4 ferramentas de desenvolvimento pessoal que você precisa considerar

4 ferramentas de desenvolvimento pessoal que você precisa considerar

Na era do conhecimento e da tecnologia, o maior bem de qualquer pessoa é sua própria capacidade – intelectual, técnica e empreendedora. Portanto, investir em desenvolvimento pessoal é simplesmente indispensável. Eu sei que esse conceito, “desenvolvimento pessoal”, pode ser um pouco amplo; qualquer coisa que nos ajuda a melhorar e evoluir pode ser enquadrada nesta categoria, desde meditação e atividade física até cursos de especialização. Por isso, vou focar este artigo no desenvolvimento pessoal voltado ao âmbito profissional de nossas vidas, apresentando cinco ferramentas essenciais.

Análise GAP

A análise GAP é uma ferramenta pouco conhecida mas muito prática para dar o empurrão inicial no desenvolvimento pessoal de qualquer indivíduo, especialmente no ambiente de trabalho. Esta análise cria um gráfico de quadrantes, relacionando seu GAP e a importância de diferentes habilidades.

Antes de continuar, vou explicar o que é GAP. Trata-se da distância que existe entre o seu nível de competência em relação a uma habilidade específica e o nível de competência que seria necessário para desempenhar o trabalho de uma maneira satisfatória.

O gráfico da análise GAP coloca essa “distância” no eixo vertical (y) e os patamares de importância no eixo horizontal (x). Dessa forma, quanto maior a posição no eixo y, maior a necessidade de desenvolvimento do profissional; e, quanto maior a posição no eixo x, mais importante aquela habilidade é no ambiente de trabalho. Se você tem um grande GAP em uma habilidade importante, é nesta habilidade que deve focar seus esforços de desenvolvimento pessoal.

Análise SWOT

Eu já vi muitas empresas aplicando a análise SWOT ao seu modelo de negócios, mas quase nenhuma utilizando essa ferramenta para diagnosticar necessidades de desenvolvimento pessoal.

A análise SWOT consiste em fazer uma reflexão, concentrando-se em quatro pontos: forças (strenght), franquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). O interessante desta análise é que ela permite identificar tanto os pontos que estão “ruins” e, portanto, exigem melhorias, quanto os pontos que estão bons e somente precisam ser levemente ajustados ou mantidos.

O maior problema que as pessoas enfrentam ao utilizar a análise SWOT é uma certa dificuldade em entender a diferença entre “força” e “oportunidade”, ou “fraqueza” e “ameaça”. Para simplificar, eu costumo fazer uma associação. Forças e fraquezas são internas, como tendência à procrastinação ou ímpeto inovador; por outro lado, oportunidades e ameaças são externas, como um chefe inacessível ou um programa de capacitação oferecido pela empresa.

Coaching

As análises GAP e SWOT são excelentes ferramentas para o desenvolvimento pessoal, mas exigem uma certa capacidade de olhar para si mesmo e realizar uma autoavaliação honesta. Além disso, são apenas o passo inicial; elas apontam para onde ir, mas é você quem deve definir e executar as estratégias a partir desse ponto.

Para algumas pessoas, é um pouco difícil fazer essa caminhada sem auxílio de outra pessoa. Neste caso, o coaching é a solução: você recebe orientação especializada de alguém que irá ajudá-lo a identificar a melhor maneira de atingir seus objetivos profissionais.

Vale a pena dizer que o coaching também é interessante para quem ainda não sabe quais são seus objetivos. Ele poderá ajuda-lo a entender melhor suas próprias expectativas e desejos.

Leitura

A leitura de maneira geral é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal. Não vou indicar um site ou um livro específico, mas recomendo que você leia todos os dias. Os temas podem variar, desde assuntos técnicos até dicas sobre como aumentar sua produtividade. Toda a leitura feita com atenção irá se converter em conhecimento útil, que você pode aplicar imediatamente para melhorar seu desempenho profissional.

Além de ler, é importante também que você exerça seu senso crítico sobre cada assunto. Desenvolva uma opinião própria. Isso é essencial para suas interações no dia a dia, com colegas de trabalho e até mesmo com seu chefe. As pessoas mais valorizadas são aquelas que demonstram uma reflexão sobre assuntos importantes, como economia e política, contribuindo com uma visão única.

Visão holística

A visão holística é uma proposta de pensar no desenvolvimento pessoal (ou, como estamos enfatizando aqui, o desenvolvimento profissional) em sua relação com aspectos como seu relacionamento com os colegas, sua postura diante do trabalho e dos desafios diários, e até mesmo seu nível de estresse.

Para criar uma visão holística de si mesmo, você precisa observar duas coisas. Primeiro, como o ambiente e as pessoas estão afetando seu desempenho. Segundo, como você pode mudar sua interação com o ambiente e as pessoas, para melhorar seus resultados.

Vou dar um exemplo prático. Se você está notando baixa produtividade em seu trabalho, observe se algo à sua volta pode ter parte da responsabilidade por isso. Talvez, você esteja conversando muito com seus colegas de escritório. Como você poderia reduzir essa interferência, sem prejudicar seu bom relacionamento com estes colegas?

Embora essa seja uma ferramenta bem simples e informal, ela é de grande importância. Muitas vezes, culpamos nosso desempenho insatisfatório a falta de capacidade ou, até mesmo, falta de talento. Porém, se não tivermos a visão holística, podemos ignorar os fatores externos que estão no cerne do problema, e que precisam obrigatoriamente ser trabalhados para que possamos alcançar o desenvolvimento profissional.

As ferramentas que apresentamos aqui podem ser usadas tanto para o seu próprio desenvolvimento pessoal, quanto para o desenvolvimento de uma equipe inteira. São úteis para os gestores de empresas e também para os indivíduos que desejam crescer profissionalmente. Recomendo que você coloque essas ferramentas em prática o quanto antes; com certeza, irá se surpreender com os resultados.

O que você achou da dica sobre coaching? Você pode ver um exemplo do tipo de assunto que é trabalhado em uma sessão de coaching neste outro artigo, que fala do “Plano de Carreira”. Aliás, o blog tem uma seção inteira dedicada a textos no estilo de um coaching. Aproveite e leia agora!

Se você conhece outra ferramenta eficiente para alcançar desenvolvimento pessoal, ou se você já testou alguma das ferramentas mencionadas neste blog, compartilhe sua experiência com os leitores do blog. Deixe um comentário e participe da discussão do Professores do Sucesso.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T11:59:43+00:00 27 de Abril de 2016|Autoconhecimento, Sucesso Pessoal|