O Poder de uma boa história

O Poder de uma boa história

Desde os primórdios da humanidade, contar uma boa história sempre foi a melhor e mais eficaz forma de transmitir mensagens muito importantes.

Podemos citar Jesus como o maior líder contador de histórias de nossa história. Através de suas parábolas, ele nos transmitiu seus fantásticos ensinamentos, que são usados até hoje por muitos outros líderes.

Desde pequeno sou uma pessoa extrovertida e sempre gostei de uma boa história. Posso dizer também que minha excelente memória é outra dádiva que recebi. Juntando ambas as qualidades consegui me tornar um bom contador de histórias. Gosto muito de usar qualquer tipo de história, desde aquelas conhecidas e repetidas por aí às histórias de minha própria vida.

Ao contar uma história, consigo dar o foco necessário ao que precisa ser demonstrado sem precisar ser tão direto com quem ouve. Ou seja, é uma excelente forma de fazer a outra pessoa pensar sem que ela se dê conta de que você está fazendo isso.

Mas como essa mágica funciona? Simples. Nosso cérebro, para melhor compreensão do que está sendo falado, gera uma série de imagens e sensações para poder interpretar corretamente o que está acontecendo ao seu redor. É a mesma coisa que acontece quando você se emociona ou sente medo vendo um filme. Então, quando conto uma história, conto ou parábola, o cérebro do ouvinte faz todo o trabalho de decodificar o que estou falando ao simplesmente fazer seu trabalho.

Uma outra demosntração de que as histórias funcionam de forma fantástica é que é através das mesmas que ensinamos os principais valores sociais às nossas crianças.

Uma forma simples de contar uma boa história é pegar um ditado popular e transformar em uma pequena história. Esses ditados, por existirem a tanto tempo, já provam que são verdadeiros.

Outra forma interessante é ter um arquivo (livros, sites, documentos) onde que você possa buscar por uma história mais aderente à sua necessidade. Em alguns momentos você não terá tempo para buscar uma boa história. Por isso sugiro também que você leia as histórias de tempos em tempos para que tenha algumas em sua memória.

Uma coisa é certa, ser um bom contador de história, é uma das principais características dos líderes inesquecíveis.

Forte Abraço,

André Cruz

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA
By |2017-01-02T12:07:05+00:0018 de setembro de 2012|Coach|