Falta de foco e indisciplina: como isso interfere no crescimento profissional

Falta de foco e indisciplina: como isso interfere no crescimento profissional

Trabalho sempre atrasado, reclamações do chefe e correria constante para desfazer os erros de um trabalho já feito. Consegue se identificar? Pois você pode estar experimentando um quadro de falta de foco e indisciplina.

Mais do que apenas tornar tudo mais difícil, esse tipo de comportamento traz impactos graves em sua carreira e por isso precisa ser revertido o mais rápido possível. Para ajudá-lo nisso, continue lendo e veja o que tenho a dizer sobre como isso pode interferir no crescimento profissional.

Quais os efeitos da falta de foco?

Se você acha que a falta de foco e a indisciplina são problemas que afetam apenas a sua própria qualidade de vida, saiba que está enganado. A coisa que eu mais vejo acontecer é o desperdício de talento por parte de bons profissionais devido à falta de foco e de disciplina. Isso acontece principalmente ao fato de que essas características causam interferências como:

Perda de produtividade

Uma das interferências mais notáveis da falta de foco e indisciplina é a perda de produtividade. Como está distraído demais, o profissional acaba procrastinando tarefas, errando no que deveria ser feito ou simplesmente se esquecendo ou deixando de lado etapas importantes.

O resultado disso? Retrabalhos, correções, perda de desempenho e um trabalho que parece sempre ser feito pela metade.

Dificuldade em atingir metas

Um profissional que não tem foco ou disciplina encontra muito mais dificuldades em atingir metas. Na minha experiência, um profissional que não tem produtividade não consegue chegar às suas metas justamente pelo fato de tudo ser feito pela metade ou tomando atalhos que não deveriam atingir.

Assim, um profissional que não tem essas características importantes também é um profissional que constantemente fica para trás e que está sempre abaixo do desempenho desejado.

Obstáculos para o crescimento profissional

A falta de produtividade e de resultados também faz com que o profissional encontre muito mais obstáculos para o crescimento natural. Com essas características somadas, é natural que nenhum chefe fique impressionado ou que note o verdadeiro talento do profissional.

Sabe aquela promoção que você tanto deseja? Pode esquecê-la se não tiver foco e disciplina, porque sem isso você também não é capaz de obter resultados. Assim, é muito mais difícil crescer e se estabelecer na carreira se você não puder apresentar essas características tão importantes.

Como mudar a situação?

Não acho que você queira experimentar nenhum desses efeitos e, por isso, é necessário que você saiba como mudar a situação. Isso significa que você precisa pensar em formas de criar foco e disciplina e para isso o primeiro passo é encontrar um ponto de motivação.

Descubra o que o faz realizar o que você faz e use isso como uma forma de se motivar. Pense também que os maiores afetados pelos resultados – ou pela falta deles – são apenas você e a sua carreira.

Por isso, invista em técnicas que lhe impulsionam a manter-se mais focado, e assim estabeleça pequenos resultados que você possa cumprir de maneira rápida. Quer um exemplo? Você pode definir como meta do dia terminar todo o trabalho antes do expediente e não levar trabalho para casa.

Como é uma meta mais rápida, é bem mais provável que você consiga cumpri-la com menos dificuldade do que apenas estabelecer conseguir a promoção. Aos poucos, você vai conseguir construir o hábito de ter foco e disciplina, mudando o jogo a seu favor.

Foco e disciplina são duas características desejáveis e até mesmo indispensáveis em qualquer profissional que deseje ter sucesso. Sem elas, é mais difícil produzir, atingir resultados e crescer na carreira e por isso é necessário que você vire esse jogo. Ao fazer isso, você dará à sua carreira uma chance real de obter sucesso, valorizando os seus esforços.

Quer chegar ao sucesso? Então curta a nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro das melhores dicas.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T12:00:00+00:00 14 de Março de 2016|Produtividade|