7 dicas para sair do aperto e começar a lucrar

7 dicas para sair do aperto e começar a lucrarSua empresa está no vermelho?

A crise atingiu em cheio milhares de negócios em todo o Brasil. Inúmeros empreendedores estão com suas empresas no vermelho.

Contas que não fecham, dificuldades para pagar fornecedores e funcionários, pouco fluxo de caixa e lucro decrescente são alguns sintomas de um negócio em dificuldades.

Porém o que para uns é motivo de fechamento de portas, para outros pode ser a chance de atingir o sucesso. Confira 7 dicas infalíveis para tirar sua empresa do vermelho e voltar a ter lucro:

1 – Saiba o tamanho de sua dívida

O primeiro passo para sair do vermelho é saber o tamanho do problema. Saiba exatamente o quanto e para quem você deve. Coloque tudo no papel ou use um bom sistema de controle financeiro para identificar as falhas.

Nessa hora o importante é ser honesto com você e com o seu negócio. Quais fornecedores estão em atraso?

Quantas despesas estão em aberto? Some tudo, tenha um total e mente e comece a trabalhar.

2 – Corte gastos

Uma vez delimitado o problema é hora de atacar! Analise cada gasto de sua empresa e estabeleça cortes. Funcionários em excesso? Fornecedores com baixo giro de venda? Contas fixas desnecessárias?

Corte tudo. Enxugue sua empresa mantendo apenas o essencial. Compre apenas os produtos de maior saída e com maior margem de lucro.

O sucesso de um plano de reestruturação de uma empresa no vermelho depende da redução efetiva de gastos.

3 – Invista em gestão

Acredite: investir em gestão nunca é demais. A maioria das empresas no vermelho possui falhas graves na hora de gerir suas contas.

O primeiro passo para colocar a casa em ordem é ter um bom sistema de gestão. Invista em um sistema ERP online confiável, evitando ter que lidar com a parte burocrática de modo desorganizado.

O ERP para pequenas e médias empresas da GestãoClick pode ajudar você a gerenciar melhor o seu estoque, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e margens de lucro, fornecedores e clientes, além de outras áreas de suma importância para um negócio de sucesso.

4 – Inove ou mude

Quando as coisas não vão bem é hora de criar inovações ou mudar radicalmente. Inove incluindo novos produtos ou serviços que possam satisfazer as necessidades do seu cliente, tornando o seu negócio mais dinâmico.

Se inovação não for o bastante, pense em mudar o foco da sua empresa sem perder sua identidade.

Mude sua cartela de produtos, faça parcerias com outros fornecedores, explore outros nichos. Não se apegue a um modelo preestabelecido: o mundo dos negócios está em constante evolução.

Se precisar de inspiração, aqui no Professores do Sucesso temos inúmeras dicas de como inovar sua empresa.

5 – Ouça o seu cliente

Negócios que vão mal acabam focando tanto no lucro que se esquecem do mais importante: o cliente. Em tempos de crise, aproxime-se do seu cliente, faça enquetes, pergunte como você pode melhorar.

Tenha um cadastro detalhado de seus clientes, criando uma lista para eventuais promoções e descontos – um bom software de gestão empresarial pode te ajudar nisso.

Saiba exatamente o que o seu cliente quer e trabalhe firme para suprir essa necessidade.

6 – Invista em marketing de baixo custo

Quando empresas estão no vermelho o marketing é o primeiro item a ser cortado dos custos. Resultado: o seu negócio perde visibilidade e some da vista do cliente.

Separe uma parcela reduzida de seu faturamento para ações de propaganda. Invista em marketing online de baixo custo, com posts pagos e inserções em redes sociais.

Uma boa estratégia é fazer o seu estoque girar com promoções, programas de fidelidade e descontos.

7 – Faça planos futuros

Agora é hora de garantir que sua empresa não cairá no vermelho de novo. Boa parte das empresas consegue se reerguer com sucesso apenas durante um período, caindo depois num círculo vicioso de lucros e prejuízos.

Estabeleça um plano de contenção de gastos de longo prazo baseado num sistema de gestão confiável. Coloque a burocracia em dia, assim fica mais fácil de prever os passos seguintes de sua empresa.

Tocar uma empresa não é tarefa fácil. O primeiro passo para voltar a ter lucros é identificar o tamanho do problema e arregaçar as mangas.

Cortar gastos, ouvir clientes, jamais se esquecer do marketing e, acima de tudo, arrumar a bagunça do controle interno com um bom software de gestão empresarial.

By |2018-09-21T09:08:36+00:0021 de setembro de 2018|Convidados, Educação Financeira, Sucesso|