As lições que o filme “Up – Altas Aventuras” pode te ensinar

 

Se você tem filhos, sobrinhos ou netos com certeza já teve a experiência de assistir com eles aos filmes de animação.  Para a sorte dos adultos, elas não divertem unicamente o público infantil. Agora também são capazes de nos entreter e apresentar lições de vida de forma bastante sutil.

Um bom exemplo é o filme “Up – Altas Aventuras”. Além de nos fazer chorar nos primeiros 5 minutos, o filme mostra o quão trágica pode ser a vida a dois quando não sabemos lidar com nossas finanças.

A história começa com a amizade na infância entre Ellie e Carl que termina em casamento na vida adulta. Além de criar seu próprio lar e formar uma família, o casal tem como objetivo fazerem juntos uma grande viagem.

Como a maioria dos casais, eles reformam a nova casa e preparam-se para a chegada do bebê. Em seguida, selam o compromisso de juntar dinheiro em um “pote” para a viagem dos sonhos do casal.

Tudo seria perfeito, porém a falta de habilidade com o dinheiro de ambos tornou o sonho do casal cada vez mais distante. Com um pouquinho mais de estudo e planejamento – ao invés de trágica – essa e muitas histórias reais teriam um final feliz. Veja porque:

#Lição 1 – Crie um fundo de emergência separado dos demais

Ellie e Carl criaram erroneamente um único “pote de dinheiro”. Toda vez em que uma emergência acontecia – doença, pneu furado ou consertos na casa – o pote voltava a ficar vazio e seu sonho tornava-se distante novamente.

O que Ellie e Carl não entenderam é que na vida serão necessários vários “potes de dinheiro”. Um para cada objetivo: sonhos, aposentadoria, compra da casa, faculdade dos filhos e etc. Além do objetivo mais importante de todos: as emergências.

O pote de emergências é sagrado e nunca deve ser usado para outra finalidade. É importante que ele seja formado ANTES de qualquer outra coisa. Afinal, ele funcionará como um escudo para a família sendo capaz de mantê-los seguros e tranquilos por um período de imprevistos: como doença ou desemprego.  Dessa forma, quando emergências acontecem, você não tem que tocar em investimentos ou economias dedicadas aos seus sonhos.

#Lição 2 – Contrate seguros para se proteger de altos gastos com imprevistos 

A única certeza que temos sobre os imprevistos é que um dia eles vão acontecer. É para isso que servem os seguros: você paga uma parte para não ter que arcar com 100% dos danos.

Se Carl tivesse um plano de saúde para tratar da perna quebrada e um seguro residencial para arcar com o conserto do telhado, seu “pote de dinheiro” não teria esvaziado pela terceira vez. 

Se você tem carro, certamente tem um seguro para ele. Afinal, você não quer correr o risco de ficar sem ele em caso de roubo ou acidente, certo?

Agora, se a sua casa sofresse um incêndio, você teria dinheiro para consertar e mobiliar tudo de novo? Caso tenha, que outros “potes de dinheiro” você teria que sacrificar para resolver esse imprevisto?

Proteger seus maiores bens deve ser uma prioridade, portanto proteja sua casa, sua vida, seu carro e tudo o que julgar inestimável. É para isso que os seguros servem.

#Lição 3 – Aposte em renda extra para engordar seus “potes de dinheiro” 

As cenas seguintes do filme mostram os próximos 40 anos da vida de Carl e Ellie no mesmo emprego e com dissídios anuais que, obviamente, não cobriam os custos da inflação.

A vida passava enquanto só haviam contas a pagar e sonhos cada vez mais distantes. Uma vida bem diferente do que planejaram antes de se casar.

Mas…o que fizeram para tornar a vida diferente? O que tentaram para sair da “zona de conforto” e engordar seu pote de dinheiro?

Sem fazer nada, a vida não muda. Buscar renda extra através de freelancer, revenda de produtos ou até mesmo empreender é uma excelente alternativa para engordar seus “potes de dinheiro”. Assim, você não dependerá de um aumento ou promoção para transformar seus sonhos em realidade.

#Lição 4 – Mantenha-se firme nos objetivos 

Com tantos imprevistos, não demorou muito para Ellie e Carl sentirem-se desmotivados com o “pote de dinheiro”. Com o tempo, foram deixando de acumular e a viagem ficou cada vez mais esquecida.

Um dia, finalmente conseguiram o suficiente para comprar os bilhetes da viagem, mas era tarde demais. Ellen se foi e não realizou o sonho que planejou durante sua vida inteira.

Com nossa rotina diária é fácil deixar os objetivos de lado. Depois de tentar e falhar diversas vezes, nos tornamos desesperançosos e desmotivados.

Uma ferramenta muito útil para evitar isso é criar um quadro de visualizações. Junte fotos e textos sobre seus objetivos e coloque-o em um local que seja visível diariamente. Isso o ajudará a manter-se focado e motivado.

#Lição 5 – Nunca é tarde para realizar seus sonhos 

Infelizmente, Ellie partiu e não teve a oportunidade de realizar o sonho por conta dos erros financeiros que ela e Carl cometeram ao longo da vida.

Carl se sentia amargurado e sem motivos para viver, mas sua história muda quando ele conhece um garotinho chamado Russel. Mesmo muito idoso, Carl resolve persistir em seu sonho e realiza a tão sonhada viagem.

Sabemos que milhares de pessoas no mundo tem o mesmo final de Ellie, mas enquanto houver vida nunca será tarde para realizar seus sonhos. Cabe a você decidir se vai ser como Ellie ou como o Carl.

Você tem o poder de escrever para si um final feliz, para isso deverá sair da zona de conforto e transformar seus sonhos em realidade! Não importa se você tem 18, 30 ou 70 anos. Nunca será tarde para organizar suas finanças e perseguir seus sonhos.

Nós, do Professores do Sucesso, acreditamos que dinheiro é apenas uma ferramenta que nos ajuda a conseguir o que desejamos na vida. Mas para que isso aconteça é preciso estudá-lo e lidar com ele de forma saudável.

Por esse motivo, compartilhamos gratuitamente o ebook “Prosperidade Financeira na Prática”. Nele você vai encontrar dicas preciosas para mudar seus hábitos em relação ao dinheiro e criar planos para realizar os seus sonhos. Clique no link a seguir e baixe GRÁTIS o seu ebook Prosperidade Financeira na Prática.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

Se por um lado as redes sociais são ótimas formas de se divertir, elas também são peças-chave para um marketing digital de qualidade. Não à toa, cada vez mais empresas marcam presença nas principais redes sociais de modo a conseguir mais clientes. Mas você sabe que mesmo sendo um profissional liberal você também pode se aproveitar o uso dessas redes?

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2017-05-05T14:44:04+00:00 8 de Maio de 2017|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|