Como usar o dinheiro de maneira equilibrada?

50919-como-usar-o-dinheiro-de-maneira-equilibrada

Administrar o dinheiro é uma tarefa que exige bastante cuidado. Para quem deseja ter equilíbrio financeiro, ser capaz de pagar todas suas despesas e ainda ter uma qualidade de vida melhor, com lazer e tempo de descanso, cuidar das finanças é essencial.

Pode parecer difícil, afinal se fosse fácil não teria tanta gente endividada. Mas tendo os cuidados necessários, é possível manter as contas em equilíbrio e conseguir conquistar os sonhos e a tranquilidade de uma vida sem dívidas. Confira algumas dicas para alcançar esse objetivo!

Identifique seus gastos fixos

Para começar a retomar as rédeas da sua vida financeira, comece identificando seus gastos fixos. São aqueles dos quais você não pode fugir. São exemplos:

  • Contas de água, energia, telefone e internet.
  • Parcelas de financiamentos e empréstimos.
  • Mensalidades de colégios.

Além desses, você também vai precisar calcular algumas despesas que são variáveis, mas são obrigatórias, como custos com combustível, alimentação (compras em supermercado), despesas com transporte etc.

Dentro desses custos, é possível analisar opções de economia para gastar menos, mas, de toda forma, você terá que reservar uma quantia para eles todo mês.

Ao identificar seus gastos fixos, você saberá o mínimo que precisa ganhar por mês para pagá-los. Essa informação é importante porque consome uma parcela considerável do seu salário e você precisa trabalhar em cima de outra: seus gastos variáveis, como compras esporádicas ou cartões de crédito.

Trace objetivos e planeje-se para alcançá-los

Uma coisa é certa: você só vai conseguir manter seu equilíbrio financeiro e ter uma reserva de dinheiro para alcançar seus objetivos se defini-los previamente e trabalhar para alcançá-los. Caso contrário, todo dinheiro que sobrar ao final do mês, vai ser usado em alguma outra coisa, porque o foco não estará nos seus objetivos.

É muito importante estabelecer o que você deseja alcançar e quanto precisa reservar mensalmente para obter isso. Pode levar algum tempo, quando se tratar de objetivos mais caros, mas o esforço vai valer a pena!

Invista parte do seu dinheiro

Uma boa forma de se forçar a poupar mensalmente uma parcela dos seus ganhos é fazendo um investimento financeiro assim que seu salário cai na conta. Além da poupança, há outras modalidades de investimentos tão seguros quanto e que têm um rendimento mais atrativo. Investir beneficia seus planos, à medida que você:

  • Deixa o dinheiro separado, longe da tentação de ser gasto.
  • Cobre as perdas de inflação.
  • Acrescenta um ganho residual com os rendimentos do investimento.

Ajuste sua vida financeira ao seu real padrão de vida

Muitas pessoas pecam em desejar ter muitas coisas que estão além do seu padrão de vida atual. É compreensível, afinal, quem não quer ter os melhores produtos e serviços ao seu alcance? Mas é preciso se adequar à realidade.

Ter coisas é diferente de ter uma boa qualidade de vida. Primeiro, é preciso conquistar equilíbrio financeiro e isso pode significar abrir mão de produtos caros e roupas de marca por algum tempo, mas é um investimento para o futuro!

Portanto, foque primeiro em quitar possíveis dívidas como empréstimos, cheque especial e cartão de crédito, depois procure investir uma parte do seu dinheiro mensal e conquiste, aos poucos, os objetivos que deseja sem ter dores de cabeça e preocupações com endividamento.

Aprenda sobre gerenciamento financeiro

Aprender constantemente é uma forma de entender o impacto das suas finanças na sua qualidade de vida. Você pode estudar sobre planejamento financeiro pessoal, investimentos na bolsa e administração financeira, por exemplo. Isso vai dar uma nova visão a respeito das suas economias!

Ter equilíbrio financeiro é uma realidade que está ao seu alcance, basta se organizar para isso! Se quiser saber mais, baixe nosso e-book sobre planejamento financeiro pessoal e aprenda a manter suas finanças sob controle!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PROSPERIDADE FINANCEIRA NA PRÁTICA

O guia "Prosperidade Financeira na Prática" vai ajudar você a se livrar das dívidas, ajustar o orçamento e conquistar prosperidade financeira.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T13:36:22+00:00 2 de janeiro de 2017|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|