Inteligência Pessoal: você explora a sua?

Se você está aberto a novas maneiras de ampliar seu sucesso, deve considerar aumentar sua “IP” – “Inteligência Pessoal” – uma espécie de prima da inteligência emocional.

A Inteligência Pessoal é o fator “X” mais indicado para alcançar sucesso e está ganhando atenção porque ela ajuda a moldar a carreira, os relacionamentos e a vida.

Basicamente, Inteligência Pessoal é a capacidade de conhecer a si mesmo.

Sua importância deve-se ao fato de que somente quando você reconhece suas verdadeiras capacidades e inteligências, você consegue realmente alcançar o melhor da vida.

Um exemplo simples: possuir um talento extraordinário, porém oculto que você não o reconhece nem utiliza. Outro exemplo seria avaliar-se para cima, obter uma falsa sensação de orgulho, e ficar devastado quando a realidade aparece.

Mais tecnicamente, Inteligência Pessoal é a capacidade de reconhecer sua personalidade e usá-la junto com suas informações pessoais para aprimorar seus pensamentos, planos e experiência de vida.

Seus principais componentes incluem reconhecer informações relevantes sobre si mesmo a partir da introspecção. E, mais tarde, usar essa informação para sistematizar seus objetivos, planos e histórias de vida a fim de alcançarem bons resultados.

Se isso não soa importante, vou lembrá-lo do fato de que dezenas de milhares de indivíduos descarrilham suas vidas ao tomar decisões erradas sobre: que trabalhos escolher, quais ambientes de trabalho fazer parte ou com quem trabalhar.

Além de superestimar suas habilidades e subestimar suas deficiências. Todos esses são exemplos de baixa Inteligência Pessoal.

Você pode desenvolver sua Inteligência Pessoal

Como muitos fatores de sucesso, você pode desenvolver sua Inteligência Pessoal. A principal ferramenta de uso é a introspecção – ao invés de atenção plena.

A introspecção não tem nada a ver com estar atento ao momento. Ela é um processo deliberado, que consome tempo e que exige estudar a si mesmo para avaliar-se com precisão.

Já a Inteligência Pessoal no contexto interpessoal significa observar meticulosamente os outros para reconhecer as diferenças e compreender como funcionam a fim de que você possa colaborar com sua singularidade e obter resultados positivos.

A seguir apresentamos uma metodologia usada para ajudar dezenas de executivos e gerentes a desenvolverem sua Inteligência Pessoal:

  1. Reserve 45 minutos para um momento de introspecção. Certifique-se de que você está em um ambiente calmo e imune às interrupções.
  2. Selecione uma área da sua personalidade que é crucial para o seu sucesso profissional. Há muitos para escolher. Você pode começar escolhendo um desses quatro ligados ao sucesso: interesses, habilidades, estilo de aprendizagem e lidar com momentos de pressão.
  3. Passe esse tempo avaliando essa área da personalidade que você selecionou. Durante a introspecção, pense em exemplos. Por exemplo, se você escolheu estilo de aprendizagem, pense em todos os fatos que você pode reunir: Quanto tempo leva para aprender coisas novas e que tipo de informação é fácil ou difícil para você aprender? Você é um aprendiz visual ou auditivo? Você é um autodidata ou você precisa de instrução? Você aprende melhor em grupos ou individualmente? Se achar útil, você pode fazer uma lista de perguntas que direcionarão sua introspecção.
  4. Registre o que observou durante a introspecção. Quando terminar, certifique-se de anotar suas descobertas. Manter um diário de introspecção será útil para manter seus “insights” organizados.

Repita esse procedimento para as outras áreas de sua personalidade.

Reiterando que parte da Inteligência Pessoal é a habilidade de integrar sua personalidade na criação de uma história de vida positiva.

Você consegue isso estudando sua personalidade e analisando com sua situação atual da vida, neste exemplo, seu trabalho ou carreira.

Pergunte a si mesmo:

  • Os dados sugerem que estou no emprego certo, no ambiente certo?
  • Minha personalidade está de acordo com os objetivos que quero atingir?
  • Estou fazendo um trabalho que reflete meus interesses?
  • Meus pontos fortes estão sendo maximizados?
  • Quais são minhas fraquezas?
  • Minhas fraquezas estão sendo trabalhadas ou estão me machucando?

Estas e outras perguntas que te ajudarão a alavancar sua Inteligência Pessoal para que você possa alcançar seu potencial.

A ressalva é que a maioria das pessoas falham em sua autoavaliação, criando falsas imagens sobre si mesmas. Você pode combater essa tendência pensando em múltiplos exemplos, em vez de poucos, para cada área de sua personalidade que avaliar.

Você também pode validar suas autoavaliações perguntando às pessoas de sua confiança sobre sua personalidade. Isso ajudará você a desenvolver sua Inteligência Pessoal no âmbito interpessoal.

Fonte: www.psychologytoday.com – Traduzido e adaptado por Professores do Sucesso

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2018-01-07T22:01:32+00:00 7 de Janeiro de 2018|Sucesso Pessoal, Sucesso Profissional|