15 49.0138 8.38624 arrow 1 arrow 0 4000 1 0 horizontal https://professoresdosucesso.com.br 300 0 1
theme-sticky-logo-alt
Please assign a Header Menu.
9 de março de 2012

7 Dicas para criar metas para sua vida

7 Dicas para criar metas para sua vida

Talvez a coisa mais difícil para uma pessoa normal seja definir metas para sua vida.

As pessoas parecem ter traumas do termo. Isso faz soar como algo de outro mundo onde somente 5% da população é capaz de definir e elas, por se julgarem muito abaixo do padrão, jamais vão conseguir fazer algo neste sentido.

O que as pessoas não sabem é que ter uma META bem detalhada representa 80% do trabalho para conquistar o objetivo desejado.

Como, para nós dos Professores do Sucesso, conquistar um objetivo é o mesmo que conquistar o sucesso, as metas são parte integrante de nosso dia-a-dia.

O mais legal é que existe uma forma “ESPERTA” para definir de forma simples uma meta.

Antes de detalhar melhor quero lembrar que uma meta sempre deve ser POSITIVA.  Isso quer dizer que, ao invés de “Não vou Comer Muito” devemos ter algo como “Comer somente o necessário” ou “Comer Moderadamente” e assim por diante.

Como exemplo, vou desenvolver uma meta para uma pessoa que deseja emagrecer.

Vamos ver como criar uma meta “ESPERTA” para este objetivo:

1) Específica – a meta deve ser clara e objetiva. Para tal pergunte-se “O que eu quero conquistar especificamente? Está ao meu alcance? Está sob o meu controle?”. Uma boa definição especificação para o emagrecimento é “Conquistar o Peso Ideal”.

2) Sistêmica – como a conquista dessa meta vai afetar a sua vida como um todo? O que você irá ganhar e perder durante a jornada? Ela está de acordo com meus valores pessoais? Como seus amigos e familiares irão reagir ao seu Objetivo? É muito importante o sistema funcione o mais adequadamente possível.

3) Prazo – fator fundamental para qualquer meta. É muito importante que a meta tenha um prazo para ser concluída. É muito importante  também que este prazo seja congruente com o objetivo a ser alcançado. Se você não tiver um prazo, invente um!

4) Evidência – quais serão os parâmetros que você vai utilizar para saber se está se aproximando ou se afastando de sua meta? Em nosso exemplo você pode usar a balança, o caimento da roupa, o feeback de terceiros como evidências.

5) Recursos – Com o que você poderá contar para conquistar a sua meta? Precisará adquirir alguma outra coisa? Quais os recursos disponíveis? De forma prática, se vou caminhar todos os dias por pelo menos 30 minutos, eu tenho um tênis específico para isso? Já que vou comer mais verduras e frutas, tenho onde conseguir esses itens? Vou precisar de ajuda de algum profissional especializado?

6) Tamanho – será que o a meta é possível de ser concluída no prazo que desejo? É uma meta desafiante? De nada adianta ter a meta de emagrecer 30Kg em 1 mês. Isso só vai ser muito prejudicial ao sistema (seu corpo – ver item 2) como também vai gerar muita ansiedade. Aqui é o momento de usar o bom sendo para não pensar grande demais nem pequeno demais de não seja desafiador.

7) Alternativas – quais serão os caminhos alternativos para conquista o objetivo. Se somente caminhar por 30 minutos não estiver adiantando muito, terei que procurar uma academia, contratar um personal treiner, aumentar o tempo de caminhada etc. Ou seja, qual a minha contingência para garantir que, mesmo que encontre um obstáculo, consiga concluir minha meta.

Se você fizer isso para suas metas vai perceber que a conquista das mesmas se tornará muito mais fácil pois será mais tranquilo o acompanhamento e saber se está no caminho certo e aprimorar o instrumento.

Agora é sentar, escrever a meta “ESPERTA” e partir em busca de seus objetivos!

Antes de me despedir de você quero compartilhar o artigo Estratégias Pessoais Para Conquistar Metas do Marcelo Felippe. Com certeza ele será um material MUITO interessante para você que quer conhecer mais sobre como criar e, principalmente, conquistar suas metas pessoais e profissionais.

Forte Abraço,

André Cruz