Conheça os seus 6 níveis neurológicos

Quantas vezes não estamos conversando com alguém, geralmente com algum tipo de relacionamento mais forte, por telefone e quando perguntamos “onde você está?” a pessoa simplesmente perde a linha e começa a falar que gosta de você e que você não deve duvidar dela etc?

Você sabia que isso acontece por conta dos níveis neurológicos de sua mente?

Essa é a hora de você dizer Ahhh? Níveis neurológicos? Seis? Como assim?

Bom, vamos à história…

Os seis níveis neurológicos foram desenvolvidos por Robert Dilts a partir dos estudos de aprendizagem de Gregory Bateson.

Esses níveis determinam onde podemos atuar para o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos de sua vida.

Os níveis são:

1) Ambiente – refere-se ao ambiente externo à pessoa. Fisicamente onde a pessoa atua ou vai atuar determinado papel. Este nível determina onde e quando e determina os limites de onde as coisas acontecem;

2) Comportamento – refere-se às ações que a pessoa pode executar em um determinado ambiente. É este nível que rege o que fazemos em determinados lugares. Lembro que Comportamento é sempre uma ação ou, como meu professor de PNL costumava dizer, é tudo aquilo que podemos filmar ou fotografar;

3) Capacidade – refere-se ao como executar aquele determinado comportamento. Ele também tem há ver com as estratégias utilizadas pelas pessoas de acordo com suas habilidades (inerentes ou adquiridas);

4) Crenças & Valores – refere-se ao por que das ações ou pensamentos das pessoas. As pessoas fazem determinadas coisas por que acreditam (crença) em alguns princípios e são balizados por seus valores internos. Este nível está diretamente relacionado à motivação e/ou permissão para fazer determinada coisa.

5) Identidade – refere-se ao nível do EU. Tem uma relação muito próxima com o nível de crenças & valores, porém está acima disso tudo uma vez que quem SOU é muito maior do que qualquer crença & valor que eu tenha sobre mim mesmo.

6) Espiritualidade – este nível refere-se à camada superior de nosso EU. Tem há ver com nossos relacionamentos familiares, com nossos amigos, nossa crença em tudo aquilo que está além de nosso EU.

Mas André, qual a relação desses níveis com o fato de meu companheiro(a) ficar irritado(a) quando pergunto onde ele(a) está e já sai disparando que eu posso confiar nele(a) e que ele(a) me ama etc?

Bom, a explicação é simples. Quando você pergunta “Onde Você Está?”, está fazendo uma pergunta no nível de “Ambiente”. Correto?

Quando ele(a) responde qualquer coisa diferente do local físico onde se encontra, poder ter certeza que ele(a) está se comunicando em algum outro nível neurológico (provavelmente das crenças & valores) e por isso o embate. Seria a mesma coisa que eu perguntar qual a cor do abacate e você me responder que jacaré não come alpiste.

Se isso acontecer, respire fundo e diga a ele(a) “Eu apenas perguntei onde você está. Nada Além disso. Você percebeu alguma coisa a mais nesta simples pergunta?”. Simples assim.

Faça o teste e me conte depois o que aconteceu.

Forte Abraço,

André Cruz

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA