Combatendo crenças limitantes

Combatendo crenças limitantes

Tem alguma coisa que você gostaria de fazer mas não está fazendo? Talvez o motivo disso seja uma crença limitante.

As crenças limitantes são coisas em que acreditamos mas que limitam a nossa vida. É quando você começa a dizer a si mesmo que não pode ser, ter ou fazer alguma coisa achando uma justificativa para isso.

Digamos, por exemplo, que você tenha uma crença que está velho demais para praticar um esporte.

Esse é um pensamento que está bloqueando o seu progresso na vida. Por mais que você queira praticar um esporte não vai em frente em função dessa sua crença.

Sabe-se que o esporte é praticado em todas as idades. Muitos clubes fazem campeonatos master das mais diferentes modalidades. De basquete a tênis. De natação a futebol.

Pode ser que você esteja acima do peso e tenha uma crença limitante de que ficar magro é impossível para você. Já tentou várias dietas por diversas vezes e falhou.

Esses resultados desfavoráveis colocaram em você essa crença do “impossível”. Nesse caso, talvez seja interessante parar e analisar as verdadeiras causas dessas tentativas não terem dado certo.

Possivelmente você descobrirá que não fez a reeducação alimentar necessária para suceder no longo prazo. Tampouco manteve a devida regularidade na prática de exercícios.

Então é possível chegar a conclusão que não sabe se de fato é impossível emagrecer pois você nunca fez o que realmente precisava ser feito para isso. Se fizesse provavelmente daria certo.

Um tipo de crença limitante bastante frequente é aquele que começa com “Eu não consigo”. Como, por exemplo, “Eu não consigo aprender a dirigir”; “Eu não consigo falar em público”; “Eu não consigo parar de fumar”.

O problema de dizer que você não consegue é que você está inconscientemente selando o seu destino.

Se você diz a si mesmo que não consegue parar de fumar aí sim que você não irá conseguir.

Uma forma melhor de encarar a situação é dizer “Parar de fumar pode ser difícil mas certamente é possível.

Muita gente conseguiu. Posso conseguir também.”. Ou, pelo menos, você pode trocar uma frase de caráter permanente como “Eu não consigo” por uma de caráter mais transitório como “Eu não estou conseguindo”.

Pelo menos dessa forma você deixa espaço para uma possibilidade de conseguir no futuro.

Muitas são as crenças limitantes que fazem parte da nossa vida.

Sempre que você quiser fazer algo e tiver alguma coisa segurando você, tente fazer uma análise sob esta ótica e ver se você não está se prendendo a algo que não faz sentido. “Eu posso” sempre traz uma sensação muito melhor do que o “Eu não posso”.

A sua vida será recompensada com novas conquistas.

Sobre o autor:

Juan O’Keeffe é bacharel e mestre em Administração de Empresas e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog evolucaopessoal.com.br.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA
By |2018-08-12T12:58:05+00:0010 de agosto de 2018|Autoconhecimento, Convidados|