EPLA: Um Método Eficiente Para Estudar Muitas Matérias

Quem está se preparando para um grande concurso ou prova, se depara com uma pilha de livros e não sabe como estudar muitas matérias. A diferença entre quem consegue absorver o conteúdo com qualidade e quem não consegue está no método apresentado nesse artigo.

Há quem memorize a matéria enquanto ouve as explicações do professor, mas a maioria de nós precisa ler e revisar o assunto em casa, de forma solitária. Estudar muitas matérias exige um esforço de estudo em longo prazo e uma revisão permanente. Aí começa o problema:

Como ler e reter o conteúdo de todas as matérias com o tempo que sobra para estudar?

É preciso paciência, tempo e estratégia.  De forma que você consiga memorizar e revisar rapidamente aquilo que já estudou há um ou dois meses atrás. Por esse motivo,  o método EPLA é muito útil para quem vai estudar para provas e concursos.

 

O que é exatamente o método EPLA?

EPLA* é um método eficiente para estudar e reter as matérias de livros didáticos e apostilas. Cada letra significa um passo a seguir em sua rotina de estudos para torná-la mais fácil e produtiva.

Examinar

Nesta etapa você deve obter uma compreensão geral do conteúdo que será estudado. Examine o título, as imagens, os gráficos, os mapas ou as tabelas. Se houver, examine também a introdução, o resumo e a conclusão.

Do título você deve extrair o tópico geral da matéria. Da introdução, presente nos 2 primeiros parágrafos, extraia uma visão geral do que vai estudar. Busque os cabeçalhos para identificar tópicos específicos que serão abordados. Do resumo e da conclusão, obtenha fatos e pontos principais para focar sua atenção.

Perguntar

formule perguntas sobre a matéria que devem ser respondidas durante sua leitura. Não questione o resumo, a introdução ou a conclusão – questione sobre o resto. Faça perguntas do tipo: “O quê?”, “Por que?”, “Quem?”, “Onde?”, “Quando?” e “Como?”.

Às vezes, mais de uma pergunta precisa ser feita para o mesmo tópico. Escreve as perguntas em um caderno deixando um espaço para as respostas. Lembre-se de formular perguntas que tem chances de cair na prova ou que o ajudem a memorizar o conteúdo.

Ler

Em seguida, leia a matéria grifando as palavras que o ajudam a lembrar-se do conteúdo. A leitura deve ter, por objetivo, responder as perguntas formuladas além de compreender e memorizar o conteúdo. Ao responder cada pergunta, certifique-se de manter o foco no assunto em questão.

Anotar

Em seu caderno, escreva cada pergunta formulada e resposta obtida após a leitura da matéria. No final, leia cuidadosamente o que escreveu e reserve um tempo para memorizar o que aprendeu.

Seguindo esse método, você estará investindo em uma rotina séria e focada de estudos enquanto prepara os resumos com conteúdo chave para revisar dias antes da prova.

 

E você, segue algum outro método na hora de estudar muitas matérias? Compartilhe com a gente nos comentários 😉


(*) Versão traduzida do método SQRW (Survey, Question, Read, and Write)

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-08-01T09:39:18+00:00 1 de agosto de 2017|Carreira, Produtividade, Sucesso Pessoal|