Faça como Warren Buffet – 10 Formas de ficar rico

Como uma fortuna estimada em $62 bilhões de dólares, Warren Buffet foi, em certo momento, o  homem mais rico do mundo inteiro.

Neste artigo ele mostra como você pode se tornar rico

As 10 principais formas de ficar rico por Warren Buffet

1) Reinvista seus lucros

Quando você gerar seu primeiro dinheiro, você pode ficar tentado a gastá-lo. Não faça isso. Ao invés disso, reinvista o lucro. Warren Buffet aprendeu isso muito cedo. No ensino médio, ele e um amigo compraram uma máquina de pinball e colocaram em uma barbearia. Com o dinheiro que fizeram, eles compraram mais máquinas até que tivessem máquinas em oito lojas diferentes. Quando os amigos venderam o negócio, Warren Buffet usou o processo para comprar ações e para começar um novo negócio. Aos 26 anos, ele possuía impressionantes $174 mil dólares – ou $1.4 milhões nos dias de hoje. Mesmo uma quantia pequena pode se tornar em grande riqueza.

2) Queira ser diferente

Não baseie suas decisões naquilo que as pessoas estão dizendo ou fazendo. Quando Warren Buffet começou a gerenciar investimentos em 1956 com $100 mil dólares de alguns investidores, ele foi chamado de maluco. Ele trabalhava em Omaha, não em Wall Street, e ele recusou a dizer a seus pais onde estava investindo seu dinheiro. As pessoas fizeram previsão de que ele iria quebrar, mas quando ele acabou com sua parceria 14 anos depois, ela valia mais de $100 milhões. Ao invés de seguir a multidão, ele procurou por investimentos desacreditados e acabou invariavelmente batendo o mercado todos os anos. Para Warren Buffet, a média é justamente isso – o que todas as outras pessoas estão fazendo. Para estar acima da média, você precisa se medir com o que ele chama de placar interior, julgar a si mesmo por seus próprios padrões e não os do mundo.

3) Nunca “chupe seu dedão”

Reúna antecipadamente qualquer informação que precise para tomar uma decisão, e peça a um amigo ou parente que garanta que você irá cumprir o prazo. Warren Buffet se orgulha muito de sua agilidade mental e por agir segundo a mesma. Ele chama qualquer pausa desnecessária de “chupar o dedão”. Quando alguém lhe oferece um negócio ou investimento, ele diz, “eu não irei falar sobre o assunto até que me tragam um preço.” Ele carrega essa resposta na ponta da língua.

4) Deixe claro o combinado antes de começar

Sua margem de barganha é sempre maior antes de você começar um trabalho – isso é quando você tem alguma coisa que a outra parte deseja. Warren Buffet aprender essa lição da pior forma quando era pequeno, quando seu avô Ernest o contratou e a um amigo para limpar a loja da família após uma nevasca. Os garotos passaram 5 horas cavando até quase perder suas mãos congeladas. Depois disso, seu avô deu à dupla menos de 90 centavos para dividirem. Warren Buffet ficou horrorizado por ter trabalho muito duro para ganhar poucos centavos por hora. Sempre deixe claro antecipadamente as especificações de um acordo – mesmo que seja com seus amigos ou parentes.

5) Fique de olho nas pequenas despesas

Warren Buffet investe em negócios dirigidos por gestores que são obcecados por custos apertados. Certa vez ele comprou uma empresa que o dono contou as folhas em rolos de 500 folhas de toalhas de banheiro para saber se ele estava sendo trapaceado (e estava). Ele também admirou um amigo que pintou apenas a fachada de seu prédio que era voltada para a rua. Exercitar a vigilância em cada despesa pode fazer seus investimentos – e salário – ir muito mais longe.

6) Limite o que pede emprestado

Viver com cartões de crédito e empréstimos não irá te tornar rico. Warren Buffet jamais pegou emprestada uma quantia significativa – nem para investir, nem para amortizar. Ele recebe muitas correspondências emocionantes de pessoas que imaginavam que seus empréstimos eram gerenciáveis, mas acabaram soterradas de dívidas. Seu aviso: negocie com os credores para pagar o que você puder. Então, quando você estiver livre de débitos, trabalhe para guardar algum dinheiro para que possa investir.

7) Seja persistente

Com tenacidade e ingenuidade, você pode ganhar de um competidor mais estabelecido. Warren Buffet adquiriu a Nebraska Furniture Mart em 1983 porque ele gostava da forma como sua fundadora, Rose Blumkin, tocava o negócio. Uma imigrante russa, ela transformou o mercado a partir de uma loja de penhores na maior loja de móveis da América do Norte. Sua estratégia era pechinchar nas grandes compras, e ela era uma negociadora impiedosa. Para Warren Buffet, Rose exalava a coragem necessária que cria um vencedor a partir de um desacreditado.

8) Saiba quando parar

Uma vez, quando Warren Buffet era jovem, ele foi até uma pista de corridas. Ele fez uma aposta em um páreo e perdeu. Para recompor seus fundos, ele apostou em outro páreo. Ele perdeu novamente, deixando-o perto de ficar com nada. Ele se sentiu mal – ele viu quase evaporar os ganhos de uma semana. Warren Buffet nunca mais cometeu este erro. Saiba quando deixar para trás uma derrota, e não permita que a tola ansiedade faça com que você tente novamente.

9) Avalie o risco

Em 1995, o empregador do filho de Warren Buffet, Howie, foi acusado de cartel pelo FBI. Warren Buffet pediu para que Howie imaginasse o pior cenário possível caso ele permanecesse na empresa. Seu filho logo percebeu que os riscos de ficar seriam muito maiores que qualquer ganho, e ele pediu demissão no dia seguinte. Se perguntar “e o que mais?” pode te ajudar a ver todas as consequências possíveis quando você está lutando para tomar uma decisão – e pode te guiar até a opção mais inteligente.

10) Saiba o que o sucesso realmente significa

Apesar de sua fortuna, Warren Buffet não mede o sucesso por dinheiro. Em 2006, ele prometeu doar quase toda sua fortuna para caridade, primeiramente para a fundação Bill e Melinda Gates. Ele é inflexível sobre não construir monumentos para si – nada de salas ou prédios com o nome Warren Buffet. “Conheço pessoas que tem um monte de dinheiro,” diz ele, “e eles recebem jantares especiais e alas de hospital com seus nomes. Mas a verdade é que ninguém no mundo as ama. Quando você chegar à minha idade, você irá medir o sucesso na vida pela quantidade de pessoas que você quer que amem você que verdadeiramente o amam. Esse é o teste final de como você viveu sua vida.”

Antes de me despedir, quer compartilhar com você alguns artigos que escrevi sobre como construir sua riqueza e conquistar a independência financeira:

Forte Abraço,

André Cruz