A importância de uma boa comunicação com o cliente e com o fornecedor

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A comunicação é um auxílio usado na vida cotidiana, seja pessoal ou empresarial e no mundo dos negócios, a importância de uma boa comunicação para a operação diária pode afetar as vendas e a lucratividade.

Sem uma boa comunicação comercial, a estrutura interna e externa de uma empresa pode enfrentar inúmeros desafios que, em última instância, pode levar à sua extinção.

Para um crescimento positivo dos negócios, todos os clientes devem depender, direta ou indiretamente, de fornecedores bons e confiáveis, além de suas expectativas eles também precisam ser leais para fortalecer sua relação.

Portanto, os clientes devem trabalhar na construção de uma relação com o fornecedor forte e duradoura, como acontece com seus próprios consumidores e por isso a importância de uma boa comunicação é extrema.

Qual a importância de uma boa comunicação

A relação cliente-fornecedor positiva começa com a iniciativa do fornecedor para demonstrar sua sensibilidade às necessidades do cliente, já que ele sempre atende às condições de seu negócio e gosta de ser honesto para ter um bom fluxo.

Os lapsos e os desvios por parte dos fornecedores podem afetar sua relação de várias maneiras e como você deve se comportar como “um bom cliente” para seus fornecedores? Essa é provavelmente uma questão que normalmente nos esquecemos de nos perguntar.

Vamos assumir que você encontrou um fornecedor de tamanho bom e direito, para as necessidades da sua empresa e tudo está bem até agora.

Um dia você entende que a cooperação com este ele não está funcionando e você começa a acusá-lo, mas o que você sempre deve ter em mente é que há dois lados da mesma moeda.

 

Para lidar com essas situações, aqui estão algumas dicas que ajudaram a manter a reputação do “bom cliente” e saber que a importância de uma boa comunicação pode beneficiar também em seu trabalho.

Tudo se resume ao simples fato de que, com uma comunicação adequada entre partes interessadas e fornecedores externos, podem trazer mais idéias criativas, melhorando assim o processo.

Se as pessoas de diferentes pontos puderem dar idéias para melhorias com base na experiência de primeira mão, é lógico que isso pode ser feito de maneira melhor gerenciada.

Uma vez que a comunicação é limitada, a capacidade do departamento de compras pode influenciar o processo de aquisição do começo ao fim.

Passos para melhorar as comunicações

Se quisermos resolver este problema de comunicação nas cadeias de suprimentos, há algumas etapas que os profissionais de compras precisam considerar:

Priorize as partes interessadas / fornecedores

Avalie o apoio e a sua importância para a organização e considere o impacto que teria no seu negócio se eles parassem de fornecer de maneira estratégica.

Conheça regularmente os interessados ​​e os fornecedores

Ao se juntar com eles regularmente você pode destacar e enfrentar suas preocupações à medida que ocorrem e não tenha medo de se comunicar demais, verifique se eles são atualizados regularmente, mesmo que seja apenas um e-mail resumido rápido.

Com os fornecedores, também é importante avaliar regularmente como você pode melhorar seu relacionamento de ambos os lados e oferecer feedback construtivo, bem como pedir você mesmo.

Sempre ofereça opções

Após as negociações, crie uma lista de opções e casos relevantes que fazem backup de cada um e desta forma, você está dando aos interessados ​​alguma influência e não estão tirando a decisão deles, fazendo com que sintam têm status.

Seja claro

Isso pode soar como um princípio básico óbvio, mas é vital garantir que a “narrativa” da proposta se encontre para que as partes interessadas entendam e estejam entusiasmadas com o que você está propondo.

Use uma breve explicação para resumir a proposta e se concentre nos benefícios que o projeto irá entregar, bem como eles serão alcançados.

Adapte-se e atualiza-se

Ao obter os principais benefícios do projeto, não se concentre apenas em reduzir os custos gerais, considere as partes interessadas que você está abordando e adapte-as para mostrar como você abordará suas próprias preocupações individuais.

A tecnologia pode lhe ajudar nessa tarefa. Por exemplo, o Webdesk encontrado em alguns softwares empresariais permite uma comunicação única com o seu cliente. Dessa forma, o consumidor ganha uma área própria dentro do sistema e ele pode enviar dúvidas, aprovar o orçamento e concretizar vendas no espaço proporcionado pelo webdesk que, inclusive, é personalizado com a logo da sua empresa. Como isso, o seu serviço fica mais profissional e a comunicação muito mais rápida.

Ademais, é possível realizar cotações online permitindo que você visualize vários orçamentos dos fornecedores e escolha rapidamente e sem dúvidas o melhor para a sua empresa.

Contudo, esse tipo de sistema ERP online oferece muito mais para o seu negócio. Tal é usado para organizar os dados de seus clientes, otimizar a visualização das informações na empresa e integrar processos, o que contribui decisivamente para a produtividade.

Dessa forma, oferece funcionalidades como gerenciamento de estoque, controle financeiro, controle de vendas, emissão de notas, que pode evitar prejuízos na sua empresa, e muito mais!

A importância de uma boa comunicação, tanto com as partes interessadas internas quanto com fornecedores externos, não pode ser ignorada, e a Professor de Sucesso sabe que essas vantagens podem melhorar o seu negócio de forma drástica.

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By | 2017-07-18T10:53:23+00:00 19 de julho de 2017|Empreendedorismo, Sucesso Profissional|