Renda extra: como ganhar dinheiro sendo estudante

A falta de dinheiro é uma realidade de boa parte dos estudantes brasileiros. Sem um diploma para ingressar no mercado de trabalho e com pouca experiência profissional para buscar vagas de trabalho tradicionais, esses jovens precisam buscar alternativas criativas para ganhar uma renda extra.

Além dos estágios, existem diversas oportunidades para quem quer aproveitar os anos da graduação para ter qualidade de vida, ganhar independência financeira e até pagar a própria faculdade.

A universidade traz a oportunidade de desenvolver um espírito empreendedor e ampliar a visão sobre o mercado de trabalho, antes que esses estudantes possam seguir em uma carreira. Se você quer aprender como ganhar dinheiro ainda como estudante, não pode perder as nossas dicas!

Revender produtos

Uma das opções mais simples, e lucrativas, para ganhar uma renda extra durante a graduação é a revenda de produtos. Esse tipo de negócio traz muitas possibilidades como venda de roupas, acessórios, produtos de beleza, alimentos e eletrônicos.

Além de preços mais acessíveis, principalmente em compras por atacado, o estudante pode seguir o modelo de vendas tradicional, no qual apresenta o produto diretamente ao cliente. Ou então, pode utilizar uma plataforma online, um e-commerce ou sites de compra e venda, como Enjoei, Ebay, OLX e Mercado Livre.

Apostar na carreira freelancer

A carreira freelancer é uma excelente opção para quem deseja ganhar dinheiro, mas ainda não possui um diploma.

Conhecimentos em programação, informática, edição de imagens e vídeos e uma boa escrita são algumas das habilidades que podem garantir uma vaga em uma empresa ou a criação do próprio nome no mercado.

O marketing de conteúdo é uma área mais promissora para quem deseja investir nessa carreira. Gerenciamentos de mídias sociais, alimentação de blogs e sites, criação de e-books, design e vídeos são apenas algumas dessas possibilidades.

Inscrever-se em programas de estágios

Uma forma de aliar o conhecimento da graduação com a prática no mercado de trabalho é por meio dos programas de estágio.

Além de uma remuneração, experiência profissional e diferencial no currículo, esses trabalhos permitem que o estudante não prejudique os seus estudos, já que duram apenas meio período.

Para encontrar as melhores oportunidades, o estudante deve começar verificando se a sua universidade oferece estágios. Se não, procure buscar informações em sites como o Linkedin e agências de emprego e empresas especializadas, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Esses espaços trazem as melhores vagas e informações sobre processos de admissão em todas as áreas.

Oferecer serviços de tutorias

Habilidades e conhecimento em determinadas disciplinas podem render uma grana extra, por meio das tutorias. Além de auxiliar os próprios colegas de universidade, os estudantes podem investir em aulas para outros jovens que ainda estão se preparando para o vestibular ou Enem.

Pessoas fluentes em inglês, espanhol ou qualquer outro idioma podem dar aulas particulares para quem não pode investir em um curso de línguas tradicional ou está se preparando para um exame como o TOEFL.

Dentro do próprio ambiente acadêmico, é possível auxiliar na preparação de calouros para avaliações. Já estudantes bons em escrita e revisão de textos, podem corrigir monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Além do dinheiro, esse trabalho pode aprofundar o conhecimento e enriquecer o currículo profissional do estudante no futuro.

Criar um pequeno negócio

Não são raros os casos de universitários que desenvolvem a sua veia empreendedora antes mesmo de concluir a graduação. A faculdade é um ambiente ideal para investir na criação de um negócio próprio, como venda de doces, sanduíches, acessórios, roupas, prestação de serviços ou qualquer atividade que o estudante se identifique.

Esse espaço possui um público amplo e muito diversificado, o que pode ajudar o empreendedor não apenas a ganhar uma renda extra, mas a entender como funciona o mercado e criar um forte networking.

E assim como na revenda de produtos, o estudante pode apostar em uma plataforma online e redes sociais para mostrar a sua marca e vender os seus produtos de forma segura, sem precisar sequer sair de casa.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-05-04T15:30:11+00:00 10 de maio de 2017|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|