Como educar as crianças para se tornarem adultos controlados e responsáveis financeiramente?

Como educar as crianças para se tornarem adultos controlados e responsáveis financeiramente?

Para conseguirmos uma vida financeira equilibrada, temos que usar o dinheiro com a razão. Se tivermos o hábito de fazermos isso diariamente, com certeza será fácil transmitir essa ideia para os nossos filhos.

Muitos de nós tivemos dificuldade em lidar com o dinheiro e não queremos que nossos filhos cometam os mesmos erros.

Você pode começar mostrando os valores como responsabilidade e planejamento, pois assim eles começarão a gerenciar o dinheiro. Isso pode ser trabalhoso, mas valerá a pena!

A jornada do dinheiro começa cedo

Como passar as noções de caro e barato para as crianças? Como ensinar o meu filho a comprar?

As crianças começam a lidar com o dinheiro muito cedo por volta dos três anos, com a ideia de caro e barato. Basta você ir ao mercado e sem querer fala:

“Nossa! Como isto está caro!” Ou: “Hoje vou ver se o leite está mais barato!”

Prontamente a criança começará a perguntar aos pais se o produto que ela quer comprar está caro ou barato.

Por volta dos seis anos já podemos demonstrar as noções de preço das lojas. Não importa a quantidade de dinheiro que os pais tenham, nem se o objeto escolhido for bem barato, o foco é a educação financeira.

Já na adolescência a pesquisa dos preços também é feita através da investigação do material do tal produto escolhido. Temos que mostrar se o produto é de qualidade.

Em toda fase, o fundamental é mostrar que temos que ter bom senso e responsabilidade para o consumo.

Gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro e não com sua maior riqueza, a educação.

Pai Rico, Pai pobre (Robert Kiyosaki)

 

Dicas de como prover a educação financeira para as crianças:

Dê exemplos – as crianças modelam seus pais sempre, deixe seu filho ver que você economiza, assim ele também vai economizar.

Use um cofrinho – use um pote transparente, para que seus filhos vejam o dinheiro crescendo.

Mostre que as coisas custam dinheiro – deixe que a criança pague o brinquedo com o valor que recebeu de mesada.

Estipule uma mesada (acima de 7 anos) – você pode dar pequenas tarefas a seu filho, como arrumar seu quarto, e explicar que elas são um trabalho dele. Assim, eles entendem que o dinheiro vem do esforço.

Brinque com eles – existem jogos disponíveis para ensinar conceitos financeiros, como o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida.

Converse sobre o dinheiro – as crianças podem entender que poupar é um esforço para toda vida. Na adolescência, podemos incluir nessa conversa os perigos do cartão de crédito e a responsabilidade de uma conta bancária.

Deixe seu filho errar – quando as crianças ganham quantias de dinheiro e gastam sem pensar, têm a oportunidade de aprender, e isso é muito valioso.

Dica Bônus

Leia para a sua criança – No livro O MENINO, O DINHEIRO E A FORMIGARRA, o menino descobre valores como o trabalho, a diversão e a relação das pessoas com o dinheiro.

A obra busca proporcionar às crianças uma reflexão sobre a importância do equilíbrio que existe em cada um, para que o mundo flua com prosperidade e alegria.  

O Menino, o Dinheiro e a FormigarraO Menino, protagonista desta história faz uma importante descoberta sobre valores como o trabalho, a diversão e a relação das pessoas com o dinheiro.

Certo dia, ao ouvir de sua mãe a clássica história infantil da formiga e da cigarra, o Menino, que era muito perspicaz, fica pensativo… Compara a formiga ao próprio pai, que dirigia o trem na estrada de ferro todo dia, trabalhando arduamente… Depois, pensa na sua mãe como uma cigarra, cantarolando o dia todo dentro de casa…

 

Sucesso e abundância para você e sua família!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By |2017-12-11T08:13:02+00:0013 de dezembro de 2017|Autoconhecimento, Educação Financeira|