Entenda a importância do planejamento financeiro pessoal em período de crise

Entenda a importância do planejamento financeiro pessoal em período de crise

Planejamento financeiro pessoal: essa expressão é o melhor caminho para enfrentar com tranquilidade este momento de incerteza quanto aos rumos econômicos do país. Organizar suas contas, ter conhecimento de como investir e economizar são passos importantes para enfrentar a crise.

O cenário mostra inflação anual de dois dígitos. O dólar estacionou acima dos R$3 e, em determinados momentos, alcança os R$4. O nível de endividamento das famílias está em 61,6% — quatro pontos percentuais a mais quando em comparação com janeiro de 2015.

Esses dados reforçam a necessidade de organizar suas contas. A previsão de especialistas é que a economia não deve crescer em 2016. Um boletim encomendado pelo Banco Central aponta que o PIB (Produto Interno Bruto) deve ser negativo, de 3,6%.

Sem previsão de ânimo na economia, o melhor caminho é se prevenir. Por isso, veja como planejamento financeiro pessoal pode te ajudar em período de crise:

Ajuda a identificar seus problemas financeiros

Se você não sabe onde gasta seu dinheiro e quanto sobra do seu salário no final do mês, dificilmente terá condições de enfrentar uma crise econômica, que entrega inflação e perda do poder aquisitivo. O planejamento financeiro é essencial para que você possa identificar seus problemas e ajeitar sua vida de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Traça um objetivo financeiro sem gastos supérfluos

Depois de identificar seus problemas, você pode começar a pensar em planejar suas contas. Em época de crise, é sempre importante conduzir seus gastos dentro de um orçamento definido a cada mês. Se você identificou que gasta muito com restaurantes, por exemplo, talvez seja o caso de se impor um limite nessa categoria. Em vez de sair para jantar quatro vezes por mês, defina um limite de duas, por exemplo.

Faça isso com todos os seus gastos que não fazem parte das despesas fixas. Elimine ao máximo os supérfluos, afinal,  este é um momento de economizar, e não de gastar.

Te prepara para o futuro incerto

Quando um país enfrenta um momento de incerteza econômica, a melhor saída é se preparar sempre para o pior. Afinal, a crise pode se alastrar e atingir qualquer segmento da economia. Por isso, o planejamento financeiro deve ser aproveitado para você escolher, por exemplo, uma aplicação para o dinheiro economizado dos supérfluos.

Definidos seus gastos, limites e contas fixas, sabendo quanto sobra no final do mês, procure uma consultoria financeira para escolher a melhor aplicação. Vários bancos oferecem esse serviço nas próprias agências ou por meios digitais. Essa aplicação mensal vai te dar segurança para situações emergenciais, sem comprometer seu planejamento mensal.

Mantém contas em dia e evita dívidas

Ninguém gosta de pagar contas. Muito menos pagar contas em atraso, com juros. Se você tem um planejamento bem feito, terá noção de quando as contas vencem. Assim, você não correrá o risco de atrasar o pagamento de nenhuma conta.

Outro ponto importante do planejamento é evitar que você faça dívidas, como entrar no cheque especial ou usar o rotativo do cartão de crédito. Com as contas controladas e pagas em dia e com a definição do quanto você pode gastar, não haverá surpresa no final do mês. O ponto chave aqui é disciplina. Passar da teoria para a prática é o que faz a diferença.

Ajuda a ultrapassar com mais segurança o momento de inflação

Quem faz compra em supermercado sabe que os preços aumentam mais do que o salário. E nem sempre eles esperam o mês para subir de valor. Então, ter uma reserva de emergência para essas situações, no momento em que a conta no supermercado ultrapassa o que você tinha planejado, faz com que não haja comprometimento das suas contas.

Entendeu por que é importante construir um planejamento financeiro pessoal? Deixe seus comentários!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T11:59:44+00:00 18 de abril de 2016|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|