é importante, mas seu valor é exponencialmente diluído e minado se isto for usado para mascarar algum defeito. Existe 50% de chance de as pessoas olharem para o que está mais profundo nas outras e respeitarem isso. Inúmeras falhas superficiais são ignoradas quando as pessoas conseguem conhecer você mais profundamente. Por exemplo, superficialmente, uma pessoa pode ser tímida e estranha. Mas, quando a conhecemos profundamente, sua bondade e humildade resplandecem. As pessoas se conectam com essa bondade e humildade enquanto a timidez é ignorada.

Faz bem buscar os valores mais profundos das pessoas. Você poderá fazê-los sentirem-se ainda melhor compartilhando essas qualidades mais profundas com outras pessoas. Conhecer qualidades profundas nos dão uma melhor compreensão da vida. Todos somos humanos. Todos nós temos falhas e particularidades. Se nos apresentarmos de forma genuína, essa autenticidade será respondida de forma positiva.

É essencial entender que o bem que nos habita profundamente é apreciado pelos outros. Pensar que o valor de alguém está na superfície é um grave erro. O maior trunfo é entender como permitir que essa bondade que mora lá dentro brilhe até a superfície.

4. Falha na Comunicação

Manter uma comunicação verdadeira é o fator mais desafiante no mundo dos negócios. A falta de comunicação é a grande causa de conflitos e perdas financeiras. Claro, comunicar significa comunhão, no sentido de objetivos e responsabilidades comuns. Não há nada mais respeitável e inspirador do que pessoas maduras e inteligentes que efetivamente se colocam no jogo. Fazer isso é comunicar-se.

Ganhar respeito nos negócios é realmente simples. Compreender que o respeito é a porta de entrada para a autoconfiança. Conhecer-se é ter consciência das coisas boas que habitam dentro de você. Conhecer a si mesmo é respeitar a si mesmo e ser autoconfiante. Isso acontece naturalmente. Caso contrário, você está vendendo para si a mentira de que a superfície é o que importa.

Ganhar respeito é falar de você de forma aberta e sincera para todos verem. Mostrar que as habilidades, recursos e talentos que você tem na superfície estão de acordo com seus valores. Caso contrário, os relacionamentos não têm base sólida e, como resultado, o meio corporativo não se torna nada mais do que um castelo de cartas pronto para desmoronar. Uma empresa formada por pessoas que compartilham o respeito mútuo tem poder ilimitado. Desafios, conflitos e obstáculos de todos os tipos podem ser superados. Como em toda na vida, negócios envolvem pessoas. Tudo está nos relacionamentos e as relações construtivas são baseadas no respeito mútuo.

Fonte: https://www.entrepreneur.com – Traduzido e adaptado por Professores do Sucesso

 

 

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2017-06-06T11:01:45+00:00 7 de junho de 2017|Relacionamento Humano|