Personal Brand: entenda o que é e como otimizar sua marca pessoal

Personal Brand: entenda o que é e como otimizar sua marca pessoal

As pessoas desejam crescimento profissional, êxito em suas carreiras, desenvolvimento nos negócios. Contudo, nem sempre conseguem alcançar seus objetivos. O que acontece de errado? Podem existir muitos motivos, como escolha do caminho errado, simplesmente a falta de estímulo para levar as coisas adiante ou até mesmo uma imagem errada que passa.

Você já ouviu falar em Personal Brand? Em palavras simples, trata-se de cuidar de si mesmo, de sua aparência, de sua imagem, de sorte a conseguir desenvolvimento profissional. Quer saber mais sobre o tema e como ele pode te ajudar profissionalmente? Continue lendo este artigo!

O significado de Personal Brand

Personal Brand é uma expressão inglesa que significa “marca pessoal”. É preciso que o profissional crie e gerencie sua marca pessoal. Trata-se de fazer o nosso marketing próprio, de criar uma imagem para nos mantermos firme no mercado competitivo.

Do mesmo modo que existem marcas de produtos, é preciso criar a marca profissional. Para avaliar a importância disso, basta considerar como certos produtos, por causa de sua marca, são mais bem vendidos e, muitas vezes, custam mais caro.

A marca pessoal

Todos já devem ter ouvido falar na “Marca do Zorro”. Pois, marca pessoal é exatamente isso. É a marca do Zorro de todo profissional. Ela está ligada à nossa reputação, à nossa imagem e às ideias que o público faz de nós. Através da marca, identifica-se o profissional.

Portanto, a marca pessoal, ou Personal Brand, é a reunião de vários elementos, tais como:

  • personalidade;
  • interesses;
  • habilidades;
  • conhecimentos.

Importância do autoconhecimento e dos objetivos

Será que criar seu Personal Brand é a mesma coisa que criar um personagem? Depende. Se o personagem incorpora todas as características do criador, então é bem parecido. Para criar a nossa marca, nada melhor que a espontaneidade, a sinceridade com nós mesmos — daí, a importância do autoconhecimento.

Como profissional precisamos nos conhecer, descobrir nossas aptidões, nossos pontos fortes e fracos. Só assim, poderemos descobrir e explorar nossos diferenciais, adquirindo confiança para gerir sua imagem. Devemos estabelecer objetivos, pois sem objetivos é impossível chegar a algum lugar.

Os nossos objetivos ajudarão a criar imagem e, daqui a muitos anos, as pessoas se lembrarão de nós de uma forma específica. Por isso, é importante definir objetivos e traçar estratégias para alcançá-los.

Elementos para criar a marca pessoal

Além do autoconhecimento, existem outros elementos fundamentais na criação de nossa marca pessoal. São eles:

Aparência

Sem dúvida, um elemento muito importante na construção de nossa imagem. Devemos procure sempre causar uma boa impressão, nos vestirmos adequadamente, fazer higiene pessoal, mostrar simpatia. Falar que a aparência não influi é ignorância. Influi decisivamente no modo como os outros nos veem e, no caso de um profissional, isso pesa ainda mais.

Conteúdo e divulgação

É importante que como profissionais desenvolvamos conteúdos relacionados aos nossos objetivos e atividades, nos tornando conhecidos. Logo, é fundamental divulgarmos nossos conhecimentos em redes sociais, em blogs e sites, em comentários, em artigos, na comunicação verbal cotidiana, seja no trabalho, em casa, na rua. Fazer propaganda de si mesmo sem ser pedante ou inconveniente — eis o conselho.

Procure conviver com outros profissionais do mesmo ramo, participar de grupos afins na web, conectar-se através da internet para que os outros conheçam.

Simbologia

O ser humano vive atrelado à simbologia. Nossas vidas são uma constante transposição de imagens e de comparações. Construa sua marca pessoal através de uma identidade visual adequada. Procure associar sua imagem a coisas positivas e agradáveis se deseja realmente ter sucesso.

Já está investindo em Personal Brand? Já criou sua marca pessoal? Não se esqueça de deixe o seu comentário no post!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T11:59:58+00:00 28 de março de 2016|Carreira, Sucesso Profissional|