Quando olhamos ao mercado ao nosso redor, percebemos o comportamento das as empresas e consumidores mudou.

A gestão está mais dinâmica, mais produtiva e competitiva.

Com os contadores não é diferente. Visando acompanhar as novas demandas empresariais o trabalho dos escritórios de contabilidade também mudou.

Desta forma surgem as seguintes questões: como se adaptar aos novos cenários do mercado empresarial? Como otimizar a gestão de um escritório de contabilidade e se manter relevante?

É sobre esses e outros questionamentos que falaremos hoje.

Contabilidade: bem mais que números

Polivalência é a palavra-chave do mundo corporativo moderno. Empresas e gestores precisam cada vez mais diversificar suas habilidades para atingir novos clientes e se firmarem diante da concorrência.

Com a contabilidade ocorre o mesmo. Foi-se o tempo em que o profissional contador cuidava apenas da burocracia representada em números e contas. Obviamente, sem o domínio dos números não existe contabilidade de qualidade, mas hoje o contador dever dominar diversas habilidades. As principais são:

  • Conhecimento em informática: diversos programas de gestão de escritórios de contabilidade estão disponíveis para otimizar o trabalho do contador, portanto o conhecimento das ferramentas digitais é fundamental.
  • Capacidade analítica comercial: as empresas buscam dos contadores bem mais do que resoluções automáticas dos assuntos burocráticos. O contador vem se tornando a cada dia uma espécie de consultor, capaz de apontar novos rumos e sugerir novos modelos de gestão para as empresas.
  • Profundo conhecimento fiscal: essa é uma tarefa comum do ofício do contador, mas a chamada Elisão fiscal, ou estratégia de enquadramento dos impostos empresariais, se tornou uma matéria ainda mais complexa. Esta é uma competência muito valorizada no mercado empreendedor atual. O profissional de contabilidade capaz de realizar o melhor planejamento dos tributos de uma empresa estará sempre à frente dos demais.  

Novidades no mundo da contabilidade

De um modo geral a rotina do contador se tornou mais complexa, mas também surgiram novas ferramentas capazes de facilitar os trabalhos contábeis.

Uma dessas ferramentas é o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, criado pelo Governo Federal em 2007 e que, desde então, tem evoluído para se adaptar às demandas das empresas brasileiras.

Trata-se de um sistema desenvolvido para que os negócios possam transmitir diretamente para a Receita Federal seus dados contábeis, sem recorrer a antiga prática da entrega de documentos físicos até a Junta Comercial.

Este sistema representa uma mudança positiva para os escritórios de contabilidade, uma vez que digitaliza o trabalho anteriormente realizado de maneira física, reduzindo assim os riscos de erros de envio, economizando tempo e mão de obra.

Essa vantagem tecnológica exige do contador um constante aprimoramento profissional para que ele seja capaz de dominar e acompanhar as mudanças tecnológicas que permeiam o cenário contábil nacional.

Outro modelo inovador e de extrema importância na rotina das contabilidades é o e-Social. Este é um sistema de prestação de informações trabalhistas ao Governo Federal que promove total integração de diversos impostos e obrigações legais em um único veículo de dados.

Contadores e clientes cada vez mais próximos

Outra mudança significativa na rotina dos escritórios de contabilidade é a maior proximidade com os clientes. Atualmente as empresas dependem de uma atuação mais detalhada e atenta dos contadores. As barreiras entre o setor financeiro de uma empresa e a expertise do contador são cada dia mais tênues.

Um bom exemplo disso são os sistemas de integração contábil. Com esses softwares o escritório de contabilidade trabalha de maneira integrada ao sistema gerencial do cliente.

O resultado desta proximidade é uma maior economia de tempo, mão de obra e recursos, pois muitos documentos que deveriam ser enviados manualmente pelo cliente podem ser recebidos automaticamente pela contabilidade com o auxílio do sistema de integração contábil.

A integração contábil ainda oferece as seguintes vantagens:

Agilidade na resposta aos pedidos do cliente.

Maior organização operacional em seu escritório de contabilidade.

Calendário de tarefas e alertas para que o contador não perca nenhuma data importante.

Relatórios detalhados com clientes, documentos e demais informações contábeis.

A contabilidade também está mais perto de seus clientes no que se refere ao compartilhamento de conhecimento, especialmente quando o assunto é a tomada de decisões.

Se antes os contadores eram vistos como profissionais com um raio de atuação bastante limitado, hoje a profissão reúne diversos serviços agregados como consultoria financeira, formação de equipes, recursos humanos, qualificação legal, etc.

Como as contabilidades podem se adaptar ao novo mercado?

Se o seu escritório de contabilidade ainda não investe em inovação e aprimoramento fique atento: você poderá ficar para trás e perder a chance de expandir sua empresa.

O segredo está em acompanhar as tendências, ouvindo atentamente a demanda de seus clientes e se espelhando em modelos de sucesso. Outro ingrediente fundamental para que o seu escritório de contabilidade se mantenha relevante e em destaque é ampliar o leque de serviços oferecidos.

Os novos empresários não querem ter que contratar diversos profissionais, mas sim confiar em contadores capacitados e polivalentes.

A última dica é apostar em tecnologia. Com a integração contábil seu escritório de contabilidade oferecerá um serviço mais eficiente e dinâmico.

Já não é mais viável manter a gestão de uma contabilidade apenas com papel e lápis. A modernização é um caminho inevitável e necessário para o sucesso neste setor.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA