Como deve ser o seu perfil no LinkedIn?

Como deve ser o seu perfil no LinkedIn?

Todo profissional que busca desenvolvimento de carreira deve investir em um bom networking. Se relacionar com uma rede de profissionais pode ser decisivo para encontrar novas oportunidades de negócio.

O LinkedIn é, hoje, a principal vitrine para os profissionais. Ele substituiu o currículo e pode ser muito útil para quem está sempre atento às oportunidades, sendo muito utilizado por recrutadores. Essa rede social reúne milhares de usuários de diferentes setores — inclusive profissionais liberais — e é uma ótima forma de estabelecer conexões profissionais, divulgar seu trabalho e manter-se atualizado sobre o mercado.

No entanto, para se destacar na rede é necessário dedicação. O primeiro passo é criar uma página relevante. Acompanhe o artigo abaixo e veja como preencher seu perfil no LinkedIn para atrair novos parceiros e ganhar mais destaque!

Escolha uma foto adequada

Muitos usuários erram ao escolher fotos informais para o perfil no LinkedIn. O ideal é que a foto seja o mais profissional possível: ela é seu cartão de visita para novos contatos e deve transmitir suas qualidades profissionais. Outra dica é optar por fotos de rosto ao invés de imagens com corpo inteiro, pois um perfil com uma foto de rosto tem mais chances de ser visto.

Fique atento na hora de preencher seu perfil no Linkedin

Para criar um perfil relevante, é fundamental preencher seus dados corretamente e da forma mais completa possível. Todos os itens são essenciais, pois fazem com que sua página na rede social fique mais detalhada e, logo, mais interessante.

Muitas pessoas inserem apenas as experiências profissionais e deixam de lado o resumo do currículo ou as principais habilidades. Preencher esses itens pode ser um grande diferencial de seu perfil no LinkedIn. Eles agregam informações relevantes e deixam seu perfil mais atraente.

No resumo, você deve se apresentar de forma sucinta e falar sobre seus interesses e realizações profissionais. Já na seção de habilidades, você deve inserir competências específicas de sua área de atuação, como, por exemplo, engenharia de dados ou análise estatística.

O título é outra parte importante de seu perfil no LinkedIn e desempenha um papel fundamental para que você seja encontrado nas buscas. Portanto, dedique-se a elaborar um título atraente e objetivo, que expresse com clareza sua função.

Por fim, não se esqueça de preencher, e atualizar sempre que necessário, seus dados de contato, incluindo e-mail e telefone.

Crie uma URL customizada

É possível — e recomendável — criar um endereço customizado do seu perfil no LinkedIn. Aproveite esse recurso e deixe sua URL mais simples para ser visualizada e compartilhada no seu e-mail ou currículo. Você pode incluir seu nome ou algo que remeta a sua profissão. Para editar a URL, basta acessar o painel de edição e alterar o endereço.

Peça recomendações

O LinkedIn oferece um espaço reservado para você receber recomendações de seus empregadores anteriores e colegas de trabalho. Essas recomendações ficam visíveis para todos os usuários que acessarem sua página na rede, e são um bom indicativo de sua qualidade profissional.

Assim, se você já trabalhou com alguém que está no LinkedIn, é interessante solicitar uma recomendação a essa pessoa.

Ter um perfil no LinkedIn é uma ótima forma de conseguir visibilidade e encontrar novas oportunidades de negócio. Muitas pessoas acreditam que essa rede social é útil apenas para as pessoas que estão procurando recolocação profissional, no entanto, ela também contribui — e muito — para a carreira do profissional liberal. Um perfil bem elaborado e com boas recomendações agrega credibilidade a seu trabalho.

Você já sabe como preencher seu LinkedIn corretamente? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo!

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Neste e-book você terá acesso às melhores práticas para se planejar financeiramente. Do controle de contas a aprender como entender e controlar as despesas fixas e variáveis, passando por como definir prioridades e identificar gastos supérfluos, que podem comprometer o orçamento.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T11:59:58+00:00 30 de março de 2016|Carreira, Sucesso Profissional|
  • Ana Clara Benazzato

    Excelentes dicas. Muito obrigada. Vou procurar melhorar minha página no LinkedIn, seguindo suas instruções.