Sucesso Empresarial: Pense andando, pratique aprendendo! Sabe por quê?

Sucesso Empresarial: Pense andando, pratique aprendendo! Sabe por quê?

Quem me acompanha nesses últimos 10 anos, sabe que eu digo e oriento a colocar em prática o que aprendeu, de preferência enquanto aprende, ou seja, durante o período de aprendizado é importante testar como tudo funciona enquanto pode experimentar, errar, refazer e recomeçar.

Não vou entrar no mérito e na polêmica acadêmica sobre Teoria x Prática, simplesmente porque acredito que uma coisa não deve ser dissociada da outra, apesar de ser extremante crítico com o “método decoreba” com foco apenas no papel Diploma, que ainda temos hoje na Educação Brasileira.

O fato é, se você é treinado na prática para realizar uma determinada atividade, você vai conseguir fazer, mas precisa saber porque está fazendo, qual o conceito, qual a base daquilo, se não souber isso, você estará apenas no automático, fazendo o que foi treinado. Entendeu? A verdadeira segurança em fazer bem feito e com qualidade vem com o profundo conhecimento agregado à prática. Por outro lado, o mercado não espera muito o modelo: “aprender para depois fazer”. Exatamente por isso, sou adepto do fazer enquanto aprende ou aprender enquanto fazemos. Isso, lógico, se a sua profissão e a Lei permitirem. Se quiser produzir, trabalhar ou empreender, ponha em prática o que está aprendendo na teoria, você vai ver que o seu diferencial competitivo estará ampliado no curto prazo, além de, é claro, adquirir vivência no ramo. Go, go, go!

Pois bem, apesar de toda a minha experiência prática adquirida, de ter começado a trabalhar muito cedo, eu ainda me considero um eterno aprendiz. Sabe por quê? Porque tive que voltar a estudar e entender a base, a teoria e conceitos de como se fazia cada coisa, dos porquês. Simplesmente durante muito tempo da minha vida, negligenciei isso, achava que somente a prática e o treinamento eram suficientes para vencer na vida. Não eram! Hoje compreendo que as duas vezes que me dei mal, foi por conta dessa postura de deixar em segundo plano o aprendizado teórico e o planejamento. Achava que sabia de tudo. Foi aí que comecei a entender Sócrates: “Só sei que nada sei”. Ou seja, aquele que pensa que sabe tudo, na verdade não sabe é de nada.

A teoria na prática é outra coisa” Se experimentar esse ditado popular, convergir de forma proporcional e inteligente esses dois pontos, o resultado será surpreendente! Com certeza você será um profissional mais eficaz, assertivo e preparado para os desafios da atualidade, atuando com menos custos e menor risco.

É isso, por conta desse entendimento, hoje sou uma pessoa que ouço mais do que falo, leio muito mais do que escrevo e aprendo mais do que ensino. Esse é meu ponto de equilíbrio e os meus motivos para mostrar porque é importante pensar andando e praticar aprendendo.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

Se por um lado as redes sociais são ótimas formas de se divertir, elas também são peças-chave para um marketing digital de qualidade. Não à toa, cada vez mais empresas marcam presença nas principais redes sociais de modo a conseguir mais clientes. Mas você sabe que mesmo sendo um profissional liberal você também pode se aproveitar o uso dessas redes?

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T12:00:44+00:00 2 de outubro de 2015|Empreendedorismo|