As 6 regras para o sucesso pessoal

 

De todas as habilidades humanas, a que se destaca é a “Visão do Todo”, a capacidade de ver as coisas que são importantes na vida e não ser distraído por coisas pequenas, triviais e irrelevantes. É a inteligência de separar a mensagem principal dos ruídos.

A “Visão do Todo” tem a ver com os grandes objetivos. Os grandes sonhos e aspirações das pessoas em todas as fases e aspectos da vida. Mas como você pode agarrar e manter a Visão do Todo”? O que é preciso?

A seguir apresentamos seis regras testadas para o sucesso nos negócios e no dia-a-dia:

1. Identifique suas prioridades

Estabelecer prioridades corretamente é sobre fazer escolhas inteligentes, decidir quais metas perseguir e em que ordem. Tudo isso conduz à visão e previsão. Pessoas inteligentes sobem os montes e vales do presente para contemplar as colinas e os vales do futuro e visualizar o invisível e os desafios à frente.

Empresários renomados como o fundador da Microsoft, Bill Gates, o fundador da Apple, Steve Jobs, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg tiveram visão de futuro. Eles conseguiram prever como a tecnologia seria capaz de mudar a vida das pessoas comuns. Então lançaram produtos e serviços que tornaram sua visão em realidade.

Estabelecer corretamente suas prioridades é escolher se deve ir para a escola, iniciar seu próprio negócio ou trabalhar para outra pessoa. Se casar ou permanecer solteiro. Ter filhos ou não. Continuar casado ou se divorciar. Casar novamente ao invés de  permanecer viúvo ou divorciado. Além de escolher como gastar seu dinheiro.

2. Use os recursos com sabedoria

Usar sabiamente seus recursos também é fazer escolhas inteligentes. Trata-se de tirar o maior proveito de recursos limitados. Comprar o produto com o melhor custo x benefício fazendo três perguntas simples:

Eu realmente preciso disso?

Este preço é justo?

Farei o melhor uso do meu dinheiro com isso?

Em alguns casos, usar os recursos sabiamente significa mais do que pechinchar. Significa comprar o produto mais adequado às suas necessidades. Também significa evitar juros e encargos financeiros (ou pagar o mínimo possível deles) quando você compra parcelado. Buscar taxas de juros mais baixas para o seu financiamento. Refinanciar as dívidas quando as taxas de juros caírem. Ficar longe de taxas e encargos financeiros repassados ao consumidor embutido no preço de mercadorias.

3. Mantenha-se focado

Manter-se focado significa agarrar-se com unhas e dentes às suas prioridades e objetivos. Focar no principal, não nas distrações, e agir. Dê os passos certos para alcançar seus objetivos. Isso é o que importa no final.

Exige paciência, persistência e disciplina para manter-se focado. Paciência para enfrentar os obstáculos que estão entre você e seu objetivo. Persistência para superar as falhas, retrocessos e tentações que podem levá-lo para fora do curso. Além de disciplina para jogar seriamente, cumprir todas as etapas, saber o que está fazendo, manter os prazos e observar todos os detalhes.

4. Desenvolva as relações certas

Alcançar um determinado objetivo requer resistência moral e psicológica. É preciso habilidades e recursos que nenhum indivíduo comum possui. Isto significa que na busca do sucesso pessoal, as pessoas precisam de amigos e parceiros para superar os obstáculos que se colocam entre elas e seus objetivos.

Na escola, os amigos podem fornecer o apoio moral e psicológico para superar a pressão das aulas, trabalhos de casa, provas e prazos apertados. Os parceiros fornecem informações e conhecimentos necessários para compreender conceitos complexos, concluir trabalhos de curso e auxiliar grupos de discussão.

No trabalho, os amigos fornecem o apoio moral e psicológico para suportar o estresse no local de trabalho, cumprir prazos, lidar com reclamações de clientes e com a política interna. Já os parceiros oferecem habilidades e conhecimentos para concluir projetos complexos que exigem cooperação de várias partes.

Amizades e parcerias são uma característica compartilhada por muitos fundadores de empresas bem-sucedidas como Bill Hewlett e Dave Packard- (da HP), Sergey Brin e Larry Page (do Google) e Bill Gates e Paul Allen (da Microsoft).

5. Não seja ganancioso

A ganância é a idolatria e perseguição implacável de algo que permite que as pessoas se diferenciem e se afastem das demais – dinheiro, poder, status e assim por diante. A sensação de que nunca tem o suficiente e que nada pode impedi-lo de acumular e acumular.

A ganância é uma obsessão que, como o álcool, entorpece os sentidos, obscurece a visão e nos faz perder a “visão do todo”. A ganância leva as pessoas a viver uma vida desequilibrada e desproporcional, dotada de comportamentos imprudentes e perigosos. Pessoas que querem tudo na vida falham ao negociar com os outros e tem dificuldade de se comprometer. Assim, acabam por perder tudo. Pessoas que querem tudo das amizades e parcerias se tornam egoístas e arrogantes, e no fim, acabam se destruindo.

6. Não seja complacente

A complacência é o oposto da ganância. É a idolatria das coisas que a pessoas já conseguiu, a sensação de que alcançou o objetivo final.

Isso soa contraditório com o que foi discutido anteriormente sobre manter-se focado, pois o sucesso não é um direito. Não pode ser tomado como certo. Pessoas bem-sucedidas não podem se dar ao luxo de ser complacentes porque os bons tempos não duram para sempre, especialmente nesse mundo de rápidas mudanças.

É por isso que a complacência é perigosa. Pessoas que são complacentes com suas realizações não acompanham o resto do mundo e são deixadas para trás.

Na escola, os alunos que são complacentes com seu desempenho no início do semestre, eventualmente, ficam atrás de seus colegas e acabam reprovados. No trabalho, aqueles que se tornam complacentes e não atualizam suas habilidades são os primeiros a serem demitidos em caso de crise econômica. No matrimônio, aqueles que se tornam complacentes porque conquistaram seu grande amor, tomam o outro como seu, além de tornarem-se apáticos e indiferentes ao parceiro.

 

Enfim, ser bem-sucedido é algo que todos podemos ser. Basta querer! Apesar de não existir um manual de instruções completo, seguir estas regras básicas pode fazer toda a diferença! E você, quais regras segue para ser bem-sucedido? Deixe seu comentário. 😉

Fonte: www.forbes.com – Traduzido e adaptado por Professores do Sucesso

 

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-05-08T14:01:21+00:00 12 de maio de 2017|Sucesso Pessoal|