5 problemas causados por uma gestão ruim de tempo

5 problemas causados por uma gestão ruim de tempo

Na atualidade, tempo é um dos recursos mais valiosos no mundo corporativo. Por isso, ele precisa ser aproveitado ao máximo. Isso não significa que, para ser um bom gestor, o profissional precisa estar sempre ocupado, mas sim saber como gerenciar bem as suas atividades ao longo do dia. Uma gestão ruim de tempo acarreta uma série de problemas, que podem atrapalhar – e muito – a sua carreira e o seu trabalho com equipes. Acompanhe a leitura e perceba como realizar as tarefas do dia a dia com mais eficiência e menos stress.

Atrasos constantes

Além de ser muito deselegante com outras pessoas que trabalham com você, a falta de pontualidade compromete os prazos estipulados para os trabalhos e coloca à prova a credibilidade do profissional. Os atrasos podem acontecer por diversos motivos, como o excesso de tarefas pegas ou a centralização de demandas, mas isso não muda o fato de que esta postura afeta negativamente os relacionamentos de uma maneira geral.
É importante ser pontual e, se possível, deixar uma brecha entre um compromisso e outro para lidar com imprevistos. Afinal, eles sempre acontecem!

Adiamento de tarefas

O hábito de deixar tudo para a última hora não tem nada de positivo. Se você sabe o que deve ser feito, faça antes que isso se torne uma urgência, pois outras urgências podem acontecer e você não dará conta de atender todas elas no prazo. Procrastinar é arriscado, gera stress e prejudica o desempenho.
É claro que algumas tarefas são realmente tediosas, mas se você não resolvê-las logo, elas podem ficar cada vez mais complicadas com o passar do tempo.

Falta de foco

Pensar sobre várias coisas ao mesmo tempo pode te atrapalhar a solucionar cada uma delas ou então enxergar qual tarefa precisa ser priorizada naquele momento. Falta de foco, dificuldade de atenção e indecisão deixam qualquer gestor estacionado, sem saber o que fazer primeiro. Procure priorizar as tarefas por critérios de prazo ou de importância, definindo metas claras e as estratégias que irá utilizar para conquistá-las. Trace um plano de ação e faça acontecer!

Baixa de energia

Quando você não gerencia bem o tempo, é natural que se sinta cansado e com pouca motivação. Ficar correndo de lá para cá sem resolver efetivamente os problemas gasta energia e gera frustração. É neste cenário que nasce o stress, afetando sua saúde física e mental, e a impaciência, atrapalhando as relações.

Centralização

Um gestar que não sabe distribuir tarefas não é um bom gestor. Primeiramente, porque está tirando a oportunidade de sua equipe se aperfeiçoar e depois porque ao assumir todas as tarefas para si é bem provável que não vai dar conta de entregar todas elas no prazo certo e com qualidade.
Sempre há trabalhos a serem delegados, tenha certeza disso.

Como você pôde ver, uma gestão ruim de tempo acarreta diversos problemas. Agora é hora de ver o outro lado da história. Concentre-se em desenvolver suas habilidades de gestão e confira os maiores benefícios desta mudança de postura para sua vida.

BAIXE NOSSO EBOOK GRÁTIS

ADICIONE 3 HORAS LIVRES AO SEU DIA

Descubra as três atividades simples para colocar em prática ainda hoje e fazer seu dia render muito mais.

BAIXE O EBOOK AGORA

By | 2017-01-02T12:00:10+00:00 13 de janeiro de 2016|Produtividade|