Como passar na prova quando não tem mais tempo para revisar

Aceite o fato de que não vai gabaritar as questões, mas planejando e seguindo algumas regras básicas ainda dá tempo de passar na prova!

Como passar na prova sem tempo para revisar as matérias

Todos os anos, estudantes do mundo todo repetem a frase de sempre:

“Vai ser diferente desta vez. Não vou deixar nada para o último minuto. Vou fazer um calendário e planejar meus estudos”.

Na prática, isso não acontece e ao perceber que está chegando na reta final você começa a entrar em pânico.

Calma! Com algumas regras básicas ainda dá tempo de se organizar e passar na prova mesmo que não haja tempo para revisar as matérias.  Confira:

1. Não entre em pânico

Parece meio óbvio dizer isso, mas pare e pense: de que adianta perder a calma diante da prova mais importante da sua vida?

Desespero não vai te ajudar em nada! Portanto, busque uma maneira de gerenciar a ansiedade e acalmar a mente para que seus pensamentos possam fluir melhor.  Lembre-se:

“Pessoas desesperadas fazem coisas desesperadas.”

2. Encontre um lugar adequado para estudar

Pode ser a escrivaninha, a mesa da cozinha, a biblioteca, um café ou onde quer que seja. O mais importante é que seja um espaço confortável e sossegado para você ficar concentrado durante todo tempo.

Ah…e evite estudar na cama, pois há grande probabilidade de um cochilo acidental pois seu cérebro já associou esse espaço ao sono e o relaxamento.

3. Prepare sua área de “trabalho”

Evite perder tempo levantando-se toda hora para buscar alguma coisa! Não parece, mas 5 minutos daqui, 10 minutos acolá…viram facilmente 1 hora desperdiçada no fim do dia.

Portanto, antes de começar a jornada, junte todos os recursos necessários – papel, notas, garrafa de água. Este é um momento crucial e você não vai querer desperdiçar mais tempo.

4. Fique longe de distrações

Aquela “espiada” básica no Facebook, joguinhos favoritos, grupos do WhatsApp… Tudo isso é muito legal, mas o que muita gente não sabe é que estes são grandes sugadores de tempo.

Pesquisas mostram que o brasileiro fica cerca de 3h e 40 minutos conectado à internet pelo celular. Se reduzir esse tempo para 1h e 40 min por dia e utilizar as 2h restantes para os estudos, ao fim de um mês você tem 60h a mais para estudar!

Faça o que for necessário para se concentrar,! Desligue o telefone ou guarde-o em outro local. Faça download do que precisa e desconecte-se da internet antes de estudar. Em pouco tempo verá que seu tempo de estudo se tornou mais produtivo.

5. Tenha um plano de estudos

Pegue um calendário e anote todas as atividades que você precisa realizar no dia ― incluindo as horas de sono. Agora, com o tempo que sobrar, defina quais serão as disciplinas que você estudará por dia.

Se não tem tempo para absorver tudo, então escolha os pontos chaves para estudar e monte uma lista. É melhor conhecer bem uma pequena parte, em vez de nada.

Lembre-se de ser fiel ao cronograma que montar! Quando você sabe exatamente quanto tempo tem disponível para estudar, fica muito mais fácil montar o seu plano de estudos.

6. Gerencie seu tempo

Você separou o que vai estudar em partes menores, agora faça o mesmo com o seu tempo. Procure aplicar a técnica Pomodoro estudando em blocos de 25 minutos, com uma pausa de cinco minutos no final.

As pausas são excelentes para o cérebro absorver o que aprendeu e ajuda a mudar o foco quando está em um tópico que não consegue evoluir. Experimente!

7. Não fique frustrado – priorize

Se perceber que não está conseguindo evoluir em determinada matéria, não estresse. Anote onde parou, dê uma pausa e estude outra coisa. Mais tarde, volte para onde parou.

8. Permita (e aceite) a procrastinação

A procrastinação acontece. Tudo bem! Não se abale. Basta voltar aos estudos e não se deixar levar por muito tempo.

9. Alimente-se bem

Seu cérebro precisa de comida para viver e aprender!

Consuma alimentos que estimulam o raciocínio e a memória e mantenha-se hidratado.

Se vai estudar durante a madrugada um pouco de cafeína pode ajudar, mas se o café te deixar muito agitado é melhor de lado para não afetar a concentração.

10. Invista em materiais específicos para estudar

Quem já prestou concurso público, conhece a extensa referência bibliográfica contida nos editais e sabe que é impossível estudar tudo aquilo até a data da prova.

Uma boa estratégia é investir nos famosos pacotes para concurso com audiobooks e apostilas que cobrem de forma resumida a maior parte da referência bibliográfica citada no edital.

11. Converse com alguém

Mesmo que seja sua mãe. Não comece a sentir como se as paredes se fechassem ao seu redor. Um telefonema rápido lembrará que há vida fora da rotina de estudos e que em breve você estará de volta ao mundo dos vivos.

12. Durma …

São 4 da manhã. O sono é para os fracos, certo? Errado! Você produzirá muito, muito melhor no próximo dia, se você tiver a chance de descansar e processar a informação que você absorveu.

13. …mas certifique-se de acordar no horário

Programe o despertador para te acordar com sua música menos favorita como alarme. Quando estiver acordado, tente ficar alerta. Tomar um banho frio pode ajudar a despertar rapidamente, mas antes de tudo, coloque sua cabeça para fora da janela e respire um pouco de ar fresco.

Ah…e nada de pular o café da manhã! Seu cérebro precisa de energias para a nova rotina de estudos.

14. Revise suas anotações

Revise suas notas no ônibus ou durante sua caminhada e monte fórmulas ou siglas para ajudar a lembrar de itens importantes na hora da prova.

15. Não entre em pânico na hora da prova

Respire. Então encare essa prova como o incrível ser humano que você é. Leia as instruções com cuidado e resolva as questões que já sabe a resposta ou valem mais pontos. Fique atento ao relógio e tenha certeza de que não está gastando tempo demais em uma seção ou questão.

16. Comemore!

Acabou e não há mais nada a ser feito! Tente não pensar sobre a prova – ficar remoendo a questão que ficou em dúvida não vai ajudar. Vá a um bar, saia para jantar, conversar com amigos (sobre qualquer coisa, exceto a prova).

17. Lembre-se de nunca, nunca deixe as coisas até o último minuto novamente

Sim, ok, sabemos que isso não vai acontecer.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2017-09-19T14:10:23+00:00 22 de setembro de 2017|Sucesso Pessoal|