Estratégias para superar o desemprego

Sejamos sinceros: superar o desemprego é difícil – especialmente quando se está nessa situação. A autoconfiança está baixa porque você acabou de ser demitido do seu último emprego.

Embora pareça brutal e pessoal, ser dispensado é o processo que as empresas usam para:

  • Redimensionar a equipe
  • Liberar as pessoas que não se encaixam na cultura da empresa
  • Trocar quem proporciona menos resultado por um profissional melhor

Então, quais são as melhores estratégias para superar o desemprego? O primeiro e mais óbvio é evitar ser demitido. Mas se você está desempregado, o que vamos falar agora pode soar como um tapa na cara.

Quanto mais você souber como as coisas funcionam, melhores serão suas estratégias para não ser demitido no futuro. Eis algumas coisas que você deve ter em mente quando a empresa mantém determinados funcionários:

Habilidades críticas

Se não houver alguma qualificação ou habilidade que o diferencia da pessoa que trabalha ao seu lado, você está em risco. Obtenha o treinamento que você precisa em sua área ou profissão. Quanto mais especializada for sua habilidade, melhor.

Alto desempenho

Seja o que for que você faça – gerar receita ou economizar dinheiro da empresa – tornará você melhor do que qualquer outro. Quando estiver procurando um emprego, lembre-se de destacar esses resultados em seu currículo ou carta de apresentação. Dê ao empregador motivos para querer falar com você!

Bom relacionamento interpessoal

Você não tem que bater-papo para se dar bem com as outras pessoas. Seja a pessoa que todo mundo quer em sua equipe ou seja uma referência por causa de suas contribuições. Estenda essa mesma filosofia com suas redes de contato externas – recrutadores, círculos sociais e profissionais. Dica: as pessoas ajudam quem elas gostam.

Agora que você sabe como as empresas escolhem quem manter, use as estratégias acima a seu favor!

Outras estratégias para superar o desemprego

  1. Escolha bem as empresas que você quer trabalhar. Não aceite qualquer trabalho – escolha empresas com uma cultura organizacional que você se identifica.
  2. No processo de entrevista, você está sendo um participante ativo? Lembre-se que você está avaliando-os tanto quanto eles estão avaliando você.
  3. Comece a busca a partir de sua rede de relacionamentos. É sempre bom conhecer quem abre portas para trabalhos. Se você depender somente de serviços on-line para encontrar sua próxima colocação, estará limitando suas oportunidades de encontrar o trabalho perfeito.
  4. Deixe todos os seus amigos e familiares saberem que você está procurando emprego e que tipo de trabalho que você quer. A maioria das pessoas não sabe o que você faz, então cabe a você informá-los. Conte a eles sobre suas especializações e resultados porque as pessoas não lhe perguntarão isso para não parecerem desinformadas.

Para resumir, a melhor maneira de superar o desemprego é fazer a empresa nunca querer dispensá-lo e quando estiver procurando uma novo trabalho mostre que eles precisam muito de você.

Fonte: www.elephantsatwork.com – Traduzido e adaptado por Professores do Sucesso

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

Se por um lado as redes sociais são ótimas formas de se divertir, elas também são peças-chave para um marketing digital de qualidade. Não à toa, cada vez mais empresas marcam presença nas principais redes sociais de modo a conseguir mais clientes. Mas você sabe que mesmo sendo um profissional liberal você também pode se aproveitar o uso dessas redes?

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-05-16T18:48:52+00:00 17 de maio de 2017|Sucesso Profissional|