Atenção empreendedor: Confira essas 4 dicas para aumentar suas vendas

Como aumentar suas vendas se a taxa de desemprego está em alta, a inadimplência subindo e suas vendas caindo?

Aquela meta de aumentar o faturamento que foi criada no começo do ano já está impossível de ser batida?

Vida de empreendedor não é fácil em alguns pontos, especialmente quando o assunto são as vendas, não é mesmo?

Mas é sempre bom lembrar-se daquela reconhecida frase:

Tudo parece impossível até que seja feito.

— Nelson Mandela

E posso te dizer que sim, apesar de todos os fatores que tendem a reduzir o número de vendas, muitos empreendedores estão crescendo mesmo na crise, e para isso, eles contam com 4 dicas muito poderosas que vou falar ao longo do texto.

Mas, para criar estratégias de vendas é importante que o empreendedor tenha os dados da sua empresa na palma da mão, pois não adianta criar estratégias sem ter indicadores reais, não é mesmo?

Então, veja as dicas que preparei a seguir.

1. Defina seu público-alvo

Um dos erros que o empreendedor comete ao fazer suas estratégias de vendas é focar apenas do produto que será vendido, e não no seu público-alvo.

E essa é a primeira dica para aumentar suas vendas: fazer uma segmentação do mercado.

Dessa forma será muito mais fácil fazer estratégias de venda para um público-alvo e focar todos seus esforços para entender as necessidades de um público específico.

Para isso, é recomendável verificar no seu sistema de gestão empresarial primeiramente as informações de vendas, para saber qual é o seu produto mais vendido, que gera maior resultado financeiro para a empresa, e focar as estratégias de venda.

Outro ponto essencial que poderá ser verificado em um sistema de gestão é, além do seu público-alvo, conhecer a sua persona, ou seja, as informações detalhadas dos seus clientes, como idade, sexo, onde reside, escolaridade e diversos dados específicos para definir exatamente qual é o perfil de cliente e fazer estratégias específicas para aumentar suas vendas.

Por exemplo, no caso de pequenas lojas de roupa, e a maioria das vendas sejam vestidos para mulheres de 25 a 35 anos, uma estratégia de marketing para esse produto e público certamente aumentará ainda mais as vendas.

2. Empreendedor, você sabe quais são os reais problemas dos seus clientes?

A próxima etapa para aumentar suas vendas é entender quais soluções o cliente busca ao procurar sua empresa. Entenda melhor quais são os reais problemas e as dores que o cliente está tentando solucionar ao buscar seu serviço ou produto, pois assim, será possível produzir conteúdos relevantes para que ele sempre acompanhe sua empresa.

Uma boa forma de descobrir essa informação é analisar o controle de vendas do seu software de gestão, por meio de relatórios gerados pelo sistema será possível controlar e entender o que sua empresa está vendendo, não apenas o produto, mas sim qual é a solução que o cliente busca ao comprar cada item.

Outra forma de chegar nessa informação é utilizando os e-mails cadastrados no seu controle de clientes, e fazer pesquisas de satisfação com essa lista. Além de ouvir seu cliente, estará mostrando que se importa com a sua opinião, e poderá gerar novas ideias para o seu negócio, então aproveite essa oportunidade e use a seu favor.

3. Faça anúncios com marketing digital para aumentar suas vendas

Dados divulgados da 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que foi realizada entre novembro de 2015 e junho de 2016 mostram que 58% da população brasileira têm acesso à internet. Ou seja, cerca de 102 milhões de pessoas.

Apenas com esse dado é possível entender que o marketing digital é uma das melhores formas de divulgação atualmente, pois mais de 50% da população poderá ter acesso ao seu anúncio.

Além disso, com todas as informações que foram coletadas no software de gestão, o empreendedor poderá entender qual é o seu público-alvo, os problemas do cliente que precisam ser resolvidos, as soluções que eles procuram na sua empresa, e fazer ações de marketing para a sua persona.

Uma ótima ferramenta para isso é o Facebook, pois com ele é possível criar estratégicas focando na sua persona para alavancar suas vendas.

4. Como fazer a gestão das vendas e do controle financeiro da empresa

Como mencionei, é muito importante que o empreendedor tenha os dados da empresa na palma das mãos, e para isso, nada melhor do que contar com um sistema ERP online.

Com o aumento das vendas, é importante ter um bom controle dos itens que foram vendidos, dos saldos em estoque e especialmente um controle financeiro da empresa, pois esses dados serão um importante aliado para que sua empresa continue crescendo.

Como você poderá planejar uma promoção se não sabe quantos itens tem em estoque?

Ou pior ainda, você pode vender um produto abaixo do preço de custo por não ter um bom controle financeiro.

Com um sistema ERP online será o empreendedor poderá:

  • Ter um controle detalhado dos seus clientes com diversas informações específicas.
  • Enviar orçamentos rapidamente.
  • Ter o controle de todas as vendas detalhadamente, com dados de antes e depois de aumentar as vendas.
  • Ter um sistema para controle de estoque.

Com todos esses dados, que são apenas uma parte das funcionalidades de um sistema, será possível entender perfeitamente como sua empresa funciona e como mantê-la no topo do mercado, com boas estratégias de vendas aliadas a informações confiáveis.

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By | 2017-06-15T08:20:22+00:00 21 de junho de 2017|Vendas|