A arte de encantar clientes

Frequentemente as empresas e seus profissionais de controle de vendas se deparam com dificuldades e fracassos, e não conseguem descobrir as razões que ocasionaram a situação. O processo de venda pode ser muito fácil para alguns profissionais e bastante difícil para aqueles que não entendem os fundamentos de uma relação estabelecida entre o vendedor e o cliente.

A palavra vender tem origem no Latim e significa ‘servir’. Dessa forma, o fundamento principal do bom vendedor é servir às necessidades do cliente. A questão é que as exigências dos consumidores têm sofrido muitas mudanças nos últimos anos, mas uma unanimidade é sobre o fato de que as pessoas não compram coisas, e sim compram os benefícios proporcionados pelas coisas.

Existem muito cursos, livros, workshops que ensinam técnicas de vendas e como descobrir as necessidades dos clientes, que nem sempre são explicitas. Mas em geral existem algumas etapas que servem como padrão para fazer a preparação adequada da venda, sintonia com o cliente, descoberta do interesse do consumidor, apresentação da solução, e o fechamento efetivo da compra. O mais importante desse processo é manter o foco direcionado ao cliente para perceber suas reais necessidades e oferecer o produto que atenderá suas vontades.

 

A arte do encantamento

De acordo com o dicionário, encantar significa seduzir, cativar, enfeitiçar, maravilhar alguém. E qual seria a melhor maneira de fazer isso se não proporcionar ao seu cliente a melhor experiência possível. Descobrir as necessidades dos clientes e propor atitudes que superem suas expectativas é o grande segredo para encantar clientes.

Consumidor ou cliente

Você sabe a diferença entre um consumidor e um cliente?

O consumidor é aquele que entra na sua loja uma vez, compra algo e talvez nunca mais retorne. Cliente é muito mais do que isso, é aquele que retorna, sente-se bem, acompanha as novidades da loja, recomenda e cria uma relação de longo prazo com a sua empresa e com o vendedor.

Um consumidor pode, perfeitamente, se transformar em um cliente fiel, e isso normalmente depende apenas de como ele será abordado e tratado pelo vendedor. O relacionamento com o vendedor, muitas vezes, chega a ser mais importante na decisão de compra até do que o preço. Quem nunca comprou algo que sabe ser mais caro só porque se sente bem e é bem tratado em um lugar. Esse é o grande objetivo das estratégias de marketing no negócio.

O que faz o cliente comprar algo?

Muitas empresas se enganam em acreditar que seus clientes compram seus produtos. Na verdade clientes compram expectativas, benefícios e soluções. Você não compra um sorvete apenas, mas sim a sensação de frescor que o sorvete proporciona em dias quentes, ou então o sabor doce que você deseja sentir para alegrar seu dia.

Os clientes buscam o valor da oferta, que pode ser entendido como o resultado da comparação entre vantagens e custos. Para os clientes, as vantagens são as características que solucionam seus problemas, e custos envolvem o dinheiro em si, o tempo gasto, o esforço e questões emocionais. Os clientes aceitam pagar mais caro para ter a sentir que esse custo pessoal foi reduzido.

Hoje em dia os clientes buscam experiências, e isso pode ser proporcionado oferecendo, principalmente, um bom atendimento, entrega adequada ou superior de produto ou serviço contratado e atendimento pós-venda relevante.

E quando falamos de atendimento, envolve todas as etapas, desde o contato com o vendedor, até o tempo em que o cliente espera na fila do caixa. Uma excelente maneira de melhorar o atendimento de seus clientes dentro da loja, por exemplo, é implantar um sistema de PDV online, com venda balcão, que ajuda sua empresa a realizar as vendas de maneira mais rápida e eficiente, eliminando as longas filas que tanto afugentam os clientes. O importante mesmo é entender o cliente e superar suas expectativas.

Além disso, esse tipo de programa para controle de caixa o oferece controle financeiro, controle de estoque, controle de vendas, que proporcionam além do encantamento do cliente, o sucesso da sua empresa.

Dicas para Encantar os clientes:

  • Causar boa impressão inicial;
  • Conversar com o cliente;
  • Personalizar a conversa chamando o cliente pelo nome;
  • Mostrar que você se importa e se interessa pelas necessidades dele;
  • Fazer escolhas positivas;
  • Utilizar a curiosidade do cliente com aliada;
  • Criar boas lembranças e experiências;
  • Ser criativo e ousado;
  • Observar os clientes para encontrar suas necessidades;

Encante seus clientes e eles divulgarão sua empresa

Uma excelente consequência do bom atendimento é a repercussão e o engajamento gerado. Quando seus clientes se sentiram bem atendidos, terão prazer em divulgar e falar bem da sua empresa. É o famoso boca-a-boca tão desejado, a publicidade gratuita, que sempre foi e continua sendo uma das melhores estratégias de marketing.

E você, o que faz para encantar seus clientes?

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By | 2017-09-06T15:46:00+00:00 20 de setembro de 2017|Sucesso Profissional, Vendas|