Entenda a Teoria Moderna do Portfólio e invista de forma inteligente

54102-entenda-a-teoria-moderna-do-portfolio-e-invista-de-forma-inteligente

O mercado financeiro é composto por muitas máximas, mas uma delas está sempre presente na cabeça dos investidores: não coloque todos os ovos na mesma cesta. Sua essência parte do princípio de que para aumentar os ganhos é preciso minimizar os riscos.

Essa regra básica não tem origem na sabedoria popular, mas na Teoria Moderna do Portfólio, criada pelo economista norte-americano Harry Markowitz, na década de 1950. Embora tenha sido elaborada há mais de 60 anos, essa teoria continua servindo como uma bússola para direcionar diversos tipos de investimentos.

A origem da Teoria Moderna do Portfólio

Harry Markowitz criou a Teoria Moderna do Portfólio em um contexto muito diferente do atual. Mas seus princípios são tão válidos nos dias de hoje, que ele foi reconhecido com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, em 1990.

O conceito nasceu no mercado financeiro, especificamente para analisar o potencial de risco e retorno das carteiras de investimentos dos clientes.

Essa análise era feita de forma individual, sempre buscando os ativos que poderiam ser mais rentáveis isoladamente. Chegou-se à conclusão de que os investimentos mais rentáveis eram também aqueles em que se corria mais risco. E Markowitz cunhou o termo risco-retorno, capaz de prever — usando modelos matemáticos e estatísticos — investimentos mais equilibrados e diversificados.

Especificidades da bolsa de valores

Quem decide investir na bolsa de valores sabe que esse mercado merece cuidado e atenção.Algumas dicas ajudam a entrar nesse caminho com um pouco mais de cautela, mas risco é algo presente nesse mercado.

A questão é saber dosar quanto de risco se está disposto a correr e qual é o momento ideal para corrê-lo. Quando Markowitz pensou a Teoria Moderna do Portfólio, considerou as especificidades da bolsa de valores e seus contextos.

Se alguém vende um ativo de uma empresa, provavelmente vai comprar outro papel mais à frente. Por isso, a teoria estuda as probabilidades relacionadas ao risco e à rentabilidade de cada instituição. O foco da teoria é conseguir preparar investidores para tomar decisões acertadas por meio de uma carteira de investimentos diversificada.

É possível comprar papéis mais ou menos rentáveis, de negócios diferentes. É o caso da área de mineração, industrial têxtil ou do agronegócio. Assim, se uma determinada área está em crise — como aconteceu com o segmento de petróleo e gás — o investidor tem outras possibilidades. Nessas horas, é possível olhar ativos de outras áreas.

A teoria que avalia o risco

Muita gente pensa que o mercado financeiro é aquela loucura de cinema, a famosa “terra de ninguém”. Mas essa é uma área muito profissionalizada, que favorece quem tem mais informação e técnica. Na verdade, é uma terra com muitos donos!

A Teoria Moderna do Portfólio possibilita viver nesse terreno com mais eficiência, afinal investimento não é coisa para amadores. A teoria não evita o risco, pois esse faz parte do processo de investir. Ela oferece elementos para avaliar o risco e lidar com ele.

A diferença é que a teoria fornecerá subsídios para o investidor lidar com esses riscos. Os cálculos feitos por meio dela serão capazes de mostrar a melhor composição para sua carteira de investimentos no momento.

É como se fosse uma refeição: quanto mais colorida, com alimentos de diversos grupos e valores nutricionais, melhor. Se você mantém uma dieta rica apenas em carboidratos, há risco do seu organismo sentir falta de outros elementos.

Por isso, é importante se alimentar um pouquinho de cada item. Assim devem ser seus investimentos: variados, diversificados e coloridos.

É possível diversificar os investimentos em qualquer mercado

Aqueles que não trabalham com a bolsa de valores, saibam que a Teoria Moderna do Portfólio pode ser aplicada em outros mercados.

Como a base dessa teoria é a diversificação dos investimentos, ela pode ser adaptada para a área de imóveis, por exemplo. Isso ocorre na medida em que os números orientam sobre que investimentos têm mais chances de renderem mais.

De repente, o mercado para imóveis menores está com uma aceitação maior do que imóveis de três quartos. Isso pode ser em função do crescimento de casais sem filhos e de pessoas morando sozinhas. Ou, talvez, investir em salas comerciais para aluguel esteja com uma rentabilidade menor, mas com menos risco na transação.

A teoria também pode ser aplicada à área de startups, pois há muitos investidores de olho em empresas de base tecnológica para investimentos. Há muitas startups sendo criadas e já consolidadas no mercado. Se a ideia é apostar nesse tipo de investimento, é importante conhecer muito bem todas as peculiaridades da área.

Outra característica dessas empresas é a variação dos investimentos. É possível começar como investidor-anjo ou prever aportes mais expressivos de acordo com sua disponibilidade financeira e tolerância para riscos.

Outra maneira de usar a Teoria Moderna do Portfólio para investir de forma inteligente é aproveitando sua base para apostar em fundos de investimento. Eles podem ser divididos em várias categorias e contar com investidores com diferentes origens e perfis.

Uma forma de aplicar a teoria é justamente diversificar essas categorias e mercados na hora de fazer seus investimentos. Busque fundos de diferentes origens, mercados, com níveis de risco e retorno diferentes. Procure fundos diferentes como a área da saúde, tecnologia, entretenimento, educação ou outras com as quais você queira trabalhar.

Como se viu, há muitas formas de usar o conhecimento produzido em meados do século XX para melhorar os seus investimentos atuais. Hoje, não há barreiras para aproveitar todo tipo de informação, e os investidores já descobriram como se beneficiar disso.

Ter um novo olhar sobre formas de investimento diferentes é um bom começo. Esse processo pode começar com a quebra de antigos paradigmas e ser incentivado com ações mais ousadas. Não é um processo que acontece da noite para o dia, mas vale a tentativa.

A Teoria Moderna do Portfólio é mais um exemplo de conhecimento capaz de transpor as barreiras do tempo e do espaço.

Você se considera pronto para diversificar a sua carteira de investimentos? Então, confira algumas dicas para investir na bolsa de valores e alcance mais rapidamente a sua independência financeira!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA
By | 2017-01-29T18:11:19+00:00 23 de janeiro de 2017|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|