Acha difícil guardar dinheiro? Experimente poupar a dois

Se você tem dificuldade em poupar dinheiro e não consegue ter disciplina pra isso, calma! Você tem a mesma dificuldade que milhões de brasileiros. Experimente poupar a dois.

Uma estratégia de poupar a dois, abordada no site Finanças Femininas, promete ajudar muitas pessoas. A ideia é aumentar sua motivação e fazer a prática de poupar dinheiro mais fácil.

“Os estudos mostram duas coisas em relação à poupança: que ter um objetivo funciona melhor e que poupar junto a outra pessoa também aumenta suas chances de sucesso. Se você consegue juntar as duas coisas, é possível sobrepor as vantagens”, explica Vera Rita de Mello Ferreira, consultora e professora de psicologia econômica e educação financeira.

Confira abaixo as curiosidades sobre essa estratégia.

Por que poupar a dois funciona?

Ter uma meta de poupança ao lado de outra pessoa funciona, principalmente, porque um consegue incentivar e manter o outro firme nesse processo – desde que a relação seja boa, obviamente.

Se um está fraquejando, o outro dá uma força e o lembra de seus objetivos, se um quer comprar alguma coisa super cara, o outro o distrai do consumo por impulso.

“A relação funciona como uma espécie de rede de segurança: quando um está caindo, o outro vai lá e o segura”, explica a especialista.

Outro ponto que torna essa estratégia tão eficaz é a ideia do compromisso público.

Isso significa que só o fato de dizermos a alguém que vamos fazer algo, já aumenta as chances de cumprirmos a meta – mesmo que esse comportamento não seja deliberado.

Mas, atenção…

Para que a estratégia de poupar a dois funcione, é fundamental que cada um mantenha uma quantia para gastar livremente, orienta Vera.

“Esse valor é para gastos pessoais e a pessoa não precisa dar satisfação a outra sobre ele.

Isso é importante porque, ao se controlar demais, a pessoa acaba gerando um desconforto psíquico tão grande à si mesma, que, em algum momento, acaba não aguentando manter o foco.”

E como fazer?

Para quem deseja ter a experiência de poupar em conjunto, Vera ensina algumas “técnicas” que podem ser utilizadas para tornar essa tarefa mais leve e lúdica.

Esse pode ser um bom “start” de poupança. Depois de um tempo, a ideia é que a disciplina passe a acompanhá-la livremente. Confira.

Criem um jogo

Uma das ideias para tornar a poupança com outras pessoas mais interessante é “gameficar” a experiência, ou seja, transformá-la em uma espécie de competição.

Uma das formas de fazer isso é marcando um “score” de quem consegue poupar mais, economizar mais ou se organizar melhor.

“Dessa maneira, a tarefa se torna um tipo de ‘brincadeira’”, explica Vera.

Usem recursos visuais

Podemos não perceber, mas somos muito influenciados por estímulos visuais.

Por isso, criar uma forma de monitorar a evolução de vocês com o olhar pode ser muito motivador.

Um exemplo pode ser um calendário pregado na parede no qual vocês marcam quanto conseguiram guardar até o momento ou dão um “check” nos dias que cumpriram a meta estipulada.

Se acharem necessário, parcelem a poupança em dias

Guardar R$ 300 por mês parece difícil e distante? Tente, então, criar a meta de reservar R$ 10 por dia.

Isso aumentará a sensação de que a tarefa é possível e pode ser mais motivador, já que você poderá visualizar a evolução.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-12-31T13:01:16+00:00 28 de dezembro de 2017|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|