Quais lições podemos tomar de eventuais insucessos? E como reagir?

O fracasso é parte da caminhada. Em todas as áreas da sociedade, seja com os esportistas, médicos, celebridades, empresários ou motoristas de ônibus, em algum momento da nossa trajetória vai haver uma hora em que as coisas simplesmente não saem como planejado. Afinal, a perfeição não existe e os seres humanos são propensos aos erros. Mas, mesmo com esse destino inevitável em algum momento das nossas vidas, o que difere o fracasso momentâneo do recorrente é aprender a se levantar o mais rápido possível.

Claro, assimilar uma derrota, insucesso na vida ou no trabalho não é fácil. Entretanto, várias personalidades na história já mostraram que o melhor caminho é aprender com os erros e não desistir. Como já diria Woody Allen, 90% do sucesso se baseia em simplesmente insistir, enquanto o filósofo chinês Confúcio disse em uma de suas frases mais famosas que a maior glória não está em nunca cair, mas em levantar cada vez que caímos.

Além da persistência, como Allen disse, ser uma chave para o sucesso, cuidado para não se acomodar no primeiro brilho, pois isso pode ser um grande degrau para o fracasso — algo presente nas pessoas que sofrem da síndrome da superioridade ilusória.

O ex-mesatenista e jornalista britânico Matthew Syed conta em seu livro “Salto: a Ciência Explica Mozart, Federer, Picasso, Beckham, Entre Outros Sucessos”, como aprender a não se iludir facilmente com o sucesso. O livro conta de que forma essas pessoas conseguiram êxito na vida.

Na sua segunda obra, “O Princípio da Caixa Preta”, Syed demonstra com entrevistas exclusivas e estudos como o ser humano tem dificuldades para lidar com o fracasso e isso, consequentemente, acaba emperrando as vidas das pessoas. O autor ainda comenta vários exemplos interessantes, e mostra como o princípio da caixa-preta deve ser utilizado.

Claro, o caminho para driblar os percalços do fracasso não para por aí. Um dos pontos que geram muita frustração e impedem as pessoas de se recuperarem de um eventual insucesso é mania de perfeição. Segundo a psicóloga Marisa de Abreu, em entrevista para o portal IG, não devemos nos apegar a perfeição: “Como sabemos, (a perfeição) não existe e devemos aprender a conviver com o imperfeito, porém real”.

Toda a questão do fracasso e de como se recuperar está ligado, obviamente, com a nossa mente. E não dá para a subestimar a importância do que acontece dentro da nossa cabeça, seja para sucesso profissional e pessoal. Na parte profissional, há vários exemplos na sociedade de pessoas que valorizam o bem-estar emocional e mental para atingir um alto ápice na carreira.

O profissional de poker André Akkari, um dos atletas brasileiros mais bem-sucedidos e vitoriosos, conta em seu site pessoal a importância do poder da mente para ter sucesso na profissão: “(…) para ser um atleta da mente, você precisa estudar a mente, precisa ser conhecedor desta que é a maior de todas as ferramentas do ser humano, uma máquina fantástica de produção de ideias, de soluções assim como de doenças e tristezas.”

E tem mais. Outra coisa que acaba impedindo as pessoas de terem sucesso é que elas só imaginam o ponto alto, e esquecem que, na maioria das vezes, existe uma longa caminhada até a glória.

Exemplos não faltam, e um dos mais clássicos é do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Após perder inúmeras eleições, ele foi ser presidente do país norte-americano somente aos 60 anos e mostrou ser um exemplo de equilíbrio emocional, superação e persistência. Não por acaso, Lincoln foi e ainda é uma das principais figuras da história norte-americana, sendo retratado em diversas obras, na literatura, teatro e no cinema.

Como dizia Winston Churchill em uma célebre frase que ficou marcada na história “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Essa frase dita por ele há um bom tempo resume muito bem como deve ser encarada a vida e como lidar com o fracasso. Sempre dependerá de nós mesmos enxergarmos o caminho de volta, mesmo que ele demore.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2017-05-29T11:57:16+00:00 29 de Maio de 2017|Sucesso Pessoal|