“Amanhã eu faço”: como se livrar da procrastinação

Ser capaz de realizar algo quando tem de ser feito talvez seja uma das habilidades mais valiosas da vida.

Por outro lado, táticas de procrastinação podem ser extraordinariamente destrutivas. Dia após dia, a procrastinação vai dominando a forma como usamos nosso tempo.

Tudo se torna mais convidativo do que fazer o que é realmente necessário. Aprender como se livrar da procrastinação é a chave para uma vida mais leve e produtiva.

Quando procrastinamos, fazemos acordos inteligentes e evasivos com nós mesmos.

É algo do tipo: “Eu vou aspirar a sala de estar e então começo.” Não demora muito e a casa inteira se torna uma desculpa para não dar o telefonema que evitamos ou simplesmente não preencher os documentos dentro do prazo.

Muitas vezes, intencionalmente, nos sabotamos a partir dos afazeres, criando uma elaborada lista de tarefas que nos ocupa o tempo inteiro.

Em essência, tendemos a adiar o que nos deixa desconfortáveis. Isso inclui tudo o que traz preocupações, exige esforço, provoca culpa, exige atenção concentrada, envolve uma desculpa, decisão ou telefonar para alguém que preferimos não falar.

Resumindo: tudo o que nos confronta. Há momentos em que preferimos fazer qualquer coisa para ocupar a mente a fim de evitar proximidade com essas situações que nos causam ansiedade.

Enquanto isso, aquilo que adiamos ocupa cada vez mais espaço em nossa mente.

Se fizéssemos o quanto antes, seu espaço permaneceria proporcional à sua verdadeira importância.

Ao colocá-lo de lado, estamos tentando jogá-lo para um canto qualquer de nossa consciência enquanto fazemos palavras cruzadas ou assistimos mais um episódio da série favorita.

O peso da procrastinação exige um pedágio cada vez mais alto do nosso espírito.  Aquilo que adiamos se alimenta dessa energia e cresce de forma maciça.

E nós, acabamos por sofrer consequências cada vez mais negativas – somos cobrados por algo que prometemos, perdemos oportunidades por causa de prazos perdidos.

Ou sentimos tanta culpa que não respondemos às mensagens das pessoas que gostamos e respeitamos. O ato de evitar só desgasta cada vez mais nossos relacionamentos e acaba com nossa paz de espírito.

Sabe aquela conversa ou decisão que você vem adiando? É provável que ela não demore mais do que dez minutos para ser realizada.

Imagine o alívio se espalhando por todo o seu dia quando finalmente fizer isso. Então, qual é o problema? Por que essa tarefa simples permanece em sua lista te irritando por tanto tempo?

É absurdo que você deixe essa pequena, mas necessária tarefa, te oprimir tanto.

Recomendo que você experimente a técnica do “Faça um por dia” para se livrar da procrastinação. Funciona assim: todas as manhãs você vai concluir uma tarefa que está evitando antes de iniciar qualquer outra coisa.

Realizar somente uma tarefa que vem adiando é crucial para o sucesso da técnica a fim de que não se sinta pressionado. Caso contrário, você corre o risco de esquivar-se de todas elas inventando uma coisa qualquer para fazer.

Se livrar da procrastinação realizando o que vem adiando vai fazer você se sentir mais leve. Aos poucos, não haverá mais a sensação de que múltiplas coisas exigem sua atenção.

Ter isso concluído permitirá você olhar para a frente e ter disposição para a próxima tarefa do dia sem o peso da ansiedade.

Se você quer se sentir leve, realize uma tarefa de cada vez e nunca, nunca mesmo, adie para amanhã o que você deve fazer hoje.

Então, gostou dessa dica? Fique por dentro de outros artigos como esse! Basta se inscrever agora mesmo para receber nossas notificações: clique no sino vermelho do lado direito dessa página.

Até a próxima 😉

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2017-12-14T01:37:46+00:00 29 de Maio de 2017|Sucesso Pessoal|