6 Estratégias para se tornar um aluno excepcional

Mais do que tudo, qualquer estudante que tem como objetivo passar em um concurso, prova ou certificação busca formas de aprender de forma mais eficiente.

Tornar-se um aluno excepcional não acontece da noite para o dia. Embora o professor em sala de aula contribua para esse resultado, isso não é de exclusiva responsabilidade dele. O professor é apenas um facilitador do conhecimento.

Aquele que deseja se tornar um aluno excepcional é quem deve estar preparado para adquirir o conhecimento, memorizá-lo de maneira eficiente e fazer conexões para poder usá-lo quando necessário. Isso é mais natural para alguns alunos do que para os outros, mas todos podem melhorar usando algumas simples estratégias.

A seguir apresentamos 6 estratégias eficazes que te ajudarão a se tornar um aluno excepcional:

1. Pergunte

Se você não entendeu algo, peça ajuda ao professor. Ele está lá para te ajudar! Mesmo que ele precise explicar de maneiras diferentes a mesma coisa você nunca deve ter medo ou vergonha de fazer uma pergunta. É fazendo perguntas que aprendemos. As chances de outras pessoas terem a mesma dúvida são grandes, ao perguntar você estará ajudando a si mesmo e aos outros.

2. Faça todos os exercícios indicados

Toda tarefa deve ser completada e corrigida para saber seu nível de aprendizado acerca daquele assunto. Quando deixa de fazer os exercícios, você perde a oportunidade de absorver o novo conceito a partir da repetição (do assunto) e da escrita.

3. Realize mais do que o esperado

Para se tornar um aluno excepcional você precisa ir além do conteúdo das aulas. Busque na internet, livros e apostilas materiais para complementar o que foi entregue pelo professor. Se ele passou vinte exercícios, faça vinte e cinco. Quanto mais se debruçar sobre o assunto, mais ele estará nítido em sua mente.

4. Estabeleça uma rotina de estudos

Com tantas matérias para estudar é essencial construir uma rotina estruturada para ajudá-lo a manter o foco acadêmico em casa. Essa rotina deve incluir o prazo para os exercícios estarem concluídos e quais extras você vai fazer todos os dias.

Além disso, a rotina deve estabelecer os assuntos para revisar no dia, tempo para cada um deles, períodos de pausa e um local adequado. Este local deve minimizar todas as distrações possíveis, caso contrário, a rotina não será produtiva.

5. Mantenha o foco

Existem distrações potenciais ao seu redor o tempo todo: redes sociais, Whatsapp, websites, telefonemas, pessoas querendo conversar…

Aluno que quer ser aprovado, permanece focado. Ele não permite que outras situações ou pessoas atrapalhem seu aprendizado porque seus estudos estão em primeiro lugar. Tenha uma vida após sua rotina de estudos, mas quando estiver estudando faça desse momento prioridade.

6. Ler! Ler! Ler!

A leitura é o alicerce da aprendizagem e para se tornar um aluno excepcional você precisará se destacar na leitura e memorização do conteúdo.

Em concursos, provas e certificações é comum ter uma pilha imensa de livros para estudar. A questão é: como ler todos os livros rapidamente e absorver as informações em tão pouco tempo?

Para ler mais rápido você precisa romper com o condicionamento da alfabetização, leitura sílaba por sílaba o que torna a leitura seja lenta, e receber um novo condicionamento com foco na velocidade e compreensão. Outra questão importante é usar técnicas de memorização para se lembrar rapidamente do que foi lido.

Os alunos que ocupam os lugares na lista de aprovados dominam muito bem técnicas de leitura dinâmica e memorização e usam essa ferramenta em sua jornada de estudos. Possuir esse diferencial vai tornar sua rotina de estudos mais eficiente e fazer parte da lista de aprovados será apenas questão de tempo.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-06-02T15:54:50+00:00 5 de junho de 2017|Produtividade|