Cinco razões para empreendedores irem a um encontro de Startups

Cico razões para empreendedores irem a um encontro de Startups

Cico razões para empreendedores irem a um encontro de Startups

Há poucos dias tive minha primeira experiência com esse ambiente onde empreendedores de negócios de base tecnológica se reúnem para fazer contatos e compartilhar aprendizado. Fui ao Meeting up do circuito Startup e gostei bastante, pois encontrei um lugar revigorante, que te estimula a montar sua empresa na medida em que concentra gente que pensa negócios e tem desejo forte de vencer.

E me surpreendeu também, uma vez que achei que iria encontrar um espaço de exibicionismo e pessoas atrás de dinheiro fácil,  comum em feiras de franquia ou em eventos de empresa com base em marketing de rede. Mas não tinha nada disso! Ao contrário, haviam muitas pessoas dispostas a trabalhar duro, que apresentavam projetos já em andamento, uns pequenos, outros já em escala mundial e até aqueles com fins não somente lucrativos, que me deixaram encantado e que apresentarei a vocês em posts futuros.

Só para situar, esse tipo evento está se tornando popular no Brasil e compreende as melhores práticas de facilitação e aproximação entre empreendedores, prestadores de serviço e investidores, incluindo palestras e rodízios sistemáticos que forçam todos a falarem com todos. Foi copiado dos realizados no Vale do Silício, na Califórnia, sede de várias startups que se tornaram negócios gigantescos.

Foram tantas as atrações que listei cinco razões para convidar você, que busca novas oportunidades de negócios,  a participar de um meeting up.

 

1 – Conhecer empreendedores e novos negócios

Essa á a mais óbvia razão e representa o objetivo do encontro em si. Havia vários empresários. Alguns famosos: Claudio Nasajon estava lá, por exemplo, outros de grandes empresas, mas também vários pequenos empresários que têm boas chances de se tornarem grandes no futuro. Destaco estas https://www.houseinrio.com.br/ , http://www.riomaisbarato.com.br/ e http://www.escoladeempreendedorismo.com.br/ para exemplificar.

 

2 – Compartilhar oportunidades

Conheça fundadores de negócios correlacionados ao seu, suas histórias e objetivos. Troque oportunidades de negócios e compartilhamento de esforços de marketing e de projetos para ganho mútuo.

 

3 – Um clima de tolerância com o erro

Acertar é errar duas vezes. Errar ou acertar pode ser questão de perspectiva. E esse ponto me encantou muito nesse ambiente, altamente tolerável com o erro. Tem muito mais valor errar do que perder uma chance. Ter atitude para vencer é preciso, não ter medo de julgamentos também. Até porque esse tipo o evento te convida a tentar, ainda que seja só por tentar, e buscar aprendizado.

Ouvi lá em mais de uma oportunidade, uma importante lição para todos nós:  “nunca desperdice uma única oportunidade sequer e esteja preparado para todas elas”, mesmo que o caso seja o de apresentar o seu negócio em um minuto. Foi ótimo sentir essa aura de “o seu melhor momento é hoje, é agora, jamais vai ser outro amanhã”.

 

4 – Compartilhar experiências

Qualquer que seja seu projeto ou fase, desde a elaboração da ideia até a sua descontinuidade por falência, todos querem saber o que você faz e como faz. Todos querem aprender com suas experiências e saber como isso pode agregar valor, livre de preconceitos.

 

5 – Aprender sobre negócios

Você precisa de muita pesquisa para começar um negócio. Lá é uma oportunidade ótima para isso. O evento se mostra um verdadeiro curso objetivo e prático de como montar seu negócio. Nas pautas das conversas há sempre a questão da manutenção do foco no núcleo do negócio. Frases exemplo que se ouve a todo tempo e se deve ser capaz de responder com clareza são “qual problema seu negócio pretende resolver? Quais são seus objetivos? Como você está trabalhando para atingir seus objetivos? O que ele faz que seus concorrentes não? Timing do negócio? Tempo de incubação. Testar o negócio em pequenos mercados para depois dar escalabilidade”, por exemplo.

 

Circuito Startup

Circuito Startup

Vá preparado e leve muitos cartões. Serão muitos os contatos com prestadores de serviços, investidores e empresários. Curta o clima do lugar. Essa energia empreendedora  faz sempre bem para o espírito, às vezes desanimado de buscar os sonhos. E se todo eventual contato tem chance de modificar as coisas na sua vida, mesmo uma conversa de rua, nada se mostra com tamanha força para fazer isso quanto esses encontros. Lá a probabilidade de você mudar alguma coisa na sua vida, com certeza para melhor, é muito grande. Vale a pena conhecer.

Chamado à ação: Leia o artigo sobre a Bel Pesce, uma empeendedora do vale do silício. Se cadastre em circuito startup e veja a lista de eventos para a sua cidade.

Obrigado pela leitura e até o próximo encontro.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

MAIS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

Se por um lado as redes sociais são ótimas formas de se divertir, elas também são peças-chave para um marketing digital de qualidade. Não à toa, cada vez mais empresas marcam presença nas principais redes sociais de modo a conseguir mais clientes. Mas você sabe que mesmo sendo um profissional liberal você também pode se aproveitar o uso dessas redes?

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T12:04:57+00:00 26 de setembro de 2013|Empreendedorismo|