Não leve trabalho pra casa e aumente seus rendimentos

Depois de horas na frente de um computador em reuniões e treinamentos exaustivos e em atendimentos que não têm fim, é hora de ir pra casa e se entregar a um descanso merecido, certo?

Nem sempre. A verdade é que esta lógica não funciona bem para muitos empreendedores que, na luta por conseguir cumprir com todas as suas funções diárias, acabam levando trabalho pra casa e estendendo sua jornada para muito além das 8 ou 9 horas diárias.

Porém, além de extremamente desgastante emocionalmente, essa prática pode trazer sérios danos à saúde e, ao contrário do que pensam muitos por aí, pode até mesmo reduzir seu rendimento devido ao cansaço, desgaste físico e estafa mental.

Se enquadrou na descrição acima? Então veja nossos cinco passos para conseguir não levar trabalho pra casa e aumentar seu rendimento com isto!

1 – Organize sua rotina de trabalho

O primeiro passo, e talvez mais importante para conseguir se livrar do trabalho em casa e ampliar seu rendimento nas horas realmente dedicadas a isso, é organizar sua rotina de trabalho.

Não há rendimento sem planejamento. E para isso, existem alguns métodos que podem te ajudar.

O GTD, ou Getting Things Done, é uma metodologia organizacional criada por David Allen, que consiste, basicamente, em fazer listas com todas as coisas que devem ser feitas de acordo com a sua categoria.

De acordo com o método, todas as tarefas que podem ser feitas em menos de 2 minutos devem ser realizadas imediatamente, sem protelação!

A vantagem do GTD, além de sistematizar as atividades do dia, é poder “esvaziar a mente” do que precisa ser feito, uma forma de relaxar e aproveitar o poder de concentração nas atividades em si.

A utilização de aplicativos para esse planejamento de tarefas é outra maneira interessante de se organizar.

Lembre-se de elencar as atividades de acordo com a sua importância, priorizando as mais urgentes e delegando as que podem ser delegadas.

Saber eleger prioridades e delegar é fundamental para aproveitar seu tempo com aquilo que realmente deve ser feito por você.

Antes de ir para casa, faça também uma lista das principais tarefas do dia seguinte, isso te ajudará a relaxar já que você não irá se perder em pensamentos como: “tenho que ligar pra tal pessoa amanhã, não posso me esquecer”.

Além disso, fazer essa lista é uma forma de ampliar sua produtividade no dia seguinte já que você poderá começar o dia já focado nas prioridades.

2 – Desconecte-se do e-mail corporativo

Não tem como se desligar dos assuntos do trabalho se você ficar checando a caixa de e-mail via celular, tablet ou mesmo em casa o tempo todo.

Ainda que a sua intenção não seja responder a mensagem naquela hora, ler o e-mail, ás vezes só o título, já pode te deixar preocupado, apreensivo e até mesmo levá-lo a responder para tentar resolver logo a situação.

Por isso, acredite, é melhor não ler e-mails de trabalho em casa.

3 – Viva momentos de lazer

Chegar em casa e ligar a TV definitivamente não é a melhor forma de descansar.

Obviamente, momentos como esses podem até ser prazerosos e fazerem parte da sua rotina, mas dedicar-se a atividades que promovam o lazer é a maneira mais eficiente de descansar o cérebro.

Aproveite o final do dia para viver as pequenas alegrias da vida: curta a família, brinque com os filhos, saia com o cachorro pra passear, visite os amigos, leia um bom livro, vá ao cinema, ao teatro, enfim, divirta-se um pouco!

Enquanto você dedica sua atenção a coisas prazerosas seu cérebro descansa dos assuntos de trabalho. Pense que se você ficar só em casa, na frente da TV, as chances de se entediar e acabar “aproveitando” esse tempo pra trabalhar são muito maiores.

Estudos mostram, inclusive, que o lazer é uma tecnologia de qualidade de vida no trabalho, sendo que algumas empresas já estão até investindo nisso por constatar um aumento na produtividade dos seus funcionários.

Se a sua empresa ainda não investe nisso, faça por si esse investimento! Os frutos virão em saúde, felicidade e produtividade!

4 – Comprometa-se com outras atividades

Quem nunca se comprometeu consigo mesmo a não levar trabalho pra casa e pouco tempo depois se viu descumprindo o prometido? Pois é, esse hábito de trabalhar em casa pode ser um vício e só há uma forma de se livrar dele: a abstinência total.

Se você não consegue se disciplinar para aproveitar seus momentos em casa com lazer, comprometa-se com outras atividades que tragam prazer.

Frequentar uma academia, fazer aulas de tênis, yoga (ótima pra controlar o estresse!), fazer um curso de artes, culinária, música, enfim, o segredo é arriscar e descobrir uma atividade que te dê prazer.

5 – Reveja suas tarefas

Se você é daqueles que, mesmo com um bom planejamento, ainda leva trabalho pra casa por que realmente não tem tempo hábil para fazer tudo o que precisa durante o expediente, ligue o sinal de alerta!

Converse com seu superior e abra o jogo: você provavelmente está assumindo funções demais e está sobrecarregado, e isso pode prejudicar até mesmo a qualidade do seu trabalho em coisas simples.

Melhor fazer menos, e bem feito, do que fazer muitas coisas mal feitas, certo?

Pensar que trazer esse assunto pode ser um sinal de fraqueza ou incapacidade, é um erro que pode custar sua própria saúde. Antes que algo grave aconteça, avalie suas funções na empresa e repense a situação.

E você, o que faz para não levar trabalho pra casa? Compartilhe com a gente!

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By |2018-03-18T05:59:13+00:0028 de fevereiro de 2018|Produtividade, Sucesso Pessoal|