5 passos iniciais para você começar logo a investir o seu dinheiro

5 passos iniciais para você começar logo a investir o seu dinheiroMuita gente acha que investir é coisa de grandes empresários ou somente para aqueles que possuem um grande patrimônio financeiro. Errado! Você pode entrar para o mundo dos investimentos com pouco dinheiro e obter bons resultados, principalmente a longo prazo.

É claro que nós sabemos que pode ser um tanto desafiador começar nessa empreitada quando não somos educados para termos conhecimento de como funciona esse mundo muitas vezes complexo. Se você quer se jogar nesse desafio, não desista, fique com a gente que vamos explicar como você pode iniciar a sua jornada.

Nesse post você verá:

  1. Descubra os seus objetivos! Por que você quer investir mesmo?
  2. Determine o quanto você está disposto a investir.
  3. Pesquise e estude sobre o mercado financeiro.
  4. Procure uma corretora de valores.
  5. Escolha os seus tipos de investimento e diversifique eles.

Descubra os seus objetivos! Por que você quer investir mesmo?

Como tudo na vida, você precisa traçar qual é a sua meta para assim fazer as melhores escolhas e se planejar da maneira correta. Portanto, defina quais são os seus objetivos.

Alguns exemplos que podemos citar: juntar dinheiro para comprar uma casa, fazer uma viagem, abrir o seu próprio negócio, pagar a faculdade do seu filho quando ele fizer 18 anos, chegar na terceira idade com uma quantia considerável para aproveitar, e por aí vai.

Isso certamente vai influenciar na sua escolha, definindo um investimento com lucro a longo ou a curto prazo, por exemplo.

Determine o quanto você está disposto a investir?

Já comentamos que não precisa de uma quantia estratosférica para dar início aos seus investimentos. É claro, quanto mais dinheiro você puder disponibilizar, melhor e mais significativos serão os seus resultados.

O importante é não meter os pés pelas mãos. Coloque na ponta do lápis os seus atuais rendimentos e suas despesas. Se for necessário, faça cortes nelas, mas seja realista. Defina quanto dinheiro você conseguirá investir mensalmente no seu investimento. Lembre-se: para obter um bom resultado é preciso disciplina. Não adianta investir hoje e retirar amanhã por conta de algum “imprevisto”. Seja firme no seu objetivo e tudo correrá da melhor maneira possível.

Pesquise e estude sobre o mercado financeiro

Como falamos aqui, o mundo dos investimentos pode ser bem complexo. E como você está disposto a entrar nele, quanto mais conhecimento melhor!

Para aprender mais sobre a área existem diversas opções. Hoje temos sites e blogs sobre o mundo financeiro, livros com leitura super fácil e conteúdos audiovisuais variados sobre o assunto, entre muitas outras possibilidades. Por exemplo, no blog da Turn Wise, você também encontra bastante informação sobre esse universo tão particular. Navegue e aprenda!

Procure uma corretora de valores

Quando pensamos em investir dinheiro, imediatamente pensamos nos nossos próprios bancos como nossos auxiliadores. Ter isso em mente é normal, pois eles fazem parte do nosso dia a dia e estão constantemente nos oferecendo diversas opções. Mas cá entre nós, investir sendo intermediado por eles pode não ser tão bom assim.

Os gerentes dos bancos recebem comissões por cada investimento negociado, e por isso nem sempre vão te oferecer as melhores opções para o seu caso. Além disso, as alternativas de investimento através dos bancos costumam ser bem menores do que a de instituições especializadas.

Nas corretoras de valores você pode abrir uma conta como você faz em qualquer banco, e os investimentos costumam ser muito mais rentáveis do que os feitos através de um banco. A partir da abertura, aí é hora de estudar todas as possibilidades, conversar com os profissionais disponíveis, refletir bastante e finalmente dar início a sua estratégia.

Escolha os seus tipos de investimento e diversifique eles

Agora é pegar tudo que você já estudou e preparou até aqui e finalmente escolher em que lugares você depositará o seu dinheiro. Uma dica muito valiosa é tentar diversificar os seus investimentos. Colocar todo o seu potencial financeiro em apenas um lugar pode ser bem arriscado e gerar grandes problemas para você. Considere escolher investimentos diversificados e alinhados com o objetivo que você estabeleceu. Assim, se um não estiver indo bem em determinado momento, outro pode estar navegando de vento em polpa

Gostou das dicas? Então é hora de arregaçar as mangas para começar a finalmente investir!

Aliás, fizemos um post super informativo falando sobre fundos de investimentos. É uma ótima opção que pode e deve ser considerada. Se você achar que precisa de muito para começar a investir, está errado. Aprenda a investir com 5 mil reais e mude o seu pensamento.

Grande Abraço!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

Se por um lado as redes sociais são ótimas formas de se divertir, elas também são peças-chave para um marketing digital de qualidade. Não à toa, cada vez mais empresas marcam presença nas principais redes sociais de modo a conseguir mais clientes. Mas você sabe que mesmo sendo um profissional liberal você também pode se aproveitar o uso dessas redes?

BAIXE O EBOOK AGORA

By |2018-11-05T15:22:37+00:005 de novembro de 2018|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|