Definir metas emocionais ou metas racionais?

Definir metas emocionais ou metas racionais?

Existe uma questão em relação a metas que, normalmente, é ignorada.

O problema, é que essa questão é um dos principais motivos para uma meta fracassar.

Uma meta deve ser emocional ou racional?

Normalmente, ao definir uma meta sugere-se ser o mais claro possível, vamos supor 2 exemplos:

  • Maria tem 38 anos e 83 quilos, decidiu que em 25 de março de 2014 vai começar um programa de reeducação alimentar para, em seu aniversário, dia 25 de junho de 2014 estar com 77 quilos.
  • Fernandes tem 47 anos e possui uma loja de roupas no Centro do Rio de Janeiro. Ele decidiu que no período entre 28 de junho de 2014 até 28 de julho de 2014, ele irá aumentar o faturamento da empresa em 10% a mais que o faturamento do mesmo período do ano passado.

METAS RACIONAIS FUNCIONAM?

Observe que são duas metas bem estruturadas, certo?

Tem o prazo inicial e o prazo final, facilmente visto no calendário e o objetivo final específico para ser de fácil identificação se concluiu ou não a meta.

É bem racional e de fácil entendimento. Além de ter bastantes números para ser específico, legal né?

Eu escrevi em outros artigos sobre metas, aqui no site, que todas essas informações são importantes ao definir uma meta.

Mas, se é racional, facilmente colocado em calendário ou planilhas empresariais/financeiras, porque mesmo assim muitas pessoas não conseguem conquistar?

Porque falta a parte emocional da meta.

E AS METAS EMOCIONAIS?

É importante perceber, que em nossos 2 exemplos, as pessoas que definiriam as metas realmente desejam os resultados esperados: Maria quer emagrecer e Fernandes quer aumentar o faturamento.

Eles realmente querem conquistar seus objetivos.

Mas, provavelmente, Maria já se acostumou a viver com seu peso e Fernandes vive bem com seu faturamento atual.

Porém, eles podem ser facilmente vencidos pelas tentações: a pizza tamanho extra no final de semana da Maria, ou aquelas ligações aos clientes que ficaram de dar resposta que podem ser deixadas para depois do Fernandes.

Qualquer meta é focada em: sair do estado atual e alcançar o estado desejado.

Durante esse caminho vão ocorrer tentações e até mesmo algumas dificuldades. E é por isso, que metas totalmente racionais não funcionam tão bem.

Uma meta deve ter um peso emocional muito forte para ser concluída.

Ao definir sua meta, você deve ter certeza de que falhar com a meta não é uma opção.

DICAS PARA DEFINIR METAS:

Vamos continuar com os exemplos da Maria e do Fernandes.

Ao definir sua meta, Maria deve ter certeza que o ganho que ela vai conquistar vai ser mais poderoso que as tentações:

Maria deve ter uma clara noção de qual vai ser a primeira roupa que ela vai usar, ao adquirir o peso desejado. Vai ser um vestido? Uma saia? Qual cor?

Qual vai ser a primeira coisa que Maria vai falar ao subir na balança e ver seu peso desejado? O que ela vai pensar ao ver que conquistou a meta? Que superou todos os obstáculos que foram surgindo ao longo das semanas? Que ela foi mais forte que as tentações?

Maria consegue se imaginar olhando para o espelho e vendo uma Maria mais bonita, mais magra?

Maria consegue se imaginar com uma saúde melhor? Brincando com sua sobrinha de 3 anos, Júlia, e se sentindo mais disposta por causa de sua nova educação alimentar?

É muito importante que esses cenários mentais estejam claros ao definir sua meta, você precisa ter certeza de que falhar com a meta não é uma opção.

No caso do Fernandes, ele já vive bem com sua família com o faturamento atual de sua loja. Aumentar seu faturamento não vai gerar grandes mudanças em sua vida.

Perceba como Fernandes precisa de uma motivação muito mais emocional do que a racional que ele já definiu corretamente?

Fernandes precisa saber exatamente o que ele vai fazer com esse faturamento extra. Ele consegue se imaginar olhando os relatórios e analisando que conquistou seu aumento?

Por que é importante para o Fernandes esse aumento? Ele vai investir em um melhor ambiente para seus clientes? Para que seus clientes se sintam completamente especiais ao entrarem na loja?

Quem vai ser a primeira pessoa que Fernandes vai comunicar a conquista de sua meta? Que superou o cansaço, a procrastinação e conquistou sua meta?

Fernandes vai investir em publicidade para mudar a vida (para melhor) de um maior número de clientes?

Você consegue ver a diferença de como é muito mais forte quando juntamos uma meta emocional com uma meta racional?

É muito importante definir claramente o peso emocional em sua meta, porque apenas assim você vai enfrentar e superar os obstáculos que vão surgir.

“Eu quero colocar uma marca no universo.”

Steve Jobs

 

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By | 2017-01-02T12:02:16+00:00 1 de maio de 2015|Coach|