Sucesso Financeiro: Se Você Quer Ganhar Dinheiro De Verdade Na Bolsa de Valores, Leia Isso Agora

Sucesso Financeiro: Se Você Quer Ganhar Dinheiro De Verdade Na Bolsa de Valores, Leia Isso Agora

Cada vez mais pessoas estão percebendo a necessidade de investir de forma inteligente seu dinheiro e fazer isso através de investimentos diretamente em ações na bolsa de valores está se tornando uma escolha não só viável, mas também muito rentável.

Mesmo assim, a falta de informações qualificadas sobre como funciona o investimento em ações é o fator que mantém muitas outras pessoas avessas ao mercado financeiro e com dúvida se investir em ações é um bom negócio ou não.

Para você ganhar dinheiro de verdade na bolsa de valores você precisará:

  • Encontrar quem realmente pode te ajudar a ganhar dinheiro;
  • Conhecer os verdadeiros responsáveis pelo mau-humor da bolsa de valores;
  • Saber como “grandes cargueiros” fazem os preços subirem e descerem;
  • Aprender como você, uma “pequena traineira”, tem muito mais chances de vencer.

Se você quer começar a investir no mercado de ações e está com medo de dar os primeiros passos, ou você já investe e não está satisfeito com o resultado que está tendo, este artigo é especialmente para você.

Eles Gostam De Você, Mas Raramente Irão Te Ajudar Quando O Assunto É Ganhar Dinheiro De Verdade

Uma coisa que eu demorei muito para compreender é que as pessoas mais próximas de mim (pais, amigos, irmãos, colegas de trabalho e assim por diante), apesar de gostarem e desejarem o melhor para mim, não poderiam responder precisamente a perguntas como “investir em ações é um bom negócio?” ou “como funciona o investimento em ações?”.

Se essas pessoas realmente pudessem contribuir com você quando o assunto é como investir em ações no Brasil, eles deveriam fazer isso por si mesmo primeiro. Não é verdade?

Outra decisão errada quando o assunto é ganhar dinheiro através da alocação de ativos (termo alternativo para ganhar dinheiro investimento em ações) é querer aprender com alguém que diz que “conhece” ou “tem uma opinião” sobre o assunto. Por exemplo, você gostaria de aprender a nadar com uma pessoa que sabe tudo sobre natação, mas não nada, ou alguém que nada regularmente e participa de algumas competições de tempos em tempo? A resposta é obvia: quero aprender com alguém que tenha verdadeira prática em nadar.

Assim, se você quer entrar para o mundo dos investimentos, deve buscar aprender com quem realmente faz da alocação de ativos uma atividade séria e com resultados sólidos. Afinal de contas é o seu dinheiro que vai estar em jogo. Nada pior do que um amador (ou um falso profissional) para fazer com que você veja suas economias escorrem pelo ralo após algumas más decisões de investimento. Quando assunto é investimento, ter um falso profissional te orientando é como deixar o lobo cuidado das ovelhas.

Fique atento aos seguintes sinais para identificar um amador quando o assunto é alocação de ativos:

  • Acreditar que colocar dinheiro na poupança é um bom negócio;
  • Acreditar que não é possível começar a investir mesmo com pouco dinheiro;
  • Aceitar qualquer tipo de recomendação de investimento a partir seu gerente de banco;
  • Colocar seu dinheiro em fundos de investimento por “falta de tempo” para acompanhar o mercado;
  • Não saber quais são e quanto custam suas taxas administrativas;
  • Não ter um objetivo financeiro claro (independência financeira, compra de um imóvel, fazer uma viagem etc).

Agora que você já sabe como reconhecer um lobo em pele de cordeiro quando o assunto é alocação de ativos, vou passar para o próximo tópico que explica como funciona o mercado de ações e como você, sendo um pequeno investidor, tem tudo para se dar muito bem e ver por si mesmo como investir é um bom negócio.

Ela Tem Má Fama, Mas Poucos Sabem Que A Culpa Não É Dela

Imagino que você deva ter ouvido afirmações como “investir em ações é perigoso” ou “investir em ações é só para quem tem muita grana”. Eu não só ouvi muito isso enquanto crescia, como também fui um propagador dessas crenças mentirosas e levianas.

Geralmente afirmações deste tipo partem de pessoas que possuem muita opinião e pouca informação sobre o que é e como funciona realmente o mercado de investimento em ações no Brasil.

Sim, investir em ações tem risco, mas não é um risco muito diferente ou maior do que trabalhar para uma empresa na qual você não tem qualquer controle sobre a estabilidade de seu emprego. Sim, as pessoas perdem dinheiro na bolsa de valores (às vezes até muito dinheiro), mas não é diferente daquelas pessoas que juntam dinheiro para abrir um negócio próprio e não se preparam mentalmente para serem empreendedores e acabam perdendo todas as suas economias.

Mas por que a bolsa de valores tem seus dias de mau-humor, espantando assim pessoas que estão buscando uma forma de ganhar dinheiro e melhorar a sua saúde financeira?

O primeiro ponto é compreender que o preço de uma ação é determinado simplesmente pela lei da oferta e da procura. Se existe uma procura muito grande para um determinado produto e não sua produção não é capaz de suprir essa demanda, naturalmente seus preços sobem. E, no sentido inverso, quanto existe uma oferta muito grande, mas uma baixa demanda pelo produto, seu preços tendem a cair. Assim, se ações de uma empresa estão subindo, quer dizer que os investidores estão comprando as ações desta empresa. Já quando as ações estão caindo, quer dizer que os investidores estão querendo vender suas ações, mas não estão conseguindo encontrar compradores.

O segundo ponto que você precisa saber é que existem dois tipos básicos de investidores:

  • Que busca ganho de capital (valorização de seu patrimônio)
  • Que busca geração de receita (geração de renda passiva)

A maioria dos investidores que está no mercado de ações busca o ganho de capital. Ou seja, eles querem comprar as ações por um preço, apostando em sua valorização, e vender mais caro para que possam obter lucro. Já aqueles que investem buscando a geração de receita buscam ter um relacionamento mais de longo prazo com suas ações já que seu objetivo é que seu lucro venha através dos dividendos pagos por suas ações.

Antes de passarmos para próximo tópico você precisa saber que os grandes detentores de ações das empresas listadas na Bovespa são fundos de pensão e fundos de investimento. Veja esses fundos como grandes navios cargueiros, onde sua carga são as ações que possuem e que seu objetivo primário é lucrar ao comprar e vender ações para poder pagar aqueles financiam sua operação: os milhares de investidores menores que confiam neles para gerir seu patrimônio.

Navios Cargueiros E Sua Relação Com O Humor Da Bolsa De Valores

Você já ouviu que a ação de determinada empresa estava em queda e, depois de alguns dias, as ações começaram a se recuperar? Será que a empresa mudou algo em sua gestão ou criou um novo produto que justifique essa mudança brusca no valor de suas ações? Na maioria das vezes, não! Se você quer saber como isso acontece, então você vai querer continuar lendo o conteúdo desde tópico.

Ao juntarmos os conceitos que conversamos até agora, tenho certeza de que ficará mais claro para você. Para isso, vamos recordar alguns fatos:

  • O preço de uma ação é determinado pela lei da oferta e da procura;
  • A maioria dos investidores está focada no ganho de capital;
  • Os grandes investidores (navios cargueiros) são os fundos de pensão e ações.

Agora, imagine que o fundo de investimento “Investidores Preguiçosos” detenha R$20 milhões de reais em ações da empresa Maravilhosa S/A e, como a maioria dos fundos, é focado no ganho de capital. Ou seja, precisa comprar e vender ações para obter lucro e pagar os investidores do fundo.

A única forma deste grande cargueiro chamado “Investidores Preguiçosos” obter lucro nas ações da Maravilhosa S/A que ele possui é vendendo suas posições. Faz sentido? Então ele começa a, literalmente, descarregar suas ações no mercado.

De acordo com a lei da oferta e da procura, o preço das ações vai começar em um patamar e terminar em um patamar muito abaixo do patamar inicial justamente porque a quantidade disponível será muito maior do que a procura. Simples, não é?

Agora imagine se tivermos 3, 4 ou 5 cargueiros como o “Investidores Preguiçosos” descarregando ações da Maravilhosa S/A no mercado juntos… Com a inundação de ações no mercado, só resta a Maravilhosa S/A ver o preço de suas ações descerem desenfreadamente.

Uma vez que o fundo “Investidores Preguiçosos” obteve lucro na venda das ações da Maravilhosa S/A, ele agora precisa se carregar de ações novamente já que seu objetivo é comprar e vender ações tendo lucro.

Neste momento o capitão do cargueiro (ou gestor do fundo) decide que as ações da Estou Mandando Bem S/A são uma boa opção e decide comprar tudo o que conseguir desta empresa. Novamente entre em campo a leia da oferta e da procura. Com a procura pelas ações da Estou Mandando Bem S/A aumentou, seu preço também começa a subir. Novamente, imagine se 5 fundos diferentes fizerem a mesma escolha? Onde vai parar o preço da ação da Estou Mandando Bem S/A? Nas alturas.

Neste exemplo eu usei duas empresas diferentes, mas nada impede que os gestores escolham ações da mesma empesa para lotar seus cargueiros.

É assim que os preços das ações de uma empresa sobem e descem nos pregões da Bovespa.

No próximo tópico vou te mostrar porque você terá muito mais chances de ganhar dinheiro de verdade investindo por conta própria, ao invés de através de fundos de investimento.

Pequenas Traineiras Serão Sempre Muito Mais Ágeis Que Grandes Cargueiros

Agora que você sabe que os grandes fundos de investimento (navios cargueiros) são os verdadeiros responsáveis pelo humor do mercado, é hora de descobrir como você (uma pequena traineira) pode tirar muita vantagem dessa diferença ao seu favor.

Imagine que, assim como o fundo “Investidores Preguiçosos”, você também detenha ações da empresa “Maravilhosa S/A”. E, como um Investidor de Sucesso, passa a ficar de olho na movimentação do porto (no caso a bolsa de valores), analisando o volume de transações de ações.

Em um determinado momento você percebe que o cargueiro “Investidores Preguiçosos” atracou e começou a descarregar seus containers de ações da “Maravilhosa S/A”. Junto com ele mais outros dois cargueiros estão efetuando o mesmo tipo de operação. Ou seja, um sinal claro de que o mercado será inundado, forçando a queda do preço. Você então pega sua pequena traineira e seu pequeno estoque de ações da “Maravilhosa S/A”, vai até o porto e negocia o seu lote antes que os demais cargueiros finalizem suas operações de descarga.

Ao fazer isso você garante um preço de venda mais alto do que o cargueiro “Investidores Preguiçosos” e os demais cargueiros conseguirão. Muito mais inteligente não?

Com suas ações vendidas, você volta a observar o porto para saber como os cargueiros irão se reabastecer ao terminar suas operações de vendas da “Maravilhosa S/A”. Ao perceber que eles estão se abastecendo de ações da “Estou Mandando Bem S/A”, você compra seu lote de ações antes que o preço suba pela demanda de compra do cargueiro “Investidores Preguiçosos”.

Sei que pode parecer simples demais, mas, para sua surpresa, é simples assim mesmo.

 

Fico muito feliz que você tenha me acompanhando até aqui.

Imagino que, neste ponto, você esteja bem animado para aprender mais sobre como montar uma carteira de ações vencedora, aumentar seus resultados financeiros e se tornar um Investidor de Sucesso.

Se você gostou deste artigo, tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua história conosco, lembre-se de deixar seu comentário. Combinado?

Até a próxima.

Grande Abraço,

André Lado Cruz

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-02-20T18:04:58+00:00 30 de junho de 2015|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|