As 10 chaves para o sucesso financeiro de Robert Kiyosaki

As 10 chaves para o sucesso financeiro de Robert Kiyosaki

Independência financeira é uma dos maiores desejos que todos nós temos, e isso é por um bom motivo. Você jamais espera que existirá uma crise financeira, levando embora toda sua riqueza e fontes de receitas. Como resultado, educar-se sobre a importância da liberdade financeira, bem como o significado para conquistar esse bem essencial.

Robert Kiyosaki, um empreendedor e investidor com apenas a oitava série, é um dos mais importantes ativistas e comunicadores de finanças pessoais vivendo hoje. Seu livro “Pai Rico, Pai Pobre” é graduado como um dos melhores livros de finanças pessoais de todos os tempos, e nos detalhes de várias formas para conquistar a liberdade financeira.

Veja a lista com as 10 chaves para a liberdade financeira de Robert Kiyosaki:

1) Aceite toda a responsabilidade

Todas as escolhas que você faz tem suas próprias consequências, algumas que poderão causar danos à sua riqueza de forma irreversível. Assim, você deve aceitar completamente a responsabilidade em assegurar seu futuro financeiro. Compreenda que toda decisão e escolha que você faz hoje irá impactar em sua vida amanhã. Por isso, é essencial que você avalie todas as suas decisões financeiras, compras e gastos de acordo com seus objetivos financeiros de longo prazo.

2) Controle seus gastos

Nós vivemos em um mundo consumista onde somos compelidos a comprar continuamente. Seus hábitos de compra são umas das principais razões de por que você não será capaz de assegurar seu futuro financeiro facilmente. Controle cada gasto seu e pense duas vezes antes de fazer uma compra. Será complicado fazer isso no primeiro momento, ainda mais se você é propenso ao gasto incontrolável, mas uma vez que você aprende a gerenciar suas despesas, mover-se em direção a conquistar sua liberdade financeira será como muito fácil.

3) Ter um orçamento é crucial

Criar um orçamento e viver dentro de suas limitações é crucial conquistar a liberdade financeira em sua vida. Um orçamento vai te dar a informação de que precisa gerenciar suas receitas e controlar suas despesas. Logo, um orçamento da a você um senso de responsabilidade. Se você quer assegurar suas finanças pessoais, então o orçamento irá prover a você as ferramentas para assegura-la.

4) Pague a si mesmo primeiro

Uma das fundamentais chaves para conquistar a liberdade financeira é trabalhar para si mesmo, ao invés de trabalhar para um banco ou empresa de cartão de crédito. Aprenda a pagar a si mesmo primeiro antes de pagar qualquer outra pessoa. Ao fazer isso você conquista duas coisas: você se torna mais rico e você para de ficar pobre.

5) Jamais tenha uma dívida

Dívida é uma das principais causas de insegurança financeira na vida de muitas pessoas. Isso começa a te consumir por dentro, faz com que você deixe de perseguir seus sonhos, esperanças e metas de vida. A dívida priva você de um futuro feliz. Ser livre de dívidas deveria ser uma de suas imprescindíveis metas de vida, e você deveria se comprometer completamente consigo mesmo a permanecer desta forma.

Estar livre de dívidas deve ser sua paixão se você quer atingir a liberdade financeira.

6) Estabeleça um fundo para emergências

Um fundo para emergências é um colchão de dinheiro que irá manter suas despesas básicas por ao menos 3 meses. Ele também pode ser útil quando você precisa cobrir algum tipo de despesa inesperada da vida como algum reparo, despesas médicas e outras emergências. Ter um fundo para emergências é essencial para garantir que você não irá recorrer a dívidas quando essas situações aparecerem. Garantir que suas despesas básicas estão garantidas também irá lhe trazer mais “paz de espírito”.

Uma das melhores formas de criar um colchão de dinheiro é abrir uma nova conta bancária e começar a poupar para seu fundo de emergência.

7) Jamais pare de aprender

Educar-se financeiramente com regularidade deve ser uma de suas prioridades máximas.

Hoje existem incontáveis fontes para atualizar seu conhecimento sobre a indústria financeira e como ela funciona. Assuma responsabilidade total por sua vida financeira ao comprometer-se completamente com ela. Ao invés de ler todos os tópicos de uma única vez, você pode começar aprendendo um assunto por vez. Por exemplo, você pode ler sobre orçamentos familiares se isso é o que lhe interessa. Bem como, existem inúmeros outras questões financeiras que você pode aprender gradativamente, e assim aumentar sua literatura financeira.

8) Tenha metas claras e concisas

Se você não possui nenhuma meta financeira clara definida, então será muito difícil andar em direção a assegurar sua liberdade financeira. Se você quer criar um grande negócio, caminhe em direção a isso abrindo sua própria empresa. Como alternativa, se você quer ser um investidor, aprenda a pegar as oportunidade certas e agarre-as imediatamente quando estiverem disponíveis. Somente quando você tiver suas metas financeiras claras em sua mente você será capaz de reconhecer seu verdadeiro potencial.

Ter metas e andar em direção a elas também irá motiva-lo a viver a vida que você sempre sonhou.

9) Marketing Multi Nível (MMN)

O baixo custo inicial de começar em uma empresa de marketing multi nível é outra grande vantagem que você tem. É muito difícil começar um grande negócio sem grandes investimentos e tempo. Uma empresa de marketing multi nível lhe dá o tempo que você precisa para construir suas habilidades de negócio e para fazer a transição de um empregado de baixo escalão para uma pessoa de negócio muito bem remunerada. Por isso, marketing multi nível é uma das formas perfeitas para assegurar sua liberdade financeira. Elas fornecem a você uma receita residual, assim você faz dinheiro enquanto você dorme ou viaja.

Nota do Autor: tenha certeza de que você confia nos produtos da empresa e que ela é legítima e certificada.

10) Simplifique sua vida

A vida tem se tornado cada vez mais complexa ao passar dos dias. Correr atrás de dinheiro e suas metas financeiras irá te distrair das cosias que são muito importantes na vida. Como resultado, você começará a perder sua motivação e perder-se na escuridão. Por isso, é muito essencial que você simplifique sua vida o libertar sua mente de toda a bagunça.

A chave para a liberdade financeira é muito simples: converta suas receitas regulares em receitas passivas ou dividendos passivos. Com isso em mente, é muito fácil atingir as metas que você deseja sem abrir mão das coisas que você guarda perto de seu coração.

“Antes que você possa transformar sua carteira de pobre para rica, você precisa transformar seu espírito de pobre para rico.” – Robert Kiyosaki

Antes de me despedir, quer compartilhar com você alguns artigos que escrevi sobre como construir sua riqueza e conquistar a independência financeira:

Grande Abraço,

André Cruz

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T12:04:38+00:00 16 de dezembro de 2013|Educação Financeira, Sucesso Financeiro|
  • Ilma Soares Vieira

    Muito bons comentários. eu não sabia que havia professores de sucesso.
    eu conheço professores de escola pública que se matam de trabalhar feito escravos o dia inteiro e não tem tempo de viver a vida,não tem tempo para amar. Elas ganham mais do que eu. Trabalham de mais, vão terminar a velhice do magistério público cansadas, velhice precoce e doença mental. Fruto da ganância. São ansiosas e colecionam empréstimos em folha de pagamento. Isso é que é se vender por dinheiro.Ganham 4.000, pedem emprestado o dobro e ficam devendo mais do que ganham. Elas não aceitam. Moral da estória: quem trabalha muito , não tem tempo de pensar em ganhar dinheiro. A mente alienada e cansada da labuta, não pensa.