Como fechar mais vendas

As vendas de uma empresa estão no topo de prioridade de um gestor. Não há dúvidas sobre o quão essencial é ter um fluxo de caixa saudável gerando mais vendas do que custos, afinal o contrário pode levá-la à falência.

E essa forma de pensar não é mero clichê de faculdade. O faturamento é extremamente importante para o sucesso de um negócio. É simplesmente impossível sobreviver em um mercado tão competitivo como atualmente sem gerar vendas.

Pense em uma empresa perfeita, mas que tenha dificuldade nesse sentido. Ela negocia muito bem com seus fornecedores, recebe a mercadoria nos prazos acordados, possui funcionários engajados, mas não consegue comercializar seus produtos e serviços.

O caminho dessa empresa é quebrar. Por um tempo os sócios até podem colocar dinheiro e segurar uma dificuldade momentânea, mas isso precisará ser corrigido. Nesse contexto, a dúvida passa a ser a mesma para todas as empresas: como fechar mais vendas?

Confira a seguir algumas dicas para melhorar seus resultados nas vendas mensais.

1. Conheça seu cliente

Toda empresa tem um público para o qual deseja vender algo (produto e/ou serviço). Até aqui nenhuma novidade. Quantas delas realmente conhecem o seu público?

Você certamente ficaria surpreso de ver a quantidade de empresas (especialmente micros e pequenas empresas) que não possuem uma definição clara sobre esse assunto ou que então, pior ainda, querem atingir todas as pessoas possíveis e imagináveis.

O primeiro passo para melhorar as suas vendas é entender o seu cliente. O que importa para ele? Quais os assuntos que ele costuma pesquisar nas buscas do Google? Qual a faixa etária? O que para ele é um diferencial no seu produto?

Essas perguntas precisam ser respondidas facilmente pelo empreendedor que conhece o seu público. Munido dessas informações tudo fica mais fácil, inclusive como fazer para chegar e convencê-lo a comprar aquilo que você quer vender.

2. Escute

Ainda sobre o cliente, deixe que ele exponha a opinião sobre tudo que envolve seu negócio. Ele está satisfeito? O atendimento foi adequado? Ele sente falta de algo?

Claro que algumas reclamações devem ser ponderadas. O preço, por exemplo, costuma ser líder nesse quesito. Se o seu valor estiver de acordo com a concorrência talvez seja uma reclamação qualquer. Por isso, é importante saber calcular o preço de venda.

Por outro lado, opiniões subjetivas sobre qualidade e atendimento devem sim ser ouvidas. É seu cliente que irá apontar se o caminho está certo ou não. Ignorando tudo isso ficará muito difícil encontrar um aumento das suas vendas.

3. Trabalhe no pós-venda

Grande parte das empresas trabalha a venda até o pagamento. Não faça isso: você estará perdendo uma grande oportunidade de trabalhar a fidelização de um cliente.

Para isso, invista no pós-venda. Questione sobre o que ele achou do produto, quais as reclamações ou qualquer outra coisa que permita uma análise assertiva sobre o desempenho do seu produto para o seu cliente.

Com isso você não apenas melhora a sua empresa (afinal, está se baseando em alguém que é potencial comprador) como ainda aumenta as chances de que aquela pessoa volte a comprar com você – e, claro, faça com que suas vendas aumentem.

4. Tenha metas

As metas são vistas pelos colaboradores como meta de medir o desempenho dos trabalhos que realizam. Essa visão não é de toda errada, mas precisa ser mais abrangente na tentativa de aumentar as vendas.

As metas são, na verdade, a maneira de marcar objetivos que devem ser alcançados. Elas são um direcionamento de onde a empresa quer chegar. Sem um norte fica difícil traçar ações para aumentar as suas vendas. Não se esqueça delas.

5. Software de gestão empresarial

Para melhorar os resultados da sua empresa é fundamental ter controle sobre números e indicadores que ela apresente. E para isso nada mais eficaz do que trabalhar com um software de gestão empresarial.

Com ele você terá sempre mais controle para os setores da sua empresa sobre diversos aspectos, principalmente vendas e estoque. Desta forma, você consegue ter mais agilidade para a tomada de decisão e as estratégias de marketing.

Uma boa opção é oferecida pelo GestãoClick, um sistema de gestão para pequenas empresa. Você verá que é uma ferramenta simples de trabalhar e focada para facilitar o trabalho de gestores empresariais, sendo determinante para que a sua empresa consiga fechar mais vendas.

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By | 2017-08-08T10:22:41+00:00 16 de agosto de 2017|Sucesso|