10 dicas simples de como economizar

Economizar dinheiro é mais do que um hábito: é uma arte.

Poucas são as pessoas que conseguem, no fim do mês, olhar para a conta corrente e ter certeza de que gastaram menos do que ganharam.

Vamos então tentar enumerar algumas dicas para economizar durante o mês e, assim, rumar para uma vida financeira saudável:

1. Pesquise antes de comprar

Comprar por impulso é um dos grandes vilões para o seu bolso. Se você está pensando em comprar algo, pesquise bastante antes de comprar. Não tenha vergonha de perguntar o valor e não comprar.

2. Não ande com muito dinheiro

Quando você sair, não saia com muito dinheiro no bolso, pois você saberá que tem sempre dinheiro para gastar e as tentações serão muitas.

3. Divida as contas com alguém

Se possível, sempre divida as contas de restaurante, contas da casa, boletos de serviços de streaming, entre outros, com outra pessoa. Não é falta de educação sair com alguém e dividir a conta. Seja humilde na hora de reconhecer que não pode pagar tudo.

4. Compre medicamentos genéricos

No Brasil, os medicamentos genéricos são testados e têm o mesmo efeito que os originais, porém, acabam saindo muito mais em conta.

5. Aprenda a cozinhar

Aprender a cozinhar é um processo muito gratificante e prazeroso. As possibilidades na cozinha são infinitas e a economia é muito grande.

6. Se você gosta de ler, vá em sebos

Se você é fã de livros, pode encontrar os mais diversos livros em sebos. Os preços dos livros usados são muito menores que os novos, o que, a longo prazo, é uma grande economia para você.

7. Se você tem filhos, alugue brinquedos

O aluguel de brinquedos pode ser uma boa opção para quem quer economizar com brinquedos. Seus filhos poderão brincar com vários tipos de brinquedos, compartilhar os brinquedos e a casa não ficará cheio de brinquedos velhos e usados.

8. Corte a TV por assinatura

Se você tem uma boa conexão com internet, talvez não precise gastar com TV por assinatura. A maioria dos conteúdos pode ser encontrada em sites de vídeos e nos sites das próprias emissoras. E, muitas vezes, assistimos apenas aos canais abertos e acabamos pagando pelos outros canais sem sequer utilizá-los.

9. Dê presentes mais baratos

Não compre presentes caros e que não signifiquem muito para o presenteado. As vezes um presente mais barato e mais significativo pode tocar mais a pessoa que recebe do que algo caro e sem valor “emocional”.

10. Visite mais seus amigos

A última dica de economia doméstica pode parecer estranha, mas visitar amigos é uma ótima forma de sentir-se bem na companhia de quem gosta e de economizar.

Em vez de ir a um restaurante caro, ou passear no shopping e acabar gastando desnecessariamente, combine de visitar seus amigos.

Vocês podem preparar comida juntos e ainda passar ótimos momentos sem se preocupar com dinheiro.

Lembre-se que economizar não deve se tornar uma obsessão, mas um hábito saudável e sem muita ansiedade. Comece a economizar aos poucos e perceba os resultados ao longo dos meses.

Boas economias!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2018-03-18T06:09:57+00:00 28 de Abril de 2018|Educação Financeira|