Checklist: Planejamento Financeiro Empresarial


Planejar as finanças da sua empresa é uma tarefa obrigatória não só para evitar prejuízos ao honrar todas as dívidas, como também para acompanhar a situação do seu negócio.

Afinal, se você não souber como está a sua situação financeira, não há base segura para tomar decisões a respeito de novos investimentos.

E para descobrir como fazer isso de maneira adequada nada melhor do que seguir o checklist definitivo sobre planejamento financeiro empresarial. Para tanto, confira neste artigo os seguintes tópicos:

  • Porque fazer o checklist do planejamento financeiro;
  • Checklist definitivo sobre planejamento financeiro empresarial;
  • Fluxo de caixa;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Controle bancário;
  • Como controlar as operações financeiras.

Porque fazer o checklist do planejamento financeiro

Como já foi dito, fazer o checklist do planejamento financeiro permite que você saiba como está a situação da sua empresa, o que é essencial na hora de fazer novos investimentos.

Mas esse é apenas um motivo, sendo que existem muitos outros, como saber se há dinheiro para paga as contas, se a empresa esta dando lucro e vendendo o suficiente.

Checklist definitivo sobre planejamento financeiro empresarial

As ações que fazem parte do checklist sobre planejamento financeiro empresarial permitem que você tenha conhecimento de quanto dinheiro está entrando e saindo todos os dias do seu negócio.

Possibilita ainda controlar as operações bancárias e fazer conferências para ter certeza que tudo está sendo executado de modo correto.

Além disso, disponibilizamos planilha de controle de financeiro grátis, na qual você pode encontrar reunidos itens deste checklist. Veja os tópicos:

Fluxo de caixa

O primeiro item do checklist do planejamento financeiro é o fluxo e caixa, que consiste simplesmente em registrar as entradas e saídas do seu negócio.

Isto é, os valores que são usados para pagar a contas e os valores que são recebidos. Essa movimentação, quando acompanhada, permite identificar o estado real e atual da sua empresa.

Contas a pagar

As contas a pagar envolvem todos os pagamentos que devem ser feitos, como os fixos (aluguel, salários, contas de água e de luz, etc.), quanto os variáveis (comissões, compra de matéria prima, horas extras, etc.).

Além disso, nem sempre todas as contas vencem nos mesmos dias. Assim, é importante saber quais as datas para se organizar e pagá-las em dia para que não tenha que arcar com multas e juros.

Contas a receber

Da mesma forma que você deve saber das contas a pagar, é preciso identificar as datas em que vai entrar dinheiro no caixa através do pagamento dos seus clientes.

De acordo com o seu ramo de atuação, isso pode acontecer todos os dias ou em apenas algumas datas.

Ter isso no seu planejamento financeiro empresarial é imprescindível para manter sempre dinheiro em caixa, sem correr o risco de ficar sem nada quando é preciso pagar as contas. E mais, só quando o caixa está positivo podem ser feitos novos investimentos.

Conciliação bancária

Essa tarefa consiste em comparar as operações registradas na sua empresa com o que está registrado nas contas bancárias.

Esse confronto de informações permite verificar possíveis erros administrativos e até mesmo fraudes de terceiros. Assim, essa é mais uma tarefa que não pode faltar no seu checklist sobre financeiro empresarial.

Controle bancário

Se a sua empresa possui contas em diferentes bancos, é fundamental acompanhar a movimentação de todas elas. Porém, isso pode ser bem trabalhoso quando exige que a sua equipe acesse cada banco com alguma regularidade.

Para ajudar nessa tarefa, a tecnologia dos softwares ERP são muito úteis, pois reúnem todas as informações bancárias em um só lugar.

Como controlar as operações financeiras

Os ERP cloud colaboram com o controle de todas as operações financeiras do seu negócio, pois além de informatizar os seus dados e tornar alguns procedimentos automáticos, registram em tempo real as movimentações de caixa.

Esse sistema de gestão empresarial conecta ainda os setores, como o financeiro e o estoque.

Com isso, você pode realizar a rotina administrativa de modo seguro e eficiente. O GestãoClick é um software ERP online, que permite também o acesso remoto aos dados da sua empresa, apenas para pessoas autorizadas.

Assim, ele pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar.

Conheça as demais vantagens que o GestãoClick oferece para o seu negócio a fim de executar com sucesso o controle financeiro empresarial.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-11-11T15:42:39+00:00 5 de novembro de 2017|Convidados, Educação Financeira, Sucesso Financeiro|